Qual o significado do artigo 211?

Perguntado por: Denis Martinho Teixeira  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (30 avaliações)

O dispositivo legal art. 211 prevê: Destruir, subtrair ou ocultar cadáver ou parte dele: Pena: Reclusão, de um a três anos, e multa.

Qual é a pena para ocultação de cadáver?

Prevê o artigo 211 do Código Penal : Destruir, subtrair ou ocultar cadáver ou parte dele: Pena - reclusão, de um a três anos, e multa.

O que é crime de vilipêndio a cadáver?

O vilipêndio é ato de fazer com que alguém se sinta humilhado, menosprezado ou ofendido, através de palavras, gestos ou ações... Objetos também podem ser vilipendiados, quando são tratados com desdém ou desrespeito.

Quais são as diferenças entre os crimes previstos nos arts 211 e 212 do CP?

211, trata-se do crime de Destruição, subtração ou ocultação de cadáver, e no art. 212, Vilipêndio a cadáver.

Quando o crime de apropriação indébita e cometido por tutor ou curador contra seu pupilo ou curatelado temos uma causa de aumento de pena do tipo penal?

Aumenta-se a pena em 1/3 (um terço) se o crime é cometido: I – por tutor, curador, síndico, liquidatário, inventariante, testamenteiro ou depositário judicial; ou. II – por aquele que se apropriou em razão de ofício ou de profissão.

Art 211 - A Organização em regime de colaboração.

42 questões relacionadas encontradas

Qual o tipo de ação penal no crime de apropriação indébita?

A apropriação indébita é processada mediante ação penal pública incondicionada.

Em que momento se consuma o crime de apropriação indébita?

Apropriação indébita consumação:

168 do CP se consuma no momento em que o autor passa a se comportar como se dono fosse, ou seja, quando inverte seu ânimo em relação à coisa alheia móvel. A consumação pode se dar por ação, na hipótese de o autor dispor do bem, ou por omissão, quando o autor se nega a restituí-lo.

O que significa vilipêndio na Bíblia?

Vilipendiar é o mesmo que desprezar ou tratar com desdém. Exemplos de vilipêndio de objeto de culto: pegar uma bíblia e rasgar ou desfazer o que o senso comum chama de "macumba". É vilipêndio, pois despreza o objeto, desdenha dele.

O que é crime contra a organização do trabalho?

Trata-se de um crime em que o sujeito obsta, priva, impede que seja obedecida a lei relativa à nacionalização do trabalho. Deve ser por meio de fraude ou violência física. A objetividade neste caso, é o dolo, a intenção de praticar os delitos descritos no artigo em questão.

Qual a pena para associação criminosa?

288 do Código Penal, com redação dada pela Lei 12.850/2013, tipifica o crime de associação criminosa da seguinte forma: “associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes - pena: reclusão de 1 a 3 anos”.

O que acontece se difamar uma pessoa morta?

Assim o Anteprojeto do Código Penal, no artigo 139, fala em ofensa à honra ou memória de pessoa morta, com pena de três meses a um ano, dispondo, no parágrafo único, que se a ofensa consistir em calúnia, a prisão será de seis meses a dois anos.

É crime postar fotos de pessoas mortas?

A ação teve grande repercussão. Diversos sites na internet publicaram matérias tratando do tema e alertando os internautas que fotografar ou filmar vítimas de acidentes é crime. Contudo, o que precisa ser esclarecido é se a ação de registrar e compartilhar fotos e vídeos de pessoas mortas é, de fato, crime.

O que é um crime impossível?

O Código Penal, em seu artigo 17, descreve a figura do crime impossível, que é a impossibilidade de conclusão do ato ilícito, ou seja, a pessoa utiliza meio ineficaz ou volta-se contra objetos impróprios, o que torna impossível a consumação do crime.

Quantos anos de cadeia por homicídio?

O texto aprovado também inclui algumas qualificadoras ao crime de homicídio, que passa a ter pena de 12 a 30 anos.

Qual é a pena para homicídio culposo?

§ 3º Se o homicídio é culposo: (Vide Lei nº 4.611, de 1965) Pena – detenção, de um a três anos. § 5º Na hipótese de homicídio culposo, o juiz po- derá deixar de aplicar a pena, se as conseqüências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária.

Quais crimes contra a organização do trabalho?

Art. 202. - Invadir ou ocupar estabelecimento industrial, comercial ou agrícola, com o intuito de impedir ou embaraçar o curso normal do trabalho, ou com o mesmo fim danificar o estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor: Pena - reclusão, de um a três anos, e multa.

Quais são os crimes trabalhistas?

O trabalho degradante ou em situação degradante, o trabalho em condições perigosas e insalubres, o trabalho em condição análoga à de escravo, o trabalho contínuo em horas extras e o não cumprimento das leis trabalhistas (lesão a interesses individuais e coletivos dos trabalhadores) são todos crimes contra a organização ...

De quem é a competência para processar e julgar os crimes contra a organização do trabalho?

De acordo com o art. 109 inciso IV de nossa Constituição Federal, aos juízes federais compete processar e julgar os crimes contra a organização do trabalho (os crimes contra a organização do trabalho são aqueles previstos nos artigos 197 a 207 do Código Penal).

Qual palavra pode substituir vilipendiado?

9 sinônimos de vilipendiar para 2 sentidos da palavra vilipendiar: 1 desdenhar, subestimar. 2 desacreditar, descasar, desprezar, envilecer, menoscabar, menosprezar, rebaixar.

O que significa Emascula?

Significado de emascular

Causar a perda da virilidade; deixar de possuir virilidade. [Por Extensão] Deixar de possuir os órgãos responsáveis pela reprodução; privar (alguém) desses órgãos; castrar-se. Não demonstrar nem possuir masculinidade; afeminar-se.

O que é crime religioso?

Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou funçãoreligiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiarpublicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena — detenção, de um mês a um ano, ou multa.

Em que momento se consuma o delito de apropriação indébita previdenciária nas quatro modalidades?

Ressalte-se que referido delito se consuma no momento em que se finda o prazo convencional ou legal para o repasse ou recolhimento das contribuições devidas ou do pagamento dos benefícios devidos a segurados, quando mencionadas quantias já tiverem sido reembolsadas às empresas pela Previdência.

Como provar a apropriação indébita?

A materialidade e a autoria do crime de apropriação indébita e estelionato encontram-se devidamente comprovados por meio do auto de reconhecimento de pessoa, dos documentos acostados pela lesada, além da prova oral.

Qual o pressuposto para o crime de apropriação indébita?

Para a configuração do crime de apropriação indébita, é fundamental que o dolo do agente surja depois de ele ter a posse ou detenção sobre a coisa alheia móvel.

Quais são os crimes de ação penal pública incondicionada?

No processo penal temos algumas espécies de ação penal, são elas: ação penal pública incondicionada à representação.
...
Isso ocorre nos casos de crimes de ação penal pública incondicionada, considerados graves como, por exemplo:
  • Homicídio;
  • violência doméstica;
  • estupro;
  • roubo;
  • furto;
  • estelionato;
  • entre outros.

Artigo anterior
Quanto de cevada tem na cerveja?
Artigo seguinte
Qual é a principal religião do mundo?