Qual o sentido do princípio da não limitação ao tráfego de bens ou pessoas?

Perguntado por: Vitória Loureiro  |  Última atualização: 14. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (1 avaliações)

Segundo Eduardo Sabbag, o princípio da não limitação ao tráfego de pessoas e bens se resume na ideia de que a “intermunicipalidade ou a interestadualidade não poderão ser fatos geradores de quaisquer tributos, sejam federais, estaduais ou municipais”[9].

O que significa o princípio da não limitação ao tráfego de pessoas e bens e a ressalva do pedágio?

Este princípio constitucional tem como objetivo, vedar ao Estado estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvado a cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo poder público. A norma tem como destinatário principal o legislador.

O que é princípio da não limitação?

PRINCÍPIO DA NÃO LIMITAÇÃO AO TRÁFEGO DE BENS E DE PESSOAS

5º, XV, CF), e defende que a intermunicipalidade ou a interestadualidade não podem ser fatos geradores de tributos federais, estaduais ou municipais, de modo a limitar a liberdade de trânsito de bens e pessoas (art.

O que é o princípio da liberdade de tráfego?

7 – Princípio da liberdade de tráfego

O que o princípio da liberdade de tráfego busca é impedir que a carga tributária possa limitar o tráfego interestadual ou intermunicipal, de bens ou pessoas. Este impedimento encontra igualmente respaldo na garantia constitucional de liberdade de locomoção.

É vedado ao Poder Público estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais?

O princípio da liberdade de tráfego está previsto no art. 150, V da Constituição Federal, e proíbe que as entidades políticas estabeleçam limitações ao tráfego de pessoas ou bens, através de tributos interestaduais ou intermunicipais.

Princípios Tributários - Princípio da Não Limitação ao Tráfego de Pessoas e Bens

30 questões relacionadas encontradas

É vedado ao poder público estabelecer limitacoes ao tráfego de pessoas ou bens?

É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo Poder Público.

Quais são as limitações ao poder de tributar?

DAS LIMITAÇÕES AO PODER DE TRIBUTAR

Primordialamente as Limitações ao Poder de Tributar são, em sentido lato, como obstáculos estabelecidos pela própria Constituição Federal, para que o Ente Tributante não exceda o exercício de suas atribuições, impondo, desta forma, ao contribuinte, uma carga onerosa insuportável.

Quais são os dois princípios que devem ser seguidos na formulação de um sistema tributário adequado?

Com o princípio da progressividade, a alíquota aumenta quanto maior for o valor sobre o qual incide, ou seja, pagam mais os que têm mais renda. Já a simplicidade garante aos pagadores entender o que está sendo cobrado e as formas de pagamento.

Qual é o princípio da liberdade?

É o princípio da liberdade o grande delineador das conquistas em prol da autonomia nas escolhas individuais. Ser livre e igual, elementos essenciais à dignificação humana. Não é suficiente o tratamento igualitário entre homem e mulher se não há liberdade de se exercer as suas próprias escolhas, de se autodeterminar.

Quais os principais princípios que regem o Direito Tributário?

Princípios do direito tributário
  • Princípio da legalidade. ...
  • Princípio da isonomia tributária. ...
  • Princípio da irretroatividade. ...
  • Princípio da anterioridade. ...
  • Princípio do não-confisco. ...
  • Princípio da liberdade de tráfego. ...
  • Princípio da capacidade contributiva.

O que é o princípio da legalidade?

O princípio da legalidade no direito brasileiro. No direito positivo brasileiro, o princípio da legalidade foi consagrado desde a Constituição Imperial, de 1824, cujo art. 179, I, já determinava que “nenhum cidadão pode ser obrigado a fazer, ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de Lei”.

Quais são as decorrências do princípio da legalidade?

Uma importante decorrência do princípio da legalidade é a presunção de veracidade da atuação do Estado. Ora, se a administração é vinculada aos comandos da lei em seu estrito cumprimento, não há que se contestarem as condutas estatais.

Quais são as características do direito tributário?

