Qual o principal órgão lesado em traumas abdominais fechados?

Perguntado por: Luís Dinis Neto Macedo  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (50 avaliações)

Em vítimas de trauma abdominal fechado, o baço é o órgão mais comumente afetado 1,2, o mais susceptível a lesões graves, e está associado com significante morbidade e mortalidade1. Trauma é a principal causa de morte em pessoas menores de 45 anos, 10% destas são secundárias aos traumas abdominais1.

Qual órgão mais acometido no trauma abdominal?

As vísceras mais atingidas no trauma abdominal aberto foram o intestino delgado, seguido de fígado, rins e cólon (Gráfico 6). Observou-se que os pacientes com trauma abdominal, também podem apresentar lesões associadas em outras regiões, caracterizando um politraumatizado (69,23%).

Qual a principal consequência do trauma abdominal fechado?

O trauma abdominal fechado pode ser associado à fratura da pelve, que leva à perda adicional de grande quanti- dade de sangue par a cavidade abdominal ou retroperitônio, sem sinais exter- nos de hemorragia.

O que pode causar um trauma fechado?

Trauma fechado ou penetrante pode lacerar ou romper as estruturas intra-abdominais. Lesão por trauma fechado pode alternativamente causar somente um hematoma em algum órgão sólido ou na parede de uma víscera oca. Lacerações.

O que caracteriza o trauma fechado?

No trauma fechado, duas forças estão envolvidas no impacto: mudança brusca de velocidade (aceleração ou desaceleração) e compressão. Elas podem ser resultantes de quedas, colisões automobilísticas, acidentes com pedestres, agressões, etc. Quando um veículo se choca contra um obstáculo fixo, ocorrem duas colisões.

Trauma abdominal fechado, identificação de lesões nos órgãos sólidos pela TC

24 questões relacionadas encontradas

Como identificar um trauma hemorrágico fechado?

Sinais inexplicáveis de perda sanguínea ou hipotensão em paciente cuja estabilização não seja possível e quando se esteja suspeitando fortemente de lesão intra-abdominal. Sinais claros e persistentes de irritação peritoneal. Evidência radiológica de pneumoperitônio condizente com ruptura de víscera.

Quais são os tipos de traumas fechados e abertos?

Para facilitar o estudo, os traumas abdominais foram divididos em: trauma aberto (ferimentos por armas de fogo ou por arma branca) e trauma fechado (contusão). Dentro de cada divisão foram analisadas as vísceras e as regiões associadas mais atingidas.

O que é um trauma aberto?

Trauma abdominal aberto é quando um objeto perfura o indivíduo causando descontinuidade dos tecidos. Sua gravidade baseia-se, sobretudo na possível existência de uma lesão visceral podendo levar à morte imediata por hemorragias e choque ou, tardiamente, por infecções.

Qual o órgão mais acometido no trauma por arma de fogo?

Nos traumatismos penetrantes por arma de fogo, o fígado é atingido em 30% dos casos, sendo que nos ferimentos por arma branca é o órgão abdominal mais frequentemente lesado, correspondendo a 40% das lesões orgânicas intra-abdominais (3).

Quais sinais indicam trauma abdominal contuso?

Os sintomas incluem dor e edema dos tecidosmoles ou hematoma. Lesões da parede abdominal podem mimetizar ou indicar apresença de lesão intra-abdominal mais extensa.

Qual a conduta no trauma abdominal fechado?

Conduta: lavado peritoneal ou ultra-som FAST. Situação 3: paciente com lesões múltiplas, estável, cuja lesão abdominal se existir não constitui perigo de vida imediato. Conduta: TC abdômen para detectar lesão de vísceras sólidas e ou líquido livre na cavidade.

Quais os cuidados de um paciente com traumatismo abdominal?

Cuidados com objetos empalados/encravados. ✓Não devem ser removidos; ✓Devem ser imobilizados ou fixados; ✓Se houver sangramento, deve-se realizar pressão direta com as mãos e compressas.

