Qual o Público-alvo da educação especial definido pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva?

Perguntado por: Matias Mendes  |  Última atualização: 13. März 2022
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6. (ACAFE) O público-alvo da Educação Especial definido pela Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva são aqueles que apresen- tam diagnóstico de: a) Esquizofrenia, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Su- perdotação.

Quem são o Público-alvo da educação especial?

A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

Qual é o público-alvo definido na Política Nacional de educação especial na Perspectiva da Educação Inclusiva MEC 2008 e quais são os limites dessa definição?

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Quem compõe o Público-alvo da educação especial de acordo com a lei brasileira de inclusão nº 13.146 de 2015?

A Política define o público-alvo da educação especial os alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação – e institui o atendimento educacional individualizado (AEE) como seu principal serviço de apoio.

Como a Política Nacional de educação especial na Perspectiva da Educação Inclusiva?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

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O que é Educação Especial na perspectiva inclusiva?

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Como é conceituada a Educação Especial de acordo com a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008?

Este documento apresenta a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC/2008, a qual conceitua a educação especial e define como público os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação; o Decreto Nº.

Quem são os alunos de inclusão?

Ou seja, estudantes com TDAH, dislexia, disgrafia, discalculia, depressão, etc. não têm direito ao AEE. Mas têm direito à plena participação e aprendizagem e ao desenvolvimento de suas potencialidades em igualdade de condições com todos os demais. Direito este garantido em lei.

Qual o público acolhido pela Lei Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015 e quais as contribuições para o seu dia a dia?

A Lei Brasileira de Inclusão criou benefício assistencial para a pessoa com deficiência moderada ou grave que receba o benefício de prestação continuada e ingresse no mercado de trabalho em atividade que a enquadre como segurado obrigatório do regime geral de previdência social.

O que diz a Lei brasileira de inclusão?

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, é um conjunto de dispositivos destinados a assegurar e a promover, em igualdade de condições com as demais pessoas, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social ...

Qual o Público-alvo segundo o PNE na educação especial?

Em resposta a esse clamor, nasce a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, voltada para os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

São considerados Público-alvo da Política Nacional de Educação Especial equitativa inclusiva e com aprendizado ao longo da vida?

5º A Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida tem como público-alvo os educandos que, nas diferentes etapas, níveis e modalidades de educação, em contextos diversos, nos espaços urbanos e rurais, demandem a oferta de serviços e recursos da educação especial.

Qual artigo indica a População-alvo da educação especial?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), em seu inciso III Artigo 4º, os alunos com necessidades educacionais especiais devem receber atendimento educacional especializado preferencialmente na rede regular de ensino.

Quais são os tipos de público alvo?

Tipos de público alvo
  • Veteranos. São pessoas que nasceram antes de 1945, quando a pesquisa cara a cara era a única maneira de se relacionar com as pessoas. ...
  • Baby boomers. ...
  • Geração X. ...
  • Millennials (Geração Y): ...
  • Geração Z:

O que é público alvo exemplo?

Público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing dos seus produtos ou serviços. A ideia é ter uma segmentação de mercado com a qual você estará se comunicando. É um grupo de pessoas que têm um mesmo grau de escolaridade, objetivos, interesses etc.

Quais os profissionais que atuam na educação especial?

Os profissionais que atuam na Educação Especial, dentro da escola regular são: o professor de AEE, o professor regente, o professor auxiliar, o mediador escolar e o profissional de apoio.

Quem é a pessoa com deficiência de acordo com a Lei?

Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Qual a entidade que dá suporte a prática do esporte ao deficiente físico?

Qualificação profissional. A prova disso é que, desde 2010, o próprio Comitê Paralímpico Brasileiro oferece gratuitamente cursos de formação, capacitação e atualização de profissionais para atuar nas diversas áreas do esporte adaptado, além de promover congressos e workshops para disseminar o conhecimento nesta área.

Quem são os considerados absolutamente incapazes após a Lei nº 13.146 2015?

"A partir da entrada em vigor da Lei 13.146/2015, que ratifica a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, somente são consideradas absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 anos", afirmou.

Quem são os alunos com necessidades educativas especiais?

O termo Necessidades Educacionais Especiais – NEE é aplicado a todas aquelas crianças, jovens ou adultos cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.

Quem são os alunos especiais?

Expressão utilizada com relação à crianças e jovens cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender. Está associada, portanto, a dificuldades de aprendizagem, não necessariamente vinculada a deficiências.

Quais são os cinco princípios da educação inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

Qual o conceito de Educação Especial?

Professora 01 A Educação Especial é a oferta da modalidade de ensino destinada a pessoas com deficiência ou com altas habilidades. É ofertado tanto nas escolas públicas como fora da escola por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Esse atendimento é feito por profissionais com formação na área.

Quais são os principais marcos regulatórios da Educação Especial na perspectiva inclusiva?

O PDI é amparado na Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13146/2015) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/1996). A elaboração desse Plano visa orientar o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Como funciona a Educação Especial?

A Educação Especial ou Educação Inclusiva se trata do ensino voltado para pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e múltiplas, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. O atendimento de cada aluno é exclusivo e específico, variando de acordo com suas condições.

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