Qual o risco de uma cirurgia de hérnia?

Perguntado por: Leticia Alice Vieira Loureiro  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (37 avaliações)

A cirurgia de hérnia inguinal, assim como qualquer intervenção cirúrgica, incide em riscos. Os mais comuns são: infecção, seromas, hematoma, dor e a recorrência ou recidiva da hérnia.

É perigoso cirurgia de hérnia?

Nas cirurgias eletivas de hérnias não complicadas o risco habitualmente é muito pequeno. As complicações mais comuns são as anestésicas, a infecção e a recidiva da hérnia. Devido ao estrangulamento da hérnia, os riscos das cirurgias de emergência são muito maiores.

Quanto tempo leva uma cirurgia de hérnia?

No caso da hérnia inguinal, esta cirurgia de hérnia aberta demanda 60 minutos ou mais para ser concluída e, segundo a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal, ainda é a metodologia cirúrgica mais utilizada para o tratamento dessas hérnias.

Pode morrer na cirurgia de hérnia?

— Feita eletivamente, a operação tem muito baixa mortalidade — afirma Beitler. As complicações da hérnia inguinal também exigem intervenção cirúrgica. Mas as chances de sucesso são menores. No caso de estrangulamento intestinal, o risco de morte é de 20%.

Qual a hérnia mais perigosa?

✴ Das hérnias que ocorrem na virilha (inguinais) as hérnias femorais são aquelas associadas a maior risco de complicações.

Principais Complicações na Cirurgia de Hérnia de Disco Lombar

30 questões relacionadas encontradas

O que acontece se uma hérnia estourar?

Essa porção do intestino que é afetada se desprende e uma perfuração é causada no órgão, fazendo com que fezes e o seu líquido interior, chamado de líquido intestinal, vazem para toda a cavidade abdominal. Como consequência dessa ocorrência, o paciente pode acabar falecendo.

Qual o perigo da hérnia inguinal?

As principais complicações da hérnia inguinal são o encarceramento e estrangulamento da hérnia . No encarceramento , o volume do conteúdo da hérnia aumenta rapidamente, de forma que ela se torna irredutível, ou seja, o conteúdo não volta mais para cavidade abdominal.

Quais os riscos de uma cirurgia de hérnia umbilical?

Os riscos são os mesmos de toda cirurgia de pequeno porte: hematoma e infecção na ferida operatória, rejeição à tela (caso seja necessário utilizar) e riscos inerentes à técnica anestésica utilizada.

Quem faz cirurgia de hérnia pode andar?

Apos a cirurgia de hérnia é recomendado a deambulação logo que possivel. Deve-se evitar esforços fisicos maiores ou peso no primeiro mês, de acordo com a sua evolução e liberação do seu medico.

Como é feita a cirurgia de hérnia na virilha?

Técnica Convencional

Após aplicação de anestesia (pode ser raquidiana com sedação ou geral – em alguns casos selecionados até mesmo anestesia local!), são feitas incisões que permitem ao cirurgião atingir a região inguinal. O corte tem, em média, dez centímetros e é feito na virilha, sobre a região da hérnia.

Quanto tempo dura uma cirurgia de hérnia na virilha?

A cirurgia para hérnia inguinal, também conhecida como hernioplastia inguinal, é a melhor forma de tratamento, sendo indicada especialmente quando existem sintomas. A cirurgia é realizada sob anestesia raquidiana e dura cerca de 2 horas.

Quanto tempo de repouso após cirurgia de hérnia?

Após 15 dias, o paciente já pode voltar às atividades do dia a dia. É importante evitar esforço físico intenso, e somente após um mês o paciente poderá voltar a praticar atividades físicas.

Quantos dias de repouso após cirurgia de hérnia inguinal?

Na cirurgia da hérnia inguinal, a recuperação é geralmente simples e sem complicações. O tempo de recuperação no domicílio é também curto: ao fim de 5 dias de repouso o doente já pode retomar a maioria das suas atividades, com restrição de esforços consideráveis.

Quando a hérnia desce para o saco?

A hérnia escrotal acontece por causa do enfraquecimento dos músculos do canal inguinal fazendo com que partes do intestino ou demais conteúdo do abdome se desloquem através deste canal para o escroto.

Quanto tempo dura uma cirurgia de hérnia abdominal?

Geralmente, o tempo gasto na operação é de 30 a 60 minutos. Em boa parte dos casos, o paciente pode retornar para casa em um ou dois dias.

Como é feito a cirurgia de hérnia?

Atualmente a cirurgia pode ser feita de duas formas. Uma delas é feita com anestesia raquidiana (um bloqueio dos nervos) combinado com uma incisão na virilha ou no abdome com a colocação das telas especiais, para que haja o fechamento do defeito e o reforço dos tecidos. Outro método é utilizando a laparoscopia.

O que não pode fazer depois de uma cirurgia de hérnia?

Nos primeiros dias, evite fazer esforço físico excessivo pois poderá sentir algum desconforto maior e colocar sua cirurgia em risco. Pode caminhar normalmente, evite carregar volumes acima de10 Kg, abaixar-se, subir muitos lances de escada e dirigir moto ou carro nos primeiro 10 dias após a cirurgia.

Pode caminhar após cirurgia de hérnia umbilical?

Pode sim. Deve evitar subir e descer escadas nos primeiros 15 dias. Pegar muito peso e realizar atividades físicas vigorosas como academia, abdominais após 2 meses.

Quanto tempo depois da cirurgia pode andar?

Por volta de seis semanas, deve ser possível caminhar por meia hora ou mais, caso o paciente já caminhasse antes da operação. Para evitar dor nas costas, é preciso manter a posição ereta. Para sentar, é preferível usar cadeiras altas o suficiente para que seja menor a pressão sobre os músculos abdominais.

Como fica a barriga depois da cirurgia de hérnia umbilical?

Os pontos internos para fechamento de sua hérnia levarão meses para serem absorvidos, então poderás também sentir, certos "caroços"na região da cicatriz. As dores próximas a cicatriz são comuns tendendo a diminuir com o passar do tempo. Sua cirurgia ainda é recente, então é normal tais sintomas.

Quem tem hérnia umbilical pode ter relação?

Quem tem Hernia umbilical pode ter relações Sexuais? Não tem problema nenhum.

Como é a dor da hérnia umbilical?

Os sintomas de que a hérnia umbilical está encarcerada são dor intensa no umbigo com várias horas de duração. O intestino pode parar de funcionar e o abdômen pode ficar muito inchado. Náusea e vômito também costumam estar presentes.

O que acontece se estourar hérnia inguinal?

As complicações que podem ocorrer são chamadas de estrangulamento e encarceramento das hérnias, que se não tratadas, evoluem para casos graves com risco de causar a morte de um paciente.

É possível conviver com hérnia inguinal?

Apesar de ser possível conviver com uma hérnia durante anos, sem qualquer complicação, não podemos prever o momento exato de uma complicação. O encarceramento que precede à estrangulação, uma complicação mais grave de uma hérnia inguinal, pois pode causar a morte do paciente em decorrência de infecção generalizada.

Como saber se a hérnia inguinal está estrangulada?

Entre os sintomas da hérnia encarcerada estão:
  1. Fortes dores abdominais no local;
  2. Náusea;
  3. Vômito;
  4. Dificuldade para evacuar e soltar gases.

Artigo anterior
Qual é mais perigoso o carro ou a moto?
Artigo seguinte
O que as cores transmite?