Qual o saldo energético final da glicólise por molécula de glicose oxidada )?

Perguntado por: Santiago Leonardo Santos Leite  |  Última atualização: 25. April 2024
Pontuação: 4.4/5 (24 avaliações)

O saldo energético da segunda fase da glicólise são duas moléculas de NADH e quatro moléculas de ATP. Assim, o saldo final da glicólise, será de duas moléculas de piruvato, duas moléculas de NADH e duas moléculas de ATP, produzidas a partir de uma molécula de glicose.

Qual o saldo energético final da glicólise por molécula de glicose oxidada )?

Apesar do uso de ATP, o processo de glicólise é vantajoso, uma vez que é produzido um total de quatro moléculas de ATP ao final das reações. Assim sendo, o saldo líquido da glicólise é de 2 ATPs. Durante as reações de glicólise, além do ácido pirúvico formado, observa-se a liberação de quatro elétrons e quatro íons H+.

Qual é o saldo final de ATP no processo de glicólise?

Durante a quebra da glicose no processo de glicólise, quatro moléculas de ATP são produzidas, porém duas são utilizadas no processo, gerando um saldo positivo de duas moléculas de ATP.

Qual é o saldo da glicólise?

Saldo energético da glicólise: 2 ATP, 2 piruvatos, 2 NADH. Lembrando que, embora tenham sido produzidos 4 ATP, são gastos 2 ATP na quebra da glicose, por isso o “lucro” é apenas de 2 ATP para a célula.

Qual é o saldo de ATP a partir de uma molécula de glicose?

Para cada molécula de glicose que entra na cadeia respiratória, formam-se 30 ou 32 ATP.

✅ GLICÓLISE | RESPIRAÇÃO CELULAR

16 questões relacionadas encontradas

Qual é o produto final da glicólise?

O piruvato é o produto final da segunda fase da glicólise. Para cada molécula de glicose, dois ATP são consumidos na fase preparatória e quatro ATP são produzidos na fase de pagamento, dando um rendimento líquido de dois ATP por molécula de glicose convertida em piruvato.

Qual é o saldo final de ATP da glicólise e quantos Nad são reduzidos?

No final do processo de glicólise, temos um rendimento líquido (ganho de energia) de 2 ATP e 2 NADH.

Quantos ATPs são produzidos na fase de pagamento da glicólise?

Em uma série de passos que produzem um NADH e dois ATPs, a molécula de gliceraldeído-3-fosfato é convertida em um piruvato. Isso acontece duas vezes para cada molécula de glicose já que a glicose é dividida em duas moléculas de três carbonos, e ambas passarão pelos passos finais da via.

Qual o saldo de ATP formado por uma molécula de glicose na glicólise aeróbica e na anaeróbica?

Esse evento possui alto rendimento, resultando em um saldo de 36 moléculas de ATP para cada molécula de glicose. Isso quer dizer que, enquanto a respiração anaeróbica gera apenas dois ATPs, a aeróbica acaba gerando 36 além dos dois gerados pela glicólise.

Qual o produto do catabolismo dos carboidratos é originado da oxidação da glicose?

CATABOLISMO DE CARBOIDRATOS

Quando o corpo necessita de energia é acionada a via glicolítica, onde a glicose é convertida a piruvato.

Qual o saldo final de ATPS produzido pela oxidação de 1 molécula de glicólise pela via glicolítica?

No final da respiração celular, há um saldo positivo total de 30 ou 32 moléculas de ATP: 2 ATP da glicólise, 2 ATP do ciclo de Krebs e 26 ou 28 da fosforilação oxidativa. Importante: Nos seres procariontes, todo o processo de respiração celular ocorre no citoplasma e na membrana celular.

O que é oxidação do piruvato?

Como o piruvato originado da glicólise é convertido em acetil-CoA para, então, entrar no ciclo do ácido cítrico. Piruvato é modificado pela remoção do a grupo carboxil seguido pela oxidação, e então é ligado à Coenzima-A.

Quais as 3 etapas da degradação da glicose?

O metabolismo oxidativo da glicose ocorre em três estágios: via glicolítica, ciclo de Krebs e a cadeia transportadora de elétrons acoplada a fosforilação oxidativa. No primeiro estágio chamado via glicolítica ou glicólise à glicose é convertida em duas moléculas de piruvato.

O que é o metabolismo oxidativo?

O catabolismo ou metabolismo oxidativo, por sua vez, são todas as reações químicas de caráter degradativo, ou seja, aquelas reações que têm por objetivo quebrar ou desdobrar moléculas. Nesses processos, há a liberação de energia necessária para a realização de diversas atividades.

Qual é a função da via Glicolítica?

A via glicolítica tem um papel duplo, que é a degradação da glicose para gerar ATP e o fornecimento de substratos para reações de síntese de algumas substâncias. A velocidade de conversão de glicose à piruvato é regulada para atender essas duas principais necessidade.

O que é a fosforilação oxidativa?

A fosforilação oxidativa é um processo em que a energia obtida por meio da degradação das moléculas provenientes dos alimentos, como a glicose, é convertida em ligações nas moléculas de adenosina trifosfato (ATP).

Qual o produto final da glicólise anaeróbia?

Glicólise anaeróbica: É a degradação da glicose sem a necessidade de O2, tendo como produto final o acido lático, esta via é muito mais rápida que a glicolise aeróbica sendo utilizada quando exercícios rigorosos são realizados.

Quantos ATPs são produzidos em cada uma das vias?

Dois ATPs são produzidos na glicólise, e mais dois ATPs (ou seu equivalente energético, GTP) são produzidos no ciclo de ácido cítrico.

Qual é a função da ATP?

A molécula de ATP é fundamental para a célula, pois fornece a energia livre de que essas células necessitam para realizar suas atividades. Sendo assim, essa molécula é responsável por garantir a manutenção da homeostase celular, permitindo a realização dos diversos processos fundamentais para o seu funcionamento.

O que é produzido na glicólise?

A glicólise é um processo que degrada a glicose em duas moléculas menores, sendo essencial para a produção de energia dos organismos. Ela é dividida em duas fases, uma de investimento energético e a outra de compensação energética. Ao final das duas etapas, o saldo é de duas moléculas de ATP e duas moléculas de NADH.

O que ocorre na primeira etapa da glicólise e na segunda?

reações, divididas em duas fases: a primeira fase vai até a formação de duas moléculas de gliceraldeído-3- fosfato caracteriza-se como uma fase de gasto energético de 2 ATPs nas duas fosforilações que ocorrem nesta fase; a segunda fase caracteriza-se pela produção energética de 4 ATPs em reações oxidativas enzimáticas ...

Qual a reação geral da glicólise?

Na glicólise, começamos com 12 hidrogênios da glicose. Depois, temos 4 hidrogênios em cada piruvato e dois hidrogênios são recebidos pelos NAD. Onde estão os dois hidrogênios restantes? Esses dois hidrogênio restantes permanecem livres no citosol na forma de íons de hidrogênio.

Qual via metabólica produz mais ATP?

Ao longo do caminho, alguns ATPs são produzidos diretamente nas reações que transformam a glicose. No entanto, mais tarde, muito mais ATP é produzido em um processo chamado de fosforilação oxidativa.

Artigo anterior
Quem dorme pouco engorda mais?
Artigo seguinte
Como se calcula o grau?