Qual o principal objetivo do intraempreendedor?

Perguntado por: Cátia Costa  |  Última atualização: 18. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (50 avaliações)

O intraempreendedorismo é a atitude e a prática de ser empreendedor dentro de uma organização já existente. O principal objetivo de um intraempreendedor é melhorar e solucionar um problema que a empresa em que ele atua possui.

Qual é o objetivo do intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo consiste em encontrar oportunidades de empreender e inovar dentro da própria empresa. Ou seja, o conceito sugere aproveitar talentos da própria organização para encontrar oportunidades de inovar. Assim, com o apoio do negócio, eles podem desenvolver novos produtos, serviços ou processos.

Quais são as principais características do intraempreendedor?

Intraempreendedorismo é agir como empreendedor em uma empresa já estabelecida, usando das habilidades, inovação e criatividade dos colaboradores. As características dessa prática são a maior tolerância ao erro, o uso da estrutura e capital da empresa, a geração de ideias e soluções em prol da empresa.

O que motiva o intraempreendedorismo?

Quando as empresas não conseguem crescer, inovar ou ser competitivas no mercado, podem incentivar o intraempreendedorismo. Esse processo auxilia gestores e funcionários a pensar em formas de melhorar o desempenho da instituição, utilizando suas próprias habilidades e criatividade.

Quais são as vantagens de ser um intraempreendedor?

Vantagens do intraempreendedorismo
  • Incentiva a criatividade. ...
  • Reduz turnover. ...
  • Fomenta a inovação. ...
  • Melhora skills de colaboradores. ...
  • Promova a inovação aberta. ...
  • Capacite seus funcionários. ...
  • Propicie um ambiente para criatividade. ...
  • Crie lideranças motivadoras.

O que é intraempreendedorismo?

17 questões relacionadas encontradas

O que é ser um intraempreendedor?

Explicando o que é intraempreendedor

Um intraempreendedor é o profissional que empreende internamente em uma organização. Seja atuando em melhorias incrementais de processos internos, no desenvolvimento de novos produtos ou em casos onde há mais abertura, criando novas unidades de negócio.

O que é intraempreendedorismo exemplo?

O intraempreendedorismo é uma forma de empreender dentro da própria companhia. Trata-se de uma prática implementada por grandes empresas, mas que já é cada vez mais comum entre startups e organizações de diferentes portes. Assim, exemplos de intraempreendedorismo ganham repercussão pelo Brasil e em todo o mundo.

O que é preciso para ser um intraempreendedor?

Caminhos para fazer Intraempreendedorismo
  1. Identificar Oportunidades: Esteja atento a problemas não resolvidos, lacunas no mercado ou áreas onde a inovação é necessária dentro da organização.
  2. Propor Ideias: Desenvolva ideias inovadoras e crie um plano sólido para implementá-las.

Quem pode ser um intraempreendedor?

Quem pode ser um intraempreendedor? Nesse contexto, o intraempreendedor atua dentro de empresas já existentes, sendo responsável por ideias inovadoras e por implementá-las. Esse tipo de profissional é muito requisitado, principalmente em Startups e empresas em setores de alta competitividade.

Qual a importância do empreendedor e do intraempreendedor?

Enquanto o foco do empreendedor está em melhorias gerais, em testes e aplicações com seu público, o intraempreendedor está focado na criação de novas tecnologias, modelos de gestão, estruturação, melhorias no ambiente da companhia na qual está inserido.

Quais são os tipos de intraempreendedorismo?

Quatro formas de Intraempreendedorismo
  • 1 – Interação com startups externas sem relação societária. ...
  • 2 – Investimento em startups externas. ...
  • 3 – Startups formadas por colaboradores, sem relação societária. ...
  • 4 – Startups formadas por colaboradores que também são seus sócios.

O que é intraempreendedorismo e como funciona?

O intraempreendedorismo consiste em incentivar práticas empreendedoras entre os funcionários da própria organização empresarial. Para isso, é preciso buscar profissionais proativos, com habilidade criativa e com grande interesse em participar dos processos da organização.

Qual a diferença entre o empreendedor e o intraempreendedor?

Ambos os conceitos estão relacionados a criação de soluções que podem gerar retornos interessantes. Porém, o empreendedor está focado em melhorias que impactam a empresa na totalidade. Já os intraempreendedores tendem a procurar novas tecnