Qual o risco de contrato de compra e venda?

Perguntado por: David Lourenço Matos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (12 avaliações)

Os riscos avaliados estão ligados a possibilidades de fraude à credores, fraude à execução, processos trabalhistas, dívidas trabalhistas e previdenciárias, débitos de condomínio, se o imóvel garante alguma obrigação em qualquer localidade do país, entre outros.

Qual a garantia de um contrato de compra e venda?

Em contrato de compra e venda de bens móveis, podem as partes, ainda, estabelecer a garantia por fiança, que consiste na obrigação escrita assumida por terceira(s) pessoa(s) de garantir o cumprimento da obrigação pelo devedor, caso este não a cumpra. Está regulada principalmente pelos artigos 818 a 839 do Código Civil.

Qual o risco de comprar um imóvel com contrato de compra e venda?

Se for contrato de promessa de compra e venda que você possa levar a registro no cartório de imóveis e o loteamento for regularizado, é seguro e a forma de aquisição até que você quite o terreno e receba a minuta da escritura. Se for de particular, é risco se não tiver conhecimento de contratos.

Quais são os riscos de um contrato?

Todo negócio jurídico possui um determinado grau de risco: de uma das partes não vir a cumprir com o que pactuou, que a coisa negociada pereça, que se deflagre um caso fortuito não previsível etc.

Como quebra de um contrato de compra e venda?

Nos contratos de compromisso de compra e venda de imóveis, é possível cancelar a averbação da promessa feita no cartório onde o imóvel possui registro quando do não cumprimento do mesmo. Desde que o promitente comprador ou vendedor infrinjam alguma cláusula penal prevista no contrato, ou nos casos previstos em lei.

Quais os riscos de uma negociação só com contrato de compra e venda de imóveis

44 questões relacionadas encontradas

Qual o valor da multa por quebra de contrato de compra e venda?

A jurisprudência estabelece uma multa de, no máximo, 25% sobre o valor pago quando o comprador desiste da compra. Ou seja, do total que o comprador já pagou do imóvel, ele precisa receber de volta pelo menos 75% em caso de distrato.

Qual é o valor da multa em caso de desistência na compra de um imóvel?

A multa neste caso deve estar bem especificada em contrato, ficando entre 10% a 20% do valor da negociação, que servirá como indenização. Como nestes casos a compra somente é realizada quando ocorrer a transferência da escritura do imóvel, a desistência pode ocorrer em qualquer momento antes deste registro em cartório.

Porque não usar modelo de contrato?

Os riscos de se usar um Modelo de Contrato

Um contrato mal elaborado pode fazer com que uma empresa tenha disputas judiciais por conta de falta de um cláusula ou de um termo referente ao serviço ou produto da empresa, ou até mesmo dificultar o exercício de um direito.

Como deve ser feito um contrato?

11 dicas fundamentais para fazer um bom contrato
  1. Gaste tempo com as negociações preliminares. ...
  2. Identifique corretamente os elementos objetivos e subjetivos do contrato. ...
  3. 3.1. ...
  4. Utilize práticas para facilitar o processo. ...
  5. Determine os valores e a forma de pagamento. ...
  6. Descreva as garantias.

Quem pode fazer um contrato?

Caberá ao advogado analisar a vontade dos sócios, o negócio realizado e a legalidade de seus atos. Em seguida, caberá a ele elaborar o Contrato Social ou o Estatuto da pessoa jurídica apondo também sua assinatura. Sem a participação do advogado a empresa nem chegará a existir.

É possível fazer escritura com contrato de compra e venda?

Deve ser requerida a emissão da Guia do ITBI constando as informações do comprador, do vendedor e do imóvel, assim como o valor pago pelo imóvel. Todos os envolvidos devem comparecer, conjuntamente, ao tabelionato, onde será realizada a leitura da escritura pelo tabelião, o ato será lavrado e as assinaturas colhidas.

Qual a validade jurídica de um contrato de compra e venda?

O contrato de compra e venda funciona como um compromisso entre o vendedor e o comprador. Nele, fica registrada a intenção do primeiro em entregar a posse do imóvel para o segundo, o qual deverá disponibilizar a quantia correspondente ao valor da propriedade adquirida.

