Qual o principal produto obtido no forno Cubilô?

Perguntado por: Gil Artur Torres de Lima  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (54 avaliações)

Entre os vários tipos de fornos de fusão a combustível, o forno Cubilô é quase que exclusivamente utilizado na produção de ferro fundido e Gusa.

O que o alto forno produz?

O alto forno produz ferro gusa como seu principal produto, contendo cerca de 4,5 % de carbono, 0,3 a 0,7 % de silício, 0,01 a 0,04 % de enxofre, no máximo 0,1 % de fósforo e cerca de 0,1 5 de manganês.

O que é um Cubilo?

Na sua essência o forno cubilô é um forno de fusão, cuja função é derreter a carga metálica utilizando como fonte de calor um combustível sólido, aquela pedra de carvão mais conhecida como coque. ... O princípio do cubilô está no uso do coque ou, no caso dos fornos a gás, nas esferas cerâmicas que o substituem.

Como funciona o forno Cubilo?

O forno cubilô trabalha com ferro-gusa, sucata de aço, calcário (para separar as impurezas), ferro-silício, ferro-manganês e coque, como combustível. Ele funciona sob o princípio da contra-corrente (como o alto-forno), ou seja, a carga metálica e o coque descem e os gases sobem. ... O ferro corre para a panela de fundição.

Quais são as duas matérias-primas principais para alimentar o alto forno?

Para a produção do ferro gusa em alto forno, são necessárias as seguintes matérias-primas para cada tonelada de material produzido:
  • Minério de ferro: cerca de 1700 Kg;
  • Coque (um tipo de carvão): cerca de 500 Kg;
  • Óxido de cálcio (CaO) ou óxido de magnésio (MgO): cerca de 140 Kg;
  • Ar quente: cerca de 1800 Kg.

explicando como se faz um forno cubilô

29 questões relacionadas encontradas

Quais são as matérias-primas carregadas no alto forno e como se dá posicionamento desta carga?

Para isso, o alto-forno utiliza como matérias-primas básicas a carga metálica (sínter, pelotas e minério granulado) e o combustível sólido (coque ou carvão vegetal), além de fundentes e injeções auxiliares de gás natural e carvão pulverizado (MOURÃO, 2007).

Qual é o principal combustível utilizado no alto forno no Brasil?

Combustível utilizado: gás misto, mistura de gases provenientes do próprio alto forno ( 86 a 94% de GAF ) e da coqueria ( 14 a 6% de GCO).

Como funciona o forno de indução?

Em um forno de indução, o material de carga de metal é derretido ou aquecido pela corrente gerada por um campo eletromagnético. Quando o metal se torna derretido, este campo também faz com que o banho se mova. Isto é chamado de agitação indutiva.

O que é um forno Reverbero?

Forno de revérbero

Os fornos de espera de revérbero são usados na fundição por gravidade e outras operações de fundição de alto volume. Geralmente são acionados a gás, já que o forno, por vezes, é usado para fundir alumínio, conforme requerido pelo processo de produção.

Como funciona o forno a arco elétrico?

Um arco elétrico é estabelecido entre cada eletrodo de grafite e a própria carga metálica (sucata). Ele (arco elétrico) é controlado por corrente e tensão, através de um um sistema de reguladores. Esse arco chega a temperaturas acima de 5000ºC localmente e serve como a principal fonte de calor para fundir o aço.

Quais são os produtos do forno Cubilô?

Entre os vários tipos de fornos de fusão a combustível, o forno Cubilô é quase que exclusivamente utilizado na produção de ferro fundido e Gusa. O consumo típico de coque é da ordem de 150 kg/ton.

Para que serve o ferro gusa?

O gusa é o produto imediato da redução do minério de ferro pelo coque ou carvão e calcário num alto forno. ... Os lingotes são então usados para produzir ferro fundido e aço, ao extrair-se o carbono em excesso.

Qual é a desvantagem do forno Cubilô?

