Qual o tecido conjuntivo que está relacionado com a sustentação do corpo?

Perguntado por: Bruno Artur Marques Guerreiro Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)

Tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo que se destaca por ser o principal componente dos ossos do nosso esqueleto. Esse tecido está, portanto, relacionado com a sustentação do corpo, além da proteção dos órgãos e da locomoção.

Quais tecidos conjuntivos relacionados com a sustentação do corpo?

Os tecidos de sustentação dividem-se em vários grupos dentre eles os principais são: Tecido conjuntivo, adiposo, cartilaginoso e ósseo. O tecido conjuntivo têm como principal função o preenchimento de espaços e ligação de outros tecidos e órgãos.

Qual tecido responsável pela sustentação do corpo?

O tecido conjuntivo possui as funções de sustentação, preenchimento e o transporte de substâncias; suas fibras são formadas por dois tipos de proteínas: colágeno e elastina.

Quais são os tipos de tecido conjuntivo?

Os tecidos conjuntivos podem ser:
  • Tecido sanguíneo.
  • Tecido ósseo.
  • Tecido cartilaginoso.
  • Tecido adiposo.
  • Tecido conjuntivo propriamente dito.

O que o tecido conjuntivo faz no corpo?

A principal função do tecido conjuntivo é de unir tecidos, servindo de sustentação e preenchimento para o corpo. As diferenças em sua matriz extracelular nos tecidos conjuntivos especializados faz com que seja capaz de absorver impactos, resistir à tração ou ter elasticidade.

Tecido Conjuntivo - Histologia - Aula | Biologia com Samuel Cunha

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características do tecido conjuntivo?

O tecido conjuntivo, de modo geral, apresenta três componentes básicos: células, fibras e substância fundamental. As células desse tecido são variadas e podem pertencer a dois grupos principais: células residentes e células transientes.

Qual é o tecido que armazena gordura?

O tecido adiposo é caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que armazenam muita gordura.

Quais são os tipos de tecidos conjuntivos é de que elementos eles são formados?

As células do tecido conjuntivo são as seguintes: fibroblastos, fibrócitos, plasmócitos, mastócitos, macrófagos, leucócitos e células adiposas. A seguir estão descritas as características fundamentais de cada célula citada. Os fibroblastos são as células jovens, em plena atividade produtiva.

Quais os tipos de tecido conjuntivo denso?

Com base no arranjo das fibras, existem dois subtipos de tecido conjuntivo denso: o denso modelado e o denso não modelado. O tecido conjuntivo denso modelado tem as fibras de colágeno (colagénio) alinhadas paralelamente umas às outras.

O que é um tecido de sustentação?

As plantas apresentam tecidos de sustentação que são responsáveis por conferir maior resistência e sustentação às suas partes, contribuindo, assim, para a sua adaptação ao meio terrestre. Existem dois tecidos vegetais que apresentam a função de sustentação: o colênquima e o esclerênquima.

Quais são os tipos de tecido?

Os tecidos podem ser definidos como agrupamentos de células que apresentam formas e funções semelhantes. Podemos classificar os tecidos humanos em quatro tipos fundamentais: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular.

Quais são os 4 tipos de tecidos do corpo humano?

O ser humano é composto por vários tecidos diferentes que apresentam funções importantes para a nossa sobrevivência. No nosso corpo são encontradas cerca de 100 trilhões de células e estas estão agrupadas em quatro tipos básicos de tecido, conhecidos como: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Onde podemos encontrar o tecido cartilaginoso no corpo humano?

É encontrada na orelha externa e interna, epiglote, cartilagem cuneiforme da laringe.

Faz parte dos tecidos conjuntivos exceto?

Fazem parte dos tecidos conjuntivos, exceto: a) tecido ósseo b) tecido muscular c) tecido adiposo d) tecido cartilaginoso e) tecido sanguíneo.

O que caracteriza o tecido conjuntivo denso e como ele pode ser classificado?

O tecido conjuntivo denso é a parte do tecido conjuntivo caracterizado pela abundância de fibras colágenas, o que lhe dá grande resistência. A disposição dessas fibras é a característica primordial para a classificá-lo como fibroso ou tendinoso. Fazendo assim parte do tecido conjuntivo propriamente dito.

Quais as características do tecido conjuntivo denso modelado?

O tecido conjuntivo denso modelado é o principal componente de tendões e ligamentos. Nele, o colágeno está disposto em feixes paralelos entre si e alinhados aos fibroblastos.

O que é tecido conjuntivo denso irregular?

Tipo de tecido conjuntivo menos flexível e mais resistente às trações. Este apresenta menos células do que no tecido conjuntivo frouxo, dentre as quais se sobressaem os fibroblastos, e nele há predomínio de fibras colágenas sobre os outros componentes. Pode ser: modelado (regular) ou não modelado (irregular).

São apenas tipos de tecido conjuntivo?

Tecido Conjuntivo
  • Substância Amorfa: formada principalmente por água, polissacarídeos e proteínas. ...
  • Fibras: de natureza proteica, distribuem-se conforme o tecido, destacando-se:
  • Tecido Conjuntivo Frouxo.
  • Tecido Conjuntivo Denso.
  • Tecido Conjuntivo Sanguíneo (Reticular)
  • Tecido Conjuntivo Adiposo.

Como estão classificados os tecidos conjuntivos propriamente ditos?

O tecido conjuntivo propriamente dito pode ser dividido em tecido conjuntivo frouxo e tecido conjuntivo denso: ... O tecido conjuntivo denso oferece resistência e proteção aos tecidos, é menos flexível que o tecido conjuntivo frouxo e mais resistente às tensões.

Como funciona o armazenamento de gordura no corpo?

O acúmulo de gordura em nosso corpo é feito a partir do excesso de alimentos e do gasto de energia. Todas às vezes que gastamos menos energia e ingerimos mais alimentos que o necessário para manutenção das funções orgânicas, existe o acúmulo do excedente alimentar em forma de gordura.

Quais os dois tipos de tecido adiposo?

2) Sabemos que existem dois tipos de tecido adiposo: o unilocular e multilocular.

Para que serve a hipoderme?

A hipoderme confere à pele proteção mecânica (amortecedor de traumas), termogênese (isolante térmico), armazenamento de energia (depósito de calorias) e função endócrina (conversão periférica de hormônios sexuais). Estão presentes nesta camada, além de adipócitos, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos.

São características morfológicas do tecido conjuntivo propriamente dito?

Os dois principais tipos de tecido conjuntivo propriamente dito são o frouxo (ou areolar) e o denso. O tecido conjuntivo frouxo possui a maior variedade de células e fibras. É um tecido altamente celularizado, com fibras mais delicadas e alta flexibilidade.

Quais os tipos de cartilagem e onde são encontradas?

Existem três tipos de cartilagem, são elas: a cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a cartilagem fibrosa. A cartilagem hialina é encontrada em nossa traqueia, brônquios, pontas de nossos ossos. É esse tipo de cartilagem que forma os embriões dos vertebrados, como já vimos no segundo parágrafo.

Em qual alternativa abaixo podemos encontrar tecido cartilaginoso?

Alternativa “a”. A cartilagem hialina é uma cartilagem firme e flexível que constitui o nosso primeiro esqueleto. O tecido cartilaginoso é encontrado em várias partes do nosso corpo, tais como orelha, nariz, traqueia e regiões articulares.

Artigo anterior
Quais as danças mais populares?
Artigo seguinte
O que é uma cidade Alfa Beta e Gama?