Qual o público do SCFV?

Perguntado por: Maria Nádia Amorim de Pacheco  |  Última atualização: 11. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (44 avaliações)

O SCFV realiza o atendimento a crianças e adolescentes que estão em situação de trabalho infantil e/ou dela retirados, visando garantir especialmente o direito à convivência familiar e comunitária, além de outros objetivos descritos na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009).

Quem é o público prioritário do SCFV?

As crianças que constituem o público prioritário para o atendimento no SCFV são as que foram identificadas em situação de violência ou risco de violações de direitos.

Qual o público do serviço de convivência?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos possui um caráter preventivo, pautado na defesa e na afirmação de direitos, e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais: Crianças até 6 anos. Pessoas Idosas.

Quem pode participar do SCFV?

O SCFV destina-se aos usuários das seguintes faixas etárias: crianças até 06 anos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, adolescentes de 15 a 17 anos, jovens de 18 a 29 anos; adultos de 30 a 59 anos e pessoas idosas.

Quais os grupos do SCFV?

Quais são os objetivos do SCFV?
  1. SCFV para Crianças e Adolescentes. SCFV para crianças de 0 a 6 anos. ...
  2. SCFV para Jovens de 18 à 29 anos. Para jovens de 18 a 29 anos, o SCFV objetiva o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. ...
  3. SCFV para Adultos de 30 a 59 anos. ...
  4. SCFV para Idosos.

5 coisas que você precisa saber sobre o SCFV!

22 questões relacionadas encontradas

Qual o principal objetivo do SCFV?

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

Quais os três eixos do SCFV?

Estes podem ser unidades públicas (execução direta) e/ou entidades ou organizações de assistência social (execução indireta). As atividades são planejadas a partir de três eixos norteadores: • Convivência social; Direito de ser; • Participação.

Quais os serviços ofertados pelo Scfv?

Serviços ofertados:

As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

O que é o Scfv para crianças e adolescentes?

Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Crianças e Adolescentes.

O que significa Scfv no CRAS?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é uma ferramenta do equipamento de assistência social Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pertencentes á Proteção Social Básica do Sistema único de Assistência Social (PSB-SUAS).

Quais são os eixos e subeixos do SCFV?

O eixo "participação" tem como subeixos: participação no serviço; participação no território; participação como cidadão; participação nas políticas públicas.

O que pode ser pago com recursos do SCFV?

► Pagamento de Alimentação, tais como, lanches, entre outros para atender as ações desenvolvidas no SCFV; ► Aquisição de ingressos para os usuários para participar de eventos culturais como museus e teatro, entre outros desde que estejam de acordo com a metodologia do serviço e previsto no planejamento.

Quais estratégias a serem desenvolvidas na inserção no Scfv?

Assim como o PAIF, o SCFV também desenvolve o trabalho social famílias, porém, a estratégia é diferenciada, pois a inserção das famílias ocorre através da organização de grupos etários específicos na perspectiva do convívio e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O que o Scfv deve oportunizar aos usuários?

Resolução CNAS nº 11/2015, que caracteriza os direitos dos usuários da assistência social, afirma, entre outras coisas, que o atendimento socioassistencial deve oportunizar e garantir o respeito da dignidade dos usuários. O tratamento deve ser atencioso e respeitoso, isento de procedimentos vexatórios e coercitivos.

O que significa a sigla Scfv?

SCFV é uma sigla que significa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. É um dos serviços oferecidos no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social.

Qual a carga horária do SCFV?

Os grupos devem ter atividades previamente planejadas em turnos de até 1h30 por dia. De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, as atividades poderão ser realizadas em dias úteis, feriados ou finais de semana, em turnos diários de até quatro horas.

Qual papel do assistente social no Scfv?

O serviço social atende com matricialidade sociofamiliar oferecendo aos familiares e usuário, escuta familiar, orientação jurídica, encaminhamentos para atendimento no posto de saúde, psicólogos e aprendizado de artesanato e atividades que complementam a renda familiar.

O que é acolhida no Scfv?

Para além de ser um momento de boas-vindas ao SCFV quando da chegada de novos usuários ao grupo, a acolhida, como um momento de agregação inicial dos usuários, antes do desenvolvimento da principal atividade planejada para o encontro, pode ser um momento usual no SCFV.

Qual o papel do educador social no Scfv?

A principal função de um educador(a) social é desenvolver atividades formativas e ressocializadoras para pessoas em situação de risco ou em conflito com a lei.

Qual é o público alvo do Cras?

O CRAS atende pessoas com deficiência, idosos(as), crianças e adolescentes, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

O que o Cras pode oferecer?

O CRAS é especialmente destinado ao atendimento de famílias que vivenciam situações de vulnerabilidade social, pobreza, ausência de renda, acesso precário aos serviços públicos, fragilização dos vínculos familiares e comunitários. O CRAS é da comunidade e para a comunidade.

O que um orientador social precisa saber?

Geralmente, é alguém com conhecimento em ciências sociais, como psicologia, serviço social, pedagogia, sociologia ou áreas afins. Além disso, é fundamental que o orientador social tenha habilidades de comunicação, empatia, escuta ativa e capacidade de lidar com situações diversas e complexas.

O que é o percurso do SCFV?

Um percurso é um roteiro a ser estabelecido por cada equipe do SCFV com início, meio e fim, segundo o qual as atividades do SCFV são organizadas, sempre de acordo com as especificidades dos grupos e da gestão.

O que trabalhar no serviço de convivência?

A metodologia utilizada para o desenvolvimento do Serviço de Convivência será por meio de oficinas reflexivas, oficinas socioculturais e oficinas esportivas, com atividades diversas como palestras, cantinho da leitura, contação de histórias, cinema educativo, brincadeiras, jogos livres, entre outros.

Como trabalhar o fortalecimento de vínculos?

Veja, a seguir, outras dicas para melhorar os vínculos afetivos entre pais e filhos de forma eficiente!
  1. Gestos de carinho. ...
  2. Diálogo. ...
  3. Acompanhamento das atividades. ...
  4. Momentos juntos. ...
  5. Leitura antes de dormir. ...
  6. Compartilhamento de histórias. ...
  7. Aprendizados novos.

Artigo anterior
Quando é próximo sorteio da Mega-sena?
Artigo seguinte
Como acabar com micose de unha?