O que é trauma abdominal fechado contuso?

No trauma contuso de abdome, as vísceras são submetidas a movimentos de aceleração, desacele- ração, compressão e cisalhamento nas diversas dire- ções.

O que é uma lesão no abdômen?

A lesão no abdómen é comum e pode ser sem corte, de acidentes de trânsito ou quedas, ou penetrante, de tiros ou facadas. Estas lesões estão normalmente associadas a lesões nos órgãos abdominais, tais como o fígado, baço, rins, intestino e o seu revestimento, e grandes vasos sanguíneos.

Como tratar lesão no abdômen?

Alongamentos suaves dos músculos abdominais e contrações abdominais isométricas podem ajudar no processo de recuperação natural da função da musculatura. No entanto, tenha em mente que exceder o seu limite de dor pode comprometer o processo de recuperação. Portanto, qualquer movimento que cause dor deve ser evitado!

O que é Pneumoperitonio?

O pneumoperitônio é caracterizado pela presença de ar na cavidade abdominal. É identificado por meio da ra- diografia, onde a principal característica é a visualização de ar acima do diafragma. Seu tratamento corresponde a cirurgia de emergência.

O que acontece se o fígado for perfurado?

Uma lesão contundente pode provocar acúmulos de sangue dentro da estrutura de um órgão sólido (por exemplo, o fígado) ou na parede de um órgão oco (tal como o intestino delgado). Estes acúmulos de sangue são chamados hematomas.

O que é trauma hepático?

O trauma hepático complexo (graus IV e V) é evento infrequente, mesmo em grandes centros de trauma. A maior parte das lesões hepáticas são lesões de baixo grau, que requerem mínima ou nenhuma intervenção cirúrgica. Entretanto, lesões hepáticas complexas são associadas com alta morbidade e mortalidade2,15-18.

Quais são os tipos de traumas?

Quais os principais tipos de traumas?
  • Assalto. A vítima de assalto sofre uma pressão psicológica muito intensa enquanto está refém do criminoso. ...
  • Acidentes. ...
  • Violência sexual. ...
  • Abortos. ...
  • Mudanças drásticas na vida. ...
  • Fim de relacionamentos afetivos. ...
  • Perda de entes queridos. ...
  • Terapia cognitivo-comportamental.

O que é um trauma de extremidades?

O trauma de extremidades é um assunto complexo e amplo, que é definido como todas as lesões que afetam os membros superiores e inferiores, com maior prevalência em indivíduos politraumatizados.

Como são divididas as lesões?

As lesões primárias são as que ocorrem na pele que previamente não havia lesões, como as máculas/manchas, pápulas/placas, nódulos, vegetações, vesículas e bolhas. Já as secundárias são as decorrentes de alterações nas lesões primárias, como é o caso da liquenificação, do espessamento, da cicatriz e da úlcera.

Quais os 3 tipos de traumas?

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

Quais são os três tipos de trauma?

1 - Entorse 2 - Fratura 3 - Luxação 4 - Distensão ( ) Lesão em que há uma distensão dos ligamentos, mas não há deslocamento completo dos ossos da articulação.

Como descobrir se uma pessoa tem um trauma?

Entre os principais sinais de que a pessoa tem um trauma estão:
  1. Sentimento de ansiedade, pânico, desespero, apreensão, raiva, culpa, irritabilidade e desamparo;
  2. Capacidade de cognição alterada, que pode afetar o raciocínio lógico, a concentração, confusão mental e a memória de situações triviais;

Quais os sintomas de uma hemorragia interna?

Hemorragia interna: quando não é possível ver o sangramento. Requer também atenção, pois sinais como pressão baixa, pulso rápido e fraco, dor abdominal intensa, desmaios e palidez podem ser indicativos de hemorragia interna.

Artigo anterior
Qual foi o último estado brasileiro a se formar?
Artigo seguinte
Quantos dias de atestado pelo mesmo Cid?