Qual o significado de interpostas?

Perguntado por: Débora Catarina de Guerreiro  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 5/5 (25 avaliações)

1. Pôr de permeio; pôr entre. 2. [Figurado] Fazer intervir.

O que é interpostas?

1. Posto entre. 2. [Figurado] Que serviu de intermediário.

O que é interposto jurídico?

Emprega-se o termo “interpor”, na linguagem jurídica, para referir-se aos recursos com ideia de um ato processual que se coloca entre um ato recorrido e os atos subsequentes. O verbo funciona com transitivo direto (sem preposição) ou verbo principal da locução verbal na voz passiva. ... Cada parte interporá o recurso.

O que é o recurso interposto?

[ Jurídico, Jurisprudência ] Pedido de revisão de uma decisão judicial junto de uma instância superior.

O que significa interposição de?

substantivo feminino Ação ou efeito de interpor, de colocar algo entre duas outras coisas ou pessoas: interposição de ideias, de camas.

Interposto - You Dicionário - Dicionário da Língua Portuguesa - You Dicionário - Dicionário da

45 questões relacionadas encontradas

Quando interpor recurso?

A interposição de recursos deve ser em petição direcionada ao juiz ou órgão decisório com a indicação do erro, obscuridade, contradição ou omissão. O prazo para interpor é de 5 dias úteis.

O que quer dizer juntada de petição de interposição de recurso?

A juntada de petição é o ato de anexar aos autos uma peça processual na qual uma das partes emite um pedido ao juiz (a petição), fazendo com que essa solicitação fique registrada no processo.

Quem julga recurso interposto?

Quem julga o recurso de apelação? Embora o artigo 1.010 aponte que a apelação é direcionada ao juízo ad quo, ou seja, o juízo de primeira instância, onde o processo se encontra no momento da apelação, quem o julga é o juízo da instância superior.

O que é recurso administrativo interposto?

Recurso Administrativo. Petição dirigida à autoridade administrativa visando à modificação de qualquer ato administrativo prejudicial a quem recorre. O recurso, de maneira geral, é uma forma de impugnação de uma decisão, seja ela uma decisão judicial ou administrativa.

E interpor recurso?

INTERPOR: Usado comumente em nosso sistema legislativo ao se referir aos Recursos, todavia, é utilizado mais usualmente quando apreciados no Juízo Ad quem, como na Apelação. Ex: "O Ministério Público interpôs recurso no Tribunal de Justiça contra a decisão que condenou o réu a três anos de detenção".

O que é a transnacionalização?

Intimamente relacionado com a globalização, a Transnacionalidade vem a ser um fenômeno onde as relações humanas, quer sejam sociais, políticas, culturais, religiosas ou comercias estão ligadas a um transpasse estatal, ou seja, aqui que vem a transpor as barreiras ou limites territoriais geográficos impostos por Estados ...

O que significa a palavra impetrado?

[ Direito ] Requerer ou solicitar uma providência judicial (ex.: o advogado já impetrou o recurso; impetrar o habeas corpus).

O que o recorrente?

É aquele que interpõe recurso, judicial ou administrativo, para impugnar uma decisão proferida. É a pessoa que recorre de uma sentença judicial ou de uma decisão administrativa que lhe foi desfavorável.

Qual o efeito do recurso administrativo?

Assim, ordinariamente o recurso administrativo tem efeito apenas devolutivo, mas havendo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação, tanto a autoridade recorrida como a imediatamente superior, que apreciará o recurso, tem o poder de dar efeito suspensivo ao recurso.

Como se faz um recurso administrativo?

Como fazer um Recurso Administrativo?
  1. endereçamento: identificação quem é a autoridade a quem devemos nos dirigir para analisar e julgar seu Recurso Administrativo.
  2. qualificação: dados para identificação do recorrente, como nome completo, CPF, RG, endereço, telefone e e-mail para contato;

Qual o prazo para julgamento de recurso administrativo?

TRF2: recurso administrativo deve ser julgado em 30 dias

Quando lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias, contados a partir do requerimento ao órgão competente.

Quem julga que julga a Contrarrazoes?

Depois de juntados o recurso de apelação, as contrarrazões e a possível resposta às contrarrazões, deverá o juiz remeter os autos ao Tribunal competente. ... Recebidos os autos no Tribunal competente, tem-se o sorteio do relator. 7. Se for o caso de decisão monocrática, o relator julgará, sozinho, o recurso de apelação.

Quanto tempo leva para julgar uma apelação?

O recurso de Apelação tem prazo processual de 15 dias úteis, a partir da publicação da sentença. O prazo de Apelação, assim como a maioria dos recursos cíveis, é regulada art. 1003, §5º do CPC, dispositivo geral sobre prazos processuais dos recursos disponíveis no CPC.

Quem julga o agravo em execução penal?

Tratando-se de decisão proferida por Juiz da Execução Penal, o recurso será conhecido e julgado pelo Tribunal de Justiça. Já para decisões proferidas por Juiz de primeira instância da Justiça Federal, o recurso será conhecido e julgado pelo Tribunal Regional Federal.

Quanto tempo leva para o juiz analisar uma juntada de petição?

Pode levar meses até uma decisão do juiz. Como uma processo pode ter várias petições depende. Pode levar meses até uma decisão do juiz.

O que quer dizer recebido os autos?

Indica que a unidade recebeu o processo, que estava em outro órgão ou setor: outro tribunal, Ministério Público, setor de distribuição, setor de contadoria ou, ainda, em posse de um advogado.

O que acontece depois da juntada de petição de contestação?

Após a juntada de uma petição, o processo é encaminhado para o juiz analisá-la, geralmente. Dessa forma, provavelmente, o próximo andamento processual será o da conclusão.

O que acontece se interpor o recurso errado?

Em sede recursal, a fungibilidade consiste na possibilidade do julgador aproveitar um recurso interposto de forma equivocada pelo recurso adequado, ou seja, a substituição de um recurso por outro para evitar a sua inadmissibilidade.

Quais são as regras para interposição de recurso?

Art. 996. O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, como parte ou como fiscal da ordem jurídica. Assim, são legítimas a recorrer as partes que participaram da relação jurídica, e que, de alguma forma foram vencidas pela decisão a ser impugnada.

O que é prazo para interposição de recurso?

A interposição de recursos tem características próprias em cada uma das etapas do certame. No que diz respeito aos prazos, a regra é que eles já vêm preestabelecidos no edital de abertura. Na primeira fase, os recursos geralmente são interpostos em até 48h após a divulgação do gabarito preliminar.

Artigo anterior
Preço do embolso por metro quadrado?
Artigo seguinte
Significado da palavra fulguras no dicionario?