Os princípios do direito tributário são regras importantes que guiam os juízes e advogados no campo do Direito. Entre eles estão: Princípio da Legalidade, Princípio da Isonomia, Princípio da Irretroatividade, Princípio da Anterioridade, Princípio do Não-Confisco e Capacidade Contributiva.

O que é imunidade tributária e exemplos?

Imunidades tributárias excludentes e incisivas

Ou seja, são situações nas quais se reserva a tributação por um tipo de imposto e exclui-se os outros. O art. 153 da Constituição traz um exemplo de imunidade tributária excludente ao tratar da incidência de imposto sobre as operações financeiras sobre o outro.

O que significa o princípio da não discriminação baseada em procedência ou destino?

O último dos princípios tributários federativos, o princípio da não discriminação baseada em procedência ou destino busca impedir uma guerra fiscal entre todos os outros entes federativos, como se pode ver no art.

O que é o princípio da vedação ao confisco?

O Princípio do Não Confisco é a garantia constitucional de que a carga tributária não recaia de maneira esmagadora sobre o contribuinte. Em outras palavras, trata-se da garantia de que a tributação será razoável e de que a Administração não irá utilizar os tributos para violar o direito de propriedade do contribuinte.

Quais os três conceitos de liberdade?

Existem três tipos de liberdade. A primeira é o tipo “ser livre de,” uma liberdade das restrições da sociedade. A segunda é “ser livre para”, uma liberdade para fazer o que queremos fazer. E a terceira é “ser livre para ser”, uma liberdade não apenas para fazer o que queremos, mas para sermos quem temos que ser.

Quais são os limites para a liberdade de expressão?

Os limites da liberdade de expressão são determinados por princípios como o respeito à dignidade humana, a não incitação à violência, a não difamação, o respeito à privacidade, à honra e à imagem das pessoas.

Quais são os dois conceitos da liberdade?

Entre os autores chamados comunitaristas, Taylor (1979, 175-193) reconhece a existência de dois conceitos de liberdade: a liberdade negativa definida exclusivamente em termos de independência do indivíduo em relação à interferência de outros agentes; e a liberdade positiva que vê a efetivação da liberdade, pelo menos ...

O que é o princípio da razoabilidade e proporcionalidade?

Os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade são cânones do Estado de Direito, bem como regras que tolhem toda ação ilimitada do poder do Estado no quadro de juridicidade de cada sistema legítimo de autoridade. A eles não poderia ficar estranho o Direito Constitucional brasileiro.

Qual é o princípio tributário mais importante na ordem constitucional brasileira?

1. O Princípio da legalidade Tributária (Art. 150 I) É com base no Princípio da Legalidade, previsto no artigo 150, inciso I da CF que “é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça.”

Quais são os 5 princípios constitucionais tributários?

Os principais princípios previstos na Constituição Federal e abordados no presente estudo são: o princípio da legalidade, o princípio da anterioridade, o princípio da igualdade, o princípio da capacidade contributiva, o princípio da vedação do confisco e o princípio da irretroatividade tributária.

Quanto às limitações do poder de tributar é correto afirmar?

Sobre as Limitações do Poder de Tributar, é correto afirmar que. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir e cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

O que são as limitações implícitas ao poder de tributar?

É a impossibilidade de exigir, aumentar tributo sem lei que o estabeleça. Quando se fala em exigência do tributo, significa tanto a instituição quanto da tipologia do tributo (princípio da tipicidade). O tributo só pode ser instituído, aumentado, reduzido ou extinto por meio de Lei (Lei Ordinária).

Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar responda?

Efetivamente, as limitações ao poder de tributar devem ser consideradas como um direito individual do contribuinte, na medida em que a tributação nada mais é do que a ingerência do Estado na propriedade que, por previsão expressa, é indiscutivelmente um direito individual (CF, art. 5º, XXII).

Artigo anterior
Qual a melhor cor de tinta para cabelo branco?
Artigo seguinte
Quanto custa um quilo de antepasto de berinjela?