Qual o sistema de vinculação do juiz na perícia?

Perguntado por: Júlia Eva Carneiro  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (22 avaliações)

479. O juiz apreciará a prova pericial de acordo com o disposto no art. 371, indicando na sentença os motivos que o levaram a considerar ou a deixar de considerar as conclusões do laudo, levando em conta o método utilizado pelo perito.

Qual é o sistema de vinculação do juiz na perícia?

Cabe ressaltar que, quanto à vinculação do Magistrado à conclusão da perícia técnica, o STJ possui jurisprudência firme e consolidada de que, com base no livre convencimento motivado, pode o juiz ir contra o laudo pericial, se houver nos autos outras provas em sentido contrário que deem sustentação à sua decisão.

Quando o juiz marca a perícia?

Nos processos em que a discussão envolve alguma enfermidade ou algum acidente, é esperado que o Juiz determine a realização de uma Perícia Médica.

É correto afirmar que o juiz ficará vinculado a conclusão do laudo pericial não podendo contrariá lo?

De acordo com o artigo 436 do Código de Processo Civil, o Juiz não fica vinculado ao laudo pericial, podendo formar a sua convicção a partir de outros elementos ou fatos provados no processo.

Qual é a ação designada no Código de Processo Civil como exame pericial?

A prova pericial é regulamentada pelos arts. 464/480 do CPC e consiste no meio de prova destinado a solucionar uma controvérsia técnica no processo. A sua denominação faz referência direta a quem produz a prova, que é o perito.

Prova pericial: Hipóteses em que se realiza segunda perícia e vinculação do juiz ao laudo pericial

35 questões relacionadas encontradas

Quais são as formas de perícia de acordo com o Código de Processo Civil?

De acordo com o novo CPC para perícias, há 3 tipos de perícias: exame, vistoria e avaliação. A prova pericial pode recair em pessoas físicas ou bens, sendo necessário ser analisada por um especialista.

Quais artigos do CPC tratam da prova pericial?

Regulada do art. 464 ao art. 480 do Novo CPC, a prova pericial consiste na prova produzida por especialista a pedido das partes ou do juízo. E deve observar, então, os requisitos e formalidades analisados a seguir.

Por que o juiz não ficará adstrito ao laudo pericial podendo rejeitá lo no todo ou em parte?

O juiz não está vinculado ao laudo

Adotamos o liberatório com fundamentação por influência do sistema da livre convicção motivada, que foi o método adotado para a avaliação das provas. Fundamentação da decisão: A decisão que aceitar ou rejeitar o laudo, no todo ou em parte, deverá ser fundamentada (artigo 155).

Quando realizada perícia o juiz se vincula as conclusões do laudo perícia?

Quando realizada perícia, o juiz se vincula às conclusões do laudo pericial. II. As testemunhas não podem ouvir umas os depoimentos das outras. III.

Qual o papel do juiz no julgamento do laudo pericial?

13.105/2015 (BRASIL, 2015, Art. 479), cabe ao juiz apreciar “a prova pericial de acordo com o disposto no art. 371, indicando na sentença os motivos que o levaram a considerar ou a deixar de considerar as conclusões do laudo, levando em conta o método utilizado pelo perito”.

Quem marca a perícia judicial?

A perícia feita no INSS é realizada por um médico da clínica geral ou de outras especialidades. A perícia médica judicial é feita por um médico especializado nomeado pelo juiz para determinado processo.

Como saber se a perícia judicial foi aprovada?

Para saber o resultado da perícia médica pelo telefone, basta ligar para a Central 135.

Quantos dias demora para receber o pagamento após a perícia judicial?

O prazo de quinze dias corre em paralelo para advogado e assistente.

Como se dá o poder decisório do juiz quanto o aceite da perícia realizada?

471). Essa escolha poderá ser feita através de requerimento das partes, se plenamente capazes, e desde que a causa admita autocomposição. No mesmo momento em que as partes, de comum acordo, escolhem o perito, deverão indicar seus assistentes técnicos e apresentar quesitos.

Qual a natureza jurídica da prova pericial?

Podemos definir e dizer que a prova pericial consiste em um exame elabora por pessoa, via de regra profissional, possuidor de formação e conhecimento sobre a área em discussão, tratando de um juízo de valoração científico, artístico, contábil, avaliatório ou técnico, exercido por especialista, que tem o propósito de ...

Quando o juiz não indeferir a perícia?

420 do Código de Processo Civil, quando, nos termos da lei: “I – a prova do fato não depender do conhecimento especial de técnico; II – for desnecessária em vista de outras provas produzidas; III – a verificação for impraticável.”

Pode o magistrado julgar contrariamente às conclusões periciais?

Ao final da realização da perícia, culmina-se na elaboração de um laudo, que concatena tudo o que foi observado pelos peritos. Entretanto, o cerne da pesquisa, pauta-se na apreciação de laudo pericial, ou seja, se o magistrado pode julgar contrariamente ás conclusões periciais.

Em que circunstâncias o juiz não está adstrito às conclusões do laudo pericial?

ART. 479 , DO CPC/2015 (art. 436, DO CPC/1973) O juiz não está adstrito ao laudo pericial podendo, inclusive, caso seja seu convencimento, pronunciar -se de forma totalmente contrária, em confronto com as demais provas dos autos. Trata-se de valoração da prova, com base na situação fática.

O que significa homologação de laudo pericial?

O laudo pericial homologado respondeu de forma clara e objetiva a todos os questionamentos formulados pelas partes. 2. Por ser o destinatário direto, cabe ao juiz valorar as provas produzidas para que possa assim formar seu convencimento.

Quais são os crimes que deixam vestígios?

Os crimes denominados não transeuntes ou de fato permanente são aqueles que deixam vestígios materiais, tais como o homicídio, as lesões corporais, os crimes contra a honra praticados por escrito, etc. Nos crimes não transeuntes, a falta de exame de corpo de delito acarreta a nulidade da ação penal. Art. 564.

Quando o crime deixa vestígios?

158. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado. Há entendimento de que o artigo citado contraria o princípio da liberdade probatória e do livre convencimento do juiz, dificultando a busca da verdade real.

Qual é a vinculação do juiz em relação ao laudo de insanidade mental?

Art. 149. Quando houver dúvida sobre a integridade mental do acusado, o juiz ordenará, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, do defensor, do curador, do ascendente, descendente, irmão ou cônjuge do acusado, seja este submetido a exame médico-legal.

O que significa o artigo 371?

O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação de seu convencimento.

Quais são as responsabilidades do perito segundo o artigo 158 do CPC?

O perito tem o dever de cumprir o ofício no prazo que lhe designar o juiz, empregando toda sua diligência, podendo escusar-se do encargo alegando motivo legítimo.

Quais são as prerrogativas do perito constantes no art 429 do CPC?

Lembramos que a regra do CPC, art. 429, é de que pode o perito, e não, de que deve o perito solicitar documentos, logo, não é uma obrigação, e sim, uma faculdade ou permissão a ser livremente utilizada para situações dirigidas pelo Juiz, ou necessárias ao convencimento científico do perito.

Artigo anterior
Qual é o pássaro que mais canta no mundo?
Artigo seguinte
O que acontece se eu formatar o ps3?