Desvantagens: Dificuldade em controlar a composição química do ferro; Dificuldade em controlar as propriedades mecânicas do material; ... Apresenta a dificuldade de que quando se trata de obter grande quantidade de ferro fundido de uma só vez.

Qual é o combustível do alto forno?

3.1.2 Funcionamento do Alto-Forno

Como matérias-primas (carga metálica), utilizam-se o sinter, o minério granulado e a pelota. O principal combustível utilizado é o coque metalúrgico.

Qual processo de funcionamento de alto forno?

O alto-forno é um reator que funciona a contra corrente. A carga metálica, composta por sínter, minério granulado e pelota, em conjunto com o combustível (coque), são carregados, de forma controlada, pelo topo. O ar quente, enriquecido com oxigênio, é injetado na região inferior.

O que acontece na rampa do alto forno?

Rampa:- Região na qual as paredes do tronco de cone, tem inclinação de aproximadamente 80o com a horizontal. Possui, altura de aprox. 4 metros , sendo revestida com refratário de resistência a altas temperaturas, a ação corrosiva do metal fundido e da escória, e ao pêso da carga do forno.

Que tipo de panela usar em fogão de indução?

Cooktop por indução: panelas de aço inox, fundo triplo ou ferro fundido são ideais. Esse tipo de cooktop é o mais tecnológico de todos e leva calor às panelas por meio de ondas eletromagnéticas. Por isso, ele necessita de panelas para fogão de indução, próprias para o preparo dos alimentos por meio de indução magnética ...

Quanto gasta de energia um fogão por indução?

Se você utilizar um cooktop de quatro bocas que funciona por indução, tipo de fogão elétrico que pode ter um consumo médio por hora de até 7,5 kWh, durante uma hora todos os dias, pagará um total de R$ 177,75 na conta de luz ao final do mês (7,5 kWh multiplicado por 30 dias é igual a 225 kWh por mês; vezes o valor ...

Pode usar qualquer panela no fogão de indução?

Apenas panelas próprias para indução vão funcionar nesse tipo de cooktop. ... Para que aconteça a indução eletromagnética e o fogão seja ativado, a panela precisa ter um fundo com metal ferroso, normalmente em aço inox ou ferro fundido.

Quais são os combustíveis usados no alto forno para a produção de ferro-gusa?

O carvão vegetal é usado preponderantemente na produção de ferro gusa e aço. Na produção de ferro gusa, o carvão cumpre duas funções: como combustível para gerar o calor necessário à operação do alto-forno da siderúrgica e como agente químico para retirar o oxigênio durante o processo.

O que é injetado no alto forno para ajudar a queima do carvão coque?

A injeção de carvão vegetal pulverizado proporciona a redução do consumo de carvão vegetal (ou de coque de carvão metalúrgico) enfornado e o aumento da produtividade da usina.

Quais as principais partes do alto forno?

A estrutura do alto forno é alta, cilíndrica, com fundação e o forno, propriamente dito. Esse último tem três partes: cadinho, rampa e cuba. Cadinho – corresponde a parte onde se acumulam o metal fundido e a escória, resultantes das reações que ocorrem no seu interior.

Quais os insumos para o alto-forno o que acontece no interior do alto-forno qual o produto?

Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade. ... A escória é levada para os granuladores de escória.

Como é feita a distribuição de carga no interior do alto-forno?

A carga para abastecimento do Alto-Forno chega até o topo por meio de um transportador contínuo, sendo daí despejada em uma caçamba rotativa (12 a 17 rpm), localizada na tremonha superior.

Qual a função do calcário na carga do alto-forno?

O calcário atua como fundente, ou seja, ele reage pela sua natureza básica com as substâncias estranhas ou impurezas contidas no minério e no carvão – geralmente de natureza ácida – diminuindo o seu ponto de fusão e formando a escória, subproduto do processo clássico do alto-forno, em outras palavras, o calcário reage ...

Artigo anterior
O que é cultura e quais os tipos?
Artigo seguinte
Quando um servidor público pode ser exonerado?