Qual o recurso cabível contra despacho que denega seguimento a recurso no primeiro juízo de admissibilidade?
Perguntado por: Neuza Constança Moura Neves | Última atualização: 26. Juni 2024Pontuação: 4.6/5 (47 avaliações)
Contra essa decisão, que nega seguimento ao recurso, só é cabível o agravo interno (no caso dos processos cíveis) ou o agravo regimental (na hipótese de ações penais), conforme previsto no artigo 1.030, parágrafo 2º, do CPC.
Qual o recurso cabível do despacho denegatório?
O agravo de instrumento é cabível contra decisões que denegarem seguimento a recursos (art. 897 , b, da CLT ).
O que vem depois de negado seguimento ao recurso?
Se o seu Recurso de Revista possuir o seguimento denegado, o recurso cabível é o Agravo de Instrumento em Recurso de Revista. Na Justiça do Trabalho o Agravo de Instrumento é o recurso utilizado para recorrer da decisão denegatória de outro recurso, não se confundindo com o mesmo recurso na Justiça Comum.
Qual o recurso cabível da decisão de admissibilidade?
Embargos de Declaração; Agravo em Recurso Especial e Extraordinário; Embargos Infringentes (Lei de Execução Fiscal);
Quando é negado seguimento de recurso no STF o que vem depois?
Se o presidente ou vice do TJ/TRF negar seguimento ao Recurso extraordinário ou Recurso Especial, analisando o MÉRITO da matéria (inciso I, alíneas a, b, do art. 1.030 do CPC), caberá AGRAVO INTERNO (1021), a ser julgado pelo colegiado do próprio tribunal TJ/TRF.
QUAL RECURSO CABÍVEL CONTRA DECISÃO DE ADMISSÃO OU INADMISSÃO DE RECURSOS EXCEPCIONAIS?
Qual o recurso cabível da decisão que nega seguimento a recurso especial?
O agravo interno é o único recurso cabível contra a decisão que nega seguimento ao recurso especial ou recurso extraordinário em virtude de o acórdão recorrido estar em consonância com tese firmada sob o rito dos recursos repetitivos ou da repercussão geral.
Quando cabe recurso extraordinário no STJ?
Assim, recurso extraordinário contra acórdão do STJ, em julgamento de recurso especial, somente é admissível quando a matéria constitucional impugnada for ali suscitada originariamente.
São cabíveis recursos dos despachos?
Dos despachos não cabe recurso. Art. 1.002. A decisão pode ser impugnada no todo ou em parte.
O que acontece depois da decisão de admissibilidade?
Na admissibilidade, será verificado se estão presentes os requisitos para que o recurso seja analisado (requisitos de admissibilidade, semelhante às condições da ação e pressupostos processuais). Se tais requisitos estiverem ausentes, o recurso não será conhecido.
Quando é cabível agravo em recurso extraordinário?
O agravo em recurso extraordinário é cabível somente contra decisão monocrática que inadmite o recurso extraordinário, conforme previsto nos artigos 1.030 , § 1º e 1.042 , ambos do Código de Processo Civil .
Quando não cabe mais recurso no processo?
Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.
Qual a diferença entre Inadmitir e negar seguimento?
1 Inadmitir e negar seguimento são sinônimos: ambos dizem respeito ao juízo de admissibilidade (negativo) do recurso.
Qual a diferença entre negar seguimento e negar provimento?
- negar seguimento a recurso inadmissível, prejudicado ou que não tenha atacado especificamente os fundamentos da decisão ou da sentença recorrida; - negar provimento a recurso que contrariar: súmula do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça ou do próprio tribunal; acórdão proferido pelo Supremo ...
O que é agravo de despacho denegatório?
O agravo de despacho denegatório é um recurso específico para combater decisões proferidas em recursos com duplo juízo de admissibilidade.
Qual dos recursos é cabível em face de despacho proferido pelo juiz?
O agravo de instrumento é o recurso cabível contra as decisões tomadas pelo juiz no curso do processo – as chamadas decisões interlocutórias –, antes da sentença.
Quando cabe agravo interno no STJ?
259. Contra decisão proferida por Ministro caberá agravo interno para que o respectivo órgão colegiado sobre ela se pronuncie, confirmando-a ou reformando-a. § 1º O órgão do Tribunal competente para conhecer do agravo é o que seria competente para o julgamento do pedido ou recurso.
O que acontece quando um recurso especial não admitido?
Não provido o Recurso Especial, o processo será encaminhado ao STF, para o julgamento do RE. Assim dispõe o art. 543, § 1º, do CPC, na redação dada pela Lei nº 8.950, de 13.12.94.
O que acontece depois do acórdão de segunda instância?
Depois do acórdão podem-se entrar os seguintes recursos: Recurso de Revista: Este recurso é aplicável às decisões dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), em recurso ordinário. Pode-se recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) dentro de um prazo de oito dias úteis.
O que vem depois do juízo de admissibilidade?
O julgamento de um recurso, então, é dividido em dois momentos: juízo de admissibilidade e juízo de mérito.
É possível impugnar despacho?
“O executado pode opor-se à execução por embargos e pode agravar do despacho que ordene a citação, contanto que não reproduza num dos meios os fundamentos que invoque no outro.”
Quais recursos cabíveis?
- APELAÇÃO. É recurso ordinário em sentido amplo. ...
- AGRAVO DE INSTRUMENTO. ...
- AGRAVO REGIMENTAL (INTERNO) ...
- EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. ...
- RECURSO ORDINÁRIO STRICTU SENSU. ...
- RECURSO ESPECIAL (STJ) ...
- RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS LATU SENSU. ...
- AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL OU EXTRAORDINÁRIO.
Quando cabe o recurso de agravo de instrumento?
Cabe agravo de instrumento contra a decisão do juiz que, diante do reconhecimento de competência pelo juízo arbitral, se recusar a extinguir o processo judicial sem resolução de mérito.
Qual o último recurso no STJ?
Último Recurso é inspirado em programas internacionais, com linguagem visual moderna e cenário virtual que se funde com as histórias apresentadas. Foi pensado para estudantes de direito, profissionais da área e para todas as pessoas interessadas em assuntos jurídicos.
Quais são os recursos cabíveis no STJ?
I - recurso ordinário, nos casos previstos no art. 102, II, a, da Constituição; II - recurso extraordinário, nos casos previstos no art. 102, III, a, b e c, da Constituição.
Qual o recurso cabível contra decisão do STJ?
Contra essa decisão, que nega seguimento ao recurso, só é cabível o agravo interno (no caso dos processos cíveis) ou o agravo regimental (na hipótese de ações penais), conforme previsto no artigo 1.030, parágrafo 2º, do CPC.
Quem é o maior MC do Brasil?
É necessário lavar banana?