Qual o princípio mais importante do Código de Defesa do Consumidor?

Perguntado por: Mário Carlos Mota de Matias  |  Última atualização: 6. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (43 avaliações)

Princípio da proteção a práticas abusivas A ideia é garantir que aquele não venha agir de forma a abusar de sua posição. Este princípio do direito do consumidor está previsto no art. 39 do CDC.

Qual o princípio mais importante do CDC?

Princípio da Boa-Fé Objetiva

Mostra que o fornecedor deve ter conduta ética e respeito aos direitos do consumidor. Em síntese, cumprir as boas práticas nas relações de consumo.

Quais os princípios fundamentais do Código de Defesa do Consumidor?

Em 15 de março de 1962, o presidente dos Estados Unidos erigiu a proteção e defesa do consumidor como Política Nacional de Estado, fixando quatro princípios básicos que foram reconhecidos pelo ordenamento jurídico pátrio, são eles: direito de ser informado, de ser ouvido, de escolha, e à segurança.

Qual é o principal objetivo do Código de Defesa do Consumidor?

Suas normas objetivam regularizar as relações de consumo, protegendo o consumidor de prejuízos na aquisição de produtos e serviços. Desta forma, os consumidores com ciência de seus direitos, através de reclamações ou comprovação do não cumprimento do CDC, poderão acionar os órgãos de defesa (como o Procon e o Idec).

Quais são os principais pontos do Código de Defesa do Consumidor?

Cinco direitos que o consumidor tem e não sabe
  • 1) Tempo de garantia de um produto. ...
  • 2) Ressarcimento em dobro de cobranças indevidas. ...
  • 3) Direito a arrependimento nas compras pela internet, telefone e redes sociais. ...
  • 4) Suspensão gratuita de serviços de telefonia móvel, internet e TV por assinatura.

DIREITO DO CONSUMIDOR (Resumo) - Introdução, Princípios e Conceitos Mais Importantes do CDC

29 questões relacionadas encontradas

Quantos são os direitos básicos do consumidor?

Proteção da vida, saúde e segurança; Qualidade dos serviços públicos; Liberdade de escolha; Acesso à justiça; Informação; Proteção contra a publicidade enganosa ou abusiva; Facilitação da defesa dos seus direitos; Educação para consumo; Proteção contratual; Indenização.

Como se aplica o Código de Defesa do Consumidor?

A aplicação do Código de Defesa do Consumidor decorre diretamente da existência de uma relação de consumo, que pode ser entendida como relação jurídico-obrigacional que liga um consumidor a um fornecedor, tendo como objeto o fornecimento de um produto ou da prestação de um serviço.

Qual é o princípio básico de uma relação de consumo?

O princípio da boa-fé objetiva é considerado o mais importante na relação de consumo, na relação jurídica. E estabelece que entre as partes do vínculo jurídico deverá haver lealdade e cooperação, evitando condutas que possam lesar a expectativa da outra parte.

Quais princípios fundamentais orientam a proteção ao consumidor no Brasil?

  • Princípio da vulnerabilidade do consumidor. ...
  • Princípio da hipossuficiência do consumidor. ...
  • Princípio da intervenção estatal (princípio do dever governamental) ...
  • Princípio da boa-fé objetiva. ...
  • Princípio da informação. ...
  • Princípio da transparência. ...
  • Princípio da função social do contrato. ...
  • Princípio da adequação.

São princípios básicos expressos no art 4º do Código de Defesa do Consumidor exceto?

São princípios básicos expressos no art 4º do Código de Defesa do Consumidor exceto? São princípios básicos, expressos no art. 4º do Código de Defesa do Consumidor, exceto. Reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo.

O que é e qual a importância do Código de Defesa do Consumidor?

Com efeito, o CDC estabelece uma política nacional das relações de consumo, tendo como base filosófica a harmonia e o equilíbrio das referidas relações, a fim de conciliar a tutela e a proteção do consumidor com o desenvolvimento econômico e tecnológico do país.

Quais os benefícios do Código de Defesa do Consumidor?