Qual a validade de um contrato de compra e venda?

Para que o documento tenha validade, é preciso que ele cumpra alguns requisitos. O objeto da negociação precisa ser lícito, determinado ou determinável e possível, bem como as partes devem ser capazes. É um contrato que atesta a transação de uma determinada quantia a ser paga pela propriedade de um bem imóvel.

Qual a garantia de um contrato de compra e venda de um imóvel?

O prazo de garantia do imóvel

No ano de 2002 foi lançado o Novo Código Civil, que vigora até hoje. Com a atualização, o prazo da garantia foi ajustado para 5 anos, conforme o artigo 618. Dessa forma, apenas ocorrências detectadas de forma comprovada nesse período serão cobertas.

Qual o prazo de garantia de um imóvel novo?

Qual o prazo de garantia do imóvel novo? A construtora responde pela solidez e segurança da obra por 5 anos após a sua entrega, segundo o art. 618 do Código Civil. As correções devem ser solicitadas pelo proprietário ou síndico dentro do prazo legal.

O que pode ser dado em garantia?

Nas dívidas garantidas por penhor, anticrese ou hipoteca, o bem dado em garantia fica sujeito, por vínculo real, ao cumprimento da obrigação. Só aquele que pode alienar poderá empenhar, hipotecar ou dar em anticrese; só os bens que se podem alienar poderão ser dados em penhor, anticrese ou hipoteca.

Como se faz um contrato?

Abaixo algumas coisas que você deve observar quando for redigir um contrato:
  1. Qualificar as partes: ...
  2. Definir objeto do contrato. ...
  3. Obrigações do Contratante e do Contratado. ...
  4. Preço e condição de pagamento. ...
  5. Preveja o prazo de duração e a forma de reajuste do contrato. ...
  6. Despesas. ...
  7. Rescisão. ...
  8. Cláusula penal.

O que é necessário para um contrato ser válido?

O contrato é válido se atender a alguns requisitos previstos em lei, tais como: agente capaz; objeto lícito, possível, determinado ou determinável; forma prescrita ou não proibida em lei.

O que é fazer contrato?

Contrato é um acordo ou convenção, verbal ou não verbal, entre duas partes — podendo essas serem pessoas físicas ou jurídicas — para estabelecer ou regulamentar a execução de algo sob determinadas condições.

Pode copiar contrato?

Sim, de acordo com a legislação, toda pessoa é livre para firmar contrato com outra, sem a obrigatoriedade de contratar um advogado. Entretanto, sem conhecimento técnico, o risco de firmar um documento que possa gerar falhas e, até mesmo, danos para a negociação, são maiores.

Por que fazer um contrato?

A importância do Contrato
  1. Formaliza o acordo;
  2. Descreve as obrigações de cada um;
  3. Determina procedimentos a serem adotados se ocorrerem certas situações;
  4. Constitui uma segurança tanto para quem oferece o serviço quanto para quem contrata, já que se constitui de uma prova física que pode ser utilizada judicialmente.

O que é um contrato de gaveta?

Veja: um contrato de gaveta é um “compartimento” (instrumento jurídico) onde podem ser guardados, protegidos e escondidos diversos objetos (compra e venda de imóvel financiado), os quais não se pretende deixar expostos aos olhos de qualquer pessoa (contrato particular e informal, não havendo registro no cartório ...

O que acontece se desistir do contrato de compra e venda?

Os compradores podem desistir da compra em até 7 dias (mediante certas condições) e receber 100% do valor pago. Depois desse período e antes da entrega das chaves, a rescisão do contrato de compra e venda de imóvel na planta (o distrato de compra de imóvel na planta) exige pagamento de multa para a construtora.

Quanto tempo tenho para desistir da compra de um imóvel?

Assim dispõe o artigo 49 do CDC: "O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

É possível desistir da compra de um imóvel?

Todo e qualquer consumidor tem o direito de desistir da compra do imóvel, até a entrega das chaves. Esse tem sido o entendimento da jurisprudência mais atual.

Artigo anterior
Como funciona o Plano minha cadeira Fiel Torcedor?
Artigo seguinte
Pode trabalhar quantas horas seguidas?