Qual o propósito de Paulo quando pregou em Atenas?

Perguntado por: Alice Brito Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (65 avaliações)

Então Paulo foi à sinagoga e à Ágora ( em grego: ἐν τῇ ἀγορᾷ , "no mercado" ) em várias ocasiões ('diariamente'), para pregar sobre a ressurreição de Jesus. Alguns gregos o levaram a uma reunião no Areópago, o tribunal superior de Atenas, para se explicar.

O que deixou Paulo indignado em Atenas?

De acordo com Lucas, Paulo estava indignado ao ver a cidade cheia de ídolos. Esses ídolos são, certamente, estátuas de divindades gregas. Ainda segundo a narrativa lucana, na ágora, Paulo era abordado também por filósofos epicureus e estoicos. O epicurismo é a escola filosófica fundada por Epicuro (342-271), em Atenas.

O que aconteceu com Paulo em Atenas?

O discurso de Paulo em Atenas se dá por volta do ano 50-52 d.C., no Areópago, onde Paulo percebe o temor supersticioso (deisidaimonia) dos gregos, pois encontrou na cidade imagens para todas as divindades, incluindo uma dedicada ao 'Deus desconhecido' (agnôstô Theô), o qual ele utiliza como argumento para seu discurso, ...

Qual foi o destino da Paulo depois de Atenas?

Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.

Que mentalidade havia na época do apóstolo Paulo?

A preocupação do Apóstolo era com a paz do coração e do encontro com o outro. Sua infância em Tarso lhe foi muito útil e o levou a aprender a liberdade, a filosofia e a convivência pacífica com culturas diversas e crenças bem variadas.

PAULO EM ATENAS

41 questões relacionadas encontradas

Qual era a missão de Paulo na Bíblia?

Paulo em sua missão se dirigia aos grandes centros urbanos. Aí buscava pessoas da periferia, inicialmente aos judeus. Após ter a rejeição dos judeus e conflitos com estes passou anunciar o evangelho aos pagãos, isto é aos helenistas.

Qual o foco do trabalho missionário dos outros apóstolos?

Evangelismo, discipulado, plantação de igreja — é isso que a igreja em Antioquia enviou Paulo e Barnabé para fazer, e esses devem ser os objetivos de todo trabalho missionário.

O que Paulo pregou em Atenas?

Então Paulo foi à sinagoga e à Ágora ( em grego: ἐν τῇ ἀγορᾷ , "no mercado" ) em várias ocasiões ('diariamente'), para pregar sobre a ressurreição de Jesus. Alguns gregos o levaram a uma reunião no Areópago, o tribunal superior de Atenas, para se explicar.

Qual foi a quarta viagem missionária de Paulo?

A quarta viagem de Paulo começa em Jerusalém e termina em Roma. A maior parte da jornada é feita de navio. Há um relato dessa viagem em Atos 27-28.

Quantas foram as viagens missionárias de Paulo?

Nos Atos, relatam-se três viagens de Paulo: a primeira, liderada primeiro por Barnabé, levou Paulo de Antioquia até Chipre, passando depois pela Ásia Menor (Anatólia) e de volta a Antioquia.

O que é Areópago na Bíblia?

Significado de Areópago

substantivo masculino Antigo supremo tribunal de justiça de Atenas, conhecido pelo senso de justiça e pela integridade; encarregava-se do julgamento de casos religiosos e políticos. [Por Extensão] Conjunto formado por pessoas sábias ou por magistrados.

Por que a cruz era considerado loucura?

A cruz era a coisa mais humilhante que podia existir para um ser humano na face da Terra. Era símbolo de maldição, da maior humilhação que uma pessoa poderia sofrer. Nela, estavam os maiores pecadores e criminosos, que recebiam como pena de morte a crucificação.

Quando Paulo foi a Éfeso?

É possível que essa epístola tenha sido escrita quando Paulo esteve preso pela primeira vez em Roma, aproximadamente entre os anos 60 e 62 a.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org).

Qual a inscrição que Paulo viu em Atenas?

Paulo em Atenas

Pois, enquanto eu passava adiante e observei os objetos de sua adoração, encontrei também um altar com esta inscrição: 'A UM DEUS DESCONHECIDO'. O que, portanto, você adora na ignorância, isto eu anuncio a você.

Quantos deuses havia em Atenas?

Eram os quatro deuses, Zeus, Atena, Poseidon e Athena Nike (Vitória).

O que significa Atenas na Bíblia?

O que significa Atenas na Bíblia

Na época que o apóstolo Paulo viveu, Atenas era considerada a principal cidade da Grécia. Foi neste lugar que Paulo viveu por um tempo, e também foi ali o seu grande discurso no Areópago de Atenas, assim como vemos em Atos 17.

Quem foi que ungiu o apóstolo Paulo na Bíblia?

Ananias de Damasco – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual cidade foi a primeira viagem missionária do apóstolo Paulo?

A viagem inicia em Antioquia da Síria, a primeira viagem missionária do cristianismo. Os prota- gonistas Paulo e Barnabé são eleitos pelo Espírito Santo para o trabalho missionário. Após imporem as mãos sobre eles, a igreja constituída em Antioquia, os despedem.

Quanto tempo Paulo demorou para pregar o Evangelho?

Realiza diversas expedições missionárias pregando o evangelho de Jesus Cristo. Em 44, após pregar durante três anos, em Tarso, segue para Antioquia, capital da província da Síria, então a terceira cidade do império, logo após, segue para Roma e Alexandria. Nessa cidade tem início a missão entre os gentios.

Como era o Areópago em Atenas?

Areópago (em grego clássico: Ἄρειος Πάγος areios pagos, "Colina de Ares") era a parte noroeste da Acrópole em Atenas e também o nome do próprio conselho que ali se reunia. Além de supremo tribunal, o conselho também cuidou de assuntos como educação e ciência por algum tempo.

Qual foi o discurso de Estevão?

Discurso de Estêvão

Estêvão responde aos sumo sacerdotes com um longo discurso repleto de referências ao Antigo Testamento, uma demonstração de sue profundo conhecimento das Escrituras. A estrutura da narrativa pode ser dividida em duas partes.

O que era o Areópago de Atenas?

1. [ História ] Antigo tribunal ateniense. 2. [Figurado] Assembleia de sábios ou pessoas eminentes.

Qual é o objetivo de um missionário?

O missionário é quem realiza o trabalho missionário. Ele é uma figura comum dentro de diversas crenças, embora o termo seja essencialmente usado por pregadores do cristianismo. Ele realiza trabalho de promoção social em local que necessite de reavivamento de sua crença ou religião.

Qual o propósito de um missionário?

Seu propósito é convidar as pessoas a achegarem-se a Cristo, ajudando-as a receber o evangelho restaurado por meio da fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação, do arrependimento, do batismo, do recebimento do dom do Espírito Santo e da perseverança até o fim.

Qual objetivo dos missionários?

As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses.

Artigo anterior
Quais são as áreas de atuação do SUS?
Artigo seguinte
O quê sistema de avaliação de risco?