Isso não apenas protege os consumidores, mas também oferece às empresas oportunidades para desenvolver estratégias mais seguras e assertivas. O entendimento e aderência às normas do CDC permitem lidar com consumidores insatisfeitos e problemas técnicos de maneira eficaz, prevenindo crises e processos judiciais.

Qual a importância do Código do Direito do Consumidor na interpretação jurídica de um contrato?

Dentre as disposições fundamentais do CDC, está aquela que determina a interpretação mais favorável ao consumidor (art. 47). O intérprete, diante de um contrato de consumo, deverá atribuir às cláusulas contratuais sentido que atenda, de modo equilibrado e efetivo, os interesses do consumidor.

Em qual princípio se baseia o direito do consumidor de receber informações claras e completas sobre produtos e serviços?

No Código de Defesa do Consumidor, o princípio da transparência fundamenta o direito à informação e está presente nos arts. 4º, caput, 6º, inc.

O que a Lei de defesa do consumidor proíbe?

O Código de Defesa do Consumidor proíbe publicidade enganosa ou abusiva. serviço, levando o consumidor a se enganar sobre suas características, quantida- de, origem, preço e propriedades. Também é enganosa a publicidade que deixa de informar dados essenciais do produto ou serviço.

O que é o princípio da vulnerabilidade do consumidor?

A vulnerabilidade é o conceito que fundamenta todo o sistema consumerista, o qual busca proteger a parte mais frágil da relação de consumo, a fim de promover o equilíbrio contratual. A vulnerabilidade da pessoa física consumidora é presumida (absoluta), mas a da pessoa jurídica deve ser aferida no caso concreto.

Quais são os princípios que orientam a política nacional das relações de consumo?

Alguns autores destacam como princípios fundamentais da política nacional das relações de consumo o da vulnerabilidade, do dever governamental, da garantia de adequação, da boa-fé nas relações de consumo, da informação e do acesso à justiça.

Quais são os direitos básicos do consumidor mencionados no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor?

O CDC prevê em seu art. 6º, inciso I, como sendo dos direitos básicos do consumidor, “a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos”; (BRASIL, 1990).

O que diz o artigo 4 do Código de Defesa do Consumidor?

Artigo 4º - A Política Nacional de Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendidos os ...

O que diz o artigo 5 do Código de Defesa do Consumidor?

5° Para a execução da Política Nacional das Relações de Consumo, contará o poder público com os seguintes instru- mentos, entre outros: I – manutenção de assistência jurídica, integral e gratuita para o consumidor carente; II – instituição de Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, no âmbito do Ministério ...

Onde não se aplica o Código de Defesa do Consumidor?

Não se aplica o Código de Defesa do Consumidor às relações entre acionistas investidores e a sociedade anônima de capital aberto com ações negociadas no mercado de valores mobiliários.

Quais são os direitos mais violados do consumidor?

Entre os exemplos de desrespeito mais citados estão a dificuldade de cancelar um serviço e de devolver ou trocar um produto (19%), a cobrança indevida (17%) e a venda de produtos danificados (15%). Ao responderem como se sentem quando tem seus direitos de consumidor desrespeitados, 70% disseram ficar revoltados.

É considerado Direito do Consumidor?

O Direito do Consumidor corresponde ao conjunto de normas e princípios que visam a cumprir um triplo mandamento constitucional: o artigo 5º, inciso XXXII, da Constituição Federal [1]; o artigo 170, inciso V, da Constituição [2], e o artigo 48 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) [3].

Quais são os cinco direitos fundamentais?

No Estatuto, eles estão divididos em capítulos, mas na vida estão misturados entre si.
  • Direito à vida e à saúde. ...
  • Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. ...
  • Direito à convivência familiar e comunitária. ...
  • Direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. ...
  • Direito à profissionalização e à proteção no trabalho.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre contratos?

Art. 46. Os contratos que regulam as relações de consumo não obrigarão os consumidores, se não lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prévio de seu conteúdo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreensão de seu sentido e alcance.

Artigo anterior
O que pode virar tuberculose?
Artigo seguinte
Quais os sintomas de rejeição do rim transplantado?