Qual o sentido da conjunção se?
Perguntado por: Leandro Ribeiro de Fonseca | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.6/5 (22 avaliações)
– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal.
Como usar a conjunção se?
a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa. b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Ex: Deixe um recado se você não me encontrar.
Qual é o sentido da palavra se?
Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.
Quais as funções do SE?
Funções do pronome “se” A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.
Que tipo de conjunção E a Palavra se?
Conjunções Integrantes
Introduzem orações subordinadas com função substantiva: que, se.
Conjunção SE
Qual é o certo se ou si?
O termo "se" é, na maioria das vezes, conjunção ou pronome: "Se não ocorrer engarrafamento, irei a Brasília hoje." "Após a sessão, os deputados abraçaram-se." Já o termo "si" é um dos pronomes oblíquos átonos.
Como classificar o pronome se?
Frente a tais elucidações, vale mencionar que o “se”, dessa vez, classifica-se como pronome apassivador, posto que acompanha verbos transitivos diretos (no caso em questão, o verbo alugar) e transitivos diretos e indiretos na formação da voz passiva sintética.
Como classificar a partícula se?
A partícula se pode aparecer na frase como: • Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética (ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa. Vendem-se casas.
Qual é a função do se em não sei se ela vem?
Quando houver verbo pronominal essencial a partícula SE será parte integrante do verbo. O verbo pronominal é aquele que se conjuga, obrigatoriamente, com os pronomes oblíquos. 5 – (UFPR) – Qual é a função do SE em “Não sei se ela vem”? a) conjunção subordinativa condicional.
O que significa a palavra se?
Significado de Sê
substantivo masculino [Popular] Contração de senhor; forma reduzida de senhor: vai lá e chama o sê Zé. Etimologia (origem da palavra sê). Contração de senhor, do latim seniorem.
Onde usar se?
O uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito.
Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular. A oração também não poderá se converter em voz passiva analítica. Exemplo: Necessita-se de bolsas novas.
Onde colocar o pronome se?
Na teoria, todos nós sabemos quais são os pronomes pessoais -- me, te, se, nos, vos, lhe(s), o(s), a(s) e quando usá-los. Eles podem ser usados, na língua padrão, antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise) e no meio do verbo (mesóclise).
Que classificação?
A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.
Qual a função sintática da partícula se?
Partícula expletiva
O se não apresenta nenhuma função sintática, sendo desnecessário para compreender a oração. Ocorre na presença de verbos intransitivos ou que deem noção de movimento ou atitudes do homem em relação ao próprio corpo.
Faz-se ou se faz?
Professor Miguel R.
João, Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto.
Quando o se não é pronome?
Também chamado de Índice de indeterminação do sujeito, é utilizado em frases cujo sujeito é indeterminado, e por muitos gramáticos não é considerado um pronome. Exemplos: Precisa-se de vendedor. Vive-se um dia de cada vez.
Quais as conjunções que existem?
Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
O que é uma conjunção exemplos?
Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.
Quais são as 5 conjunções coordenativas?
- aditivas;
- adversativas (oposição);
- alternativas;
- conclusivas;
- explicativas.
E se cuide ou se cuida?
Expressão geralmente usada para se despedir e que significa "cuide de si mesmo". Exemplo de uso da palavra Se cuida: - Até mais, André! Se cuida!
Qual é o correto de se falar?
Falasse e fala-se são formas conjugadas do verbo falar: Seria melhor se você falasse menos e ouvisse mais. Fala-se muita coisa que não é verdade. Falace é um adjetivo, sinônimo de falaz e enganador.
O que puxa o pronome se?
A partícula “que”, como já se disse, é um fator de atração do pronome átono. Há, entretanto, uma situação em que prevalece a ênclise (pronome depois do verbo) mesmo na presença do “que”. É o caso das interrogações com verbo no infinitivo impessoal (não flexionado). Assim: “Que dizer-lhe depois de tudo aquilo?”.
Qual atrai o pronome se?
4) Pronomes indefinidos (alguém, quem, algum, qualquer, cada qual, pouco, vários) atraem o pronome para junto de si. Quem te disse isso? Alguém me contou. 5) Pronomes demonstrativos (isso, aquilo, aquele, aquela, esta, este, esse, essa) pedem o uso de próclise.
Qual a diferença de se pra ser?
«Sê» é a forma do verbo "ser" conjugado no modo imperativo afirmativo na segunda pessoa do singular, «sê tu». Sabendo que o modo imperativo exprime uma ordem, pedido, etc. Exemplo: Maria, sê mais responsável em casa; João, sê melhor nesta prova.
Qual o custo para manter um aquário?
Qual a origem do lápis?