Qual o recurso cabível contra sentença do Juizado Especial Criminal?

Perguntado por: Dinis Sérgio Vieira  |  Última atualização: 20. April 2024
Pontuação: 5/5 (4 avaliações)

Das decisões proferidas nos Juizados Especiais Criminais cabem os recursos de apelação e de embargos de declaração.

Qual recurso cabe contra sentença no Juizado Especial Criminal?

Embargos de declaração: este recurso é cabível quando na sentença houver obscuridade, contradição, omissão ou dúvida. O prazo para apresentar os embargos de declaração é de 5 (cinco) dias contados da data em que o recorrente tomou ciência da decisão.

Quais são os recursos cabíveis nos Juizados Especiais Criminais?

Recursos especial, extraordinário e ordinário. Habeas corpus de competência originária. Embargos de declaração.

Qual o prazo para apelação no Jecrim?

82 , § 1º , da Lei nº 9.099 /95, pois, no sistema dos Juizados Especiais Criminais, a legislação estabelece um só prazo - que é de dez (10) dias - para recorrer e para arrazoar.

Quando cabe rese no Jecrim?

Prazo para interposição. O RESE poderá ser interposto dentro dos próprios autos da Ação Penal ou por instrumento, em apartado. No prazo de 5 (cinco) dias (art. 586 do CPP), as partes intimadas poderão apresentar o termo de interposição do recurso.

Recurso de apelação criminal - com professor Fernando Capez

25 questões relacionadas encontradas

Quais hipóteses do art 581 CPP em que realmente o Rese é cabível?

581 do CPP que diz que caberá recurso em sentido estrito das decisões, despachos ou sentenças ali enumerados. Trata-se, porém, de impropriedade legislativa. O RESE é cabível unicamente contra decisões interlocutórias.

Quem julga apelação no Jecrim?

61 , da Lei 9.099 /95), cujo processo segue o rito do Juizado Especial Criminal, a atribuição para julgamento do presente recurso é da Turma Recursal Criminal do Juizado Especial, na forma do art. 98 , inc.

Quando começa a contar o prazo para recurso de apelação criminal?

"(...) o art. 593 do Código de Processo Penal prevê o prazo de 5 dias para interposição do recurso de apelação, contados da intimação do réu ou de seu defensor, o que ocorrer por último.

Quando cabe rese e quando cabe apelação?

De um modo geral, a principal diferença é a hipótese de cabimento desses recursos. O RESE tem um rol taxativo (art. 581 do CPP) de cabimento, enquanto a apelação, que tem caráter residual, cabe em decisões que põem fim ao processo e que não admitem RESE.

Como funciona a defesa no Jecrim?

Como funciona o JECRIM? Na audiência preliminar poderá ser oferecido dois benefícios, o benefício da composição de danos civis ou o benefício da transação penal. Se acordada a composição de danos civis de maneira bilateral, será homologada pelo juiz mediante sentença irrecorrível, onde o acusado deverá reparar o dano.

Tem recurso no Juizado Especial?

Atualmente, a Lei dos Juizados Especiais só admite recurso à Turma Recursal e embargos de declaração (esclarecimento de decisão tomada), e por isso a jurisprudência rejeita recurso adesivo em Juizado Especial.

É cabível recurso especial em Juizado Especial?

É cabível a interposição de Recurso Especial? NÃO. Súmula 203-STJ: Não cabe recurso especial contra decisão proferida por órgão de segundo grau dos Juizados Especiais.

Como é contado o prazo no Juizado Especial Criminal?

92 da Lei 9.099 /95, sendo os prazos contados em dias corridos, e não em dias úteis, já que existe regra específica no Livro Processual, determinando que os prazos serão contínuos, não se interrompendo por férias, domingo ou feriado, na forma do art.

Qual o prazo para interpor recurso extraordinário no Juizado Especial?

O prazo para a interposição do recurso extraordinário é de 15 dias – artigo 508 do CPC.

É possível agravo de instrumento no Juizado Especial?

Nos Juizados Especiais não é cabível o recurso de agravo, exceto nas hipóteses dos artigos 544 e 557 do CPC . (Modificado no XXI Encontro - Vitória/ ES). É incabível, nos Juizados Especiais, o recurso de agravo de instrumento, diante do silêncio da Lei n.º 9.099 /95.

É cabível agravo interno no Juizado Especial?

No âmbito dos Juizados Especiais, é cabível, no prazo de quinze dias, a interposição de agravo interno, a ser julgado pela Turma Recursal, contra a decisão monocrática que nega seguimento a recurso extraordinário, bem como a que determina o sobrestamento de recurso que versa sobre matéria submetida à sistemática da ...

Quem julga o recurso de apelação criminal?

A apelação é encaminhada para um tribunal de instância superior, onde um novo grupo de juízes irá revisar o caso, verificando a legalidade e justiça da sentença anterior.

O que vem depois da apelação criminal?

EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE

São recursos cabível de decisão não unânime, desfavorável ao réu, na apelação ou no recurso em sentido estrito,previstos no parágrafo único do art. 609 do CPP.

O que é o recurso de apelação criminal?

A apelação é um recurso que tem como objetivo impugnar, discutir e atacar uma decisão do julgador que põe fim à fase cognitiva do procedimento comum. Dessa forma, ela é interposta através de petição ao juízo “ad quem” de primeiro grau da lide, mas será analisada e julgada pela instância superior, no caso, um Tribunal.

Qual o prazo para interpor recurso especial criminal?

O prazo para interposição de recurso especial em matéria penal é de 15 dias corridos (art. 994 , VI , c/c os arts. 1.003 , § 5º , e 1.029 do CPC ; e art. 798 do CPP).

Quantas vezes posso recorrer de uma sentença criminal?

É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.

Quanto tempo leva para julgar um recurso de apelação?

Nos tribunais estaduais, costuma-se esperar uma média de 7 meses para julgamento (essa é a média dos tribunais de todos os estados). Já nos Tribunais Regionais Federais, a situação se inverte e o recurso pode demorar mais do que o julgamento em primeira instância: uma média de 1 ano e 7 meses.

Quantos desembargadores julgam um recurso de apelação?

Trata-se de técnica de julgamento que deve ser aplicada de ofício, quando o resultado da apelação não for unânime (art. 942, CPC). Nesta hipótese, o julgamento deve prosseguir com a presença de outros julgadores. Regra geral, o recurso de apelação é julgado por três desembargadores.

Quais são as hipóteses de cabimento do recurso de apelação CPP?

III do CPP, sendo: a) ocorrer nulidade posterior à pronúncia; b) for a sentença do juiz-presidente contrária à lei expressa ou à decisão dos jurados; c) houver erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena ou da medida de segurança; d) for a decisão dos jurados manifestamente contrária à prova dos autos.

Qual a diferença entre recurso em sentido estrito e apelação?

Pode-se dizer que as decisões que põem fim ao processo, exceto aquelas em que a peça cabível é o Recurso em Sentido Estrito (RESE) cujo rol é taxativo, podem ser recorridas por meio de Apelação, que é residual, isto é, aplicável somente naqueles casos não amparados pelo RESE.

Artigo anterior
Pode treinar flexibilidade todo dia?
Artigo seguinte
Qual é a dosagem da furosemida?