Qual o significado da lógica e sua origem?

Perguntado por: Catarina Isabel Ferreira Matos  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (55 avaliações)

O que é Lógica:
Lógica é um substantivo feminino com origem no termo grego logiké, relacionado com o logos, razão, palavra ou discurso, que significa a ciência do raciocínio.

Qual é a origem da palavra lógica?

A história da Lógica tem início com o filósofo grego ARISTÓTELES (384 - 322a. ... Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido). Seus escritos foram reunidos na obra denominada Organon ou Instrumento da Ciência.

Qual o sentido da lógica?

Significado de Lógica

substantivo feminino Modo de raciocinar coerente que expressa uma relação de causa e consequência; raciocínio, método: falta lógica nesta obra. [Figurado] Maneira particular de raciocinar: a lógica dos sentimentos. [Por Extensão] Maneira coerente através da qual os fatos ou situações se encadeiam.

O que é lógica exemplos?

Trata-se de um tipo de operação discursiva do pensamento que consiste em encadear premissas para deles extrair uma conclusão (veja Introdução à Lógica e Argumento). Por premissa ou proposição entendemos a afirmação ou a negação da identidade de dois conceitos ou termos. Exemplo: Todo homem é mortal.

Quais são os tipos de lógica que existem?

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
...
Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma:
  • Dedução corresponde a determinar a conclusão. ...
  • Indução é determinar a regra.

O que é Lógica? - Brasil Escola

33 questões relacionadas encontradas

Quais os diferentes tipos de lógica e a lógica formal?

A lógica silogística aristotélica tradicional e a lógica simbólica moderna são exemplos de lógicas formais. Lógica informal é o estudo da argumentação em língua natural. O estudo de falácias é um ramo particularmente importante da lógica informal. Os Diálogos de Platão são bons exemplos de lógica informal.

Quais as três partes da lógica formal defina cada uma?

A lógica formal ou menor compreende três partes, que tratam da apreensão e do termo, do juízo e da proposição, e do raciocínio e da argumentação.

O que é lógica Não-proposicional?

Lógicas não clássicas (e às vezes lógicas alternativas) são os sistemas formais que diferem de maneira significativa dos sistemas lógicos padrão, como a lógica proposicional e predicado. ... O objetivo dessas partidas é torná-lo possível construir diferentes modelos de consequência lógica e verdade lógica.

Quais são os três princípios da lógica?

Para um raciocínio ser lógico é necessário atender a três princípios: princípio da identidade, princípio do terceiro excluído e o princípio da não contradição.

O que é lógica Braylin?

Quando Aristóteles definiu o ser humano como o animal dotado da palavra (logos), ele quis dizer que somente nós conseguimos realizar um processo de abstração do mundo físico por meio da linguagem. ... Porém, para que funcione adequadamente, a linguagem também necessita de regras.

O que é lógica como ela se relaciona com a ciência?

Lógica é uma palavra que define a ciência do raciocínio. Outro conceito de lógica é “o estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto”. Essa ciência abrange vários conceitos, dentre eles a argumentação, a matemática e a informática.

O que é a lógica formal?

Neste artigo, a lógica formal é definida como a ciência das leis do pensamento e a arte de aplicá-los corretamente na procura e demonstração da verdade. ... Trata-se de uma introdução simples e didática à lógica formal, para aqueles que desejam ter uma primeira abordagem com o tema.

O que é lógica Segundo Sócrates?

O exemplo clássico que resume o funcionamento da dedução na lógica aristotélica diz o seguinte: “Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. ... “A lógica aristotélica baseia-se no pressuposto de que a razão humana é capaz de deduzir conclusões a partir de afirmações ou negações anteriores.

O que é lógica de acordo com a filosofia?

A palavra lógica pode denotar tanto um conjunto de regras racionais para a obtenção de um conhecimento quanto a área da filosofia que estuda a validade formal das proposições linguísticas e matemáticas. ... Desde que existe racionalidade, a lógica existe. Quem a descobriu foi Aristóteles.

Porque Aristóteles criou a lógica?

A lógica aristotélica tem como objetivo estudar a relação do pensamento com a verdade. Podemos defini-la como uma ferramenta para analisar se os argumentos utilizados nas premissas levam a uma conclusão coerente. Aristóteles resumiu suas conclusões sobre a lógica no livro Organum (instrumento).

Como também era conhecida a lógica?

“Lógica medieval” (também conhecida como lógica escolástica) é a lógica aristotélica desenvolvida na era medieval no período de 1200-1600 d.C. Esta tradição foi fundamentada através de textos como o Tractatus do Pedro da Espanha (século XIII), cuja verdadeira identidade é desconhecida.

Quais são os três princípios de Aristóteles?

Aristóteles mostra os princípios para sustentar a realidade com três argumentos: O princípio de identidade, da não contradição e do terceiro excluído.

Quais são os princípios básicos da lógica Aristótelica?

Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica são a lei da não-contradição e a lei do terceiro excluído. A lei da não-contradição diz que nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo e a lei do terceiro excluído diz que qualquer afirmação da forma *P ou não-P* é verdadeira.

Quais são os princípios da lógica matemática?

As proposições devem seguir os seguintes princípios: Princípio da identidade: garante que uma proposição é igual a ela mesma. Princípio da não-contradição: uma proposição não pode ser verdadeira e falsa. Princípio do terceiro excluído: uma proposição é verdadeira ou falsa.

Para que serve a lógica proposicional?

A Lógica Proposicional como o próprio nome já diz se baseia em proposições onde uma proposição é uma sentença declarativa, ou seja, é uma sentença que declara um fato podendo este ser verdeiro ou falso.

Quais são os tipos de lógica não formal?

Lógica informal ou lógica não-formal é o estudo dos argumentos apresentados na linguagem comum, em contraste com as apresentações de argumentos numa linguagem artificial, formal ou técnica (ver lógica formal).

Qual é a diferença entre lógica formal e lógica dialética?

A lógica formal (ou aristotélica), oferece procedimentos que podem ser utilizados em qualquer tipo de raciocínio, não apenas de forças contrárias. ... A lógica dialética, criada por Platão, trabalha com forças contrárias, e depura essas contradições até chegar a uma verdade comum.

Qual a estrutura da lógica formal?

Na lógica formal, também chamada de lógica simbólica, há a redução das proposições a conceitos bem definidos. Desse modo, o que é dito não é o mais importante, e sim, sua forma. A forma lógica dos enunciados é trabalhada através da representação (simbólica) das proposições por letras: p, q e r.

Quais os três princípios da argumentação?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Qual é o objeto de estudo da lógica?

De acordo com Aristóteles, a lógica tem como objeto de estudo o pensamento, assim como as leis e regras que o controlam, para que esse pensamento seja correto. Para o filósofo grego, os elementos constituintes da lógica são o conceito, juízo e raciocínio.

Artigo anterior
O que é imposto fiscal?
Artigo seguinte
Quais os tipos de documentos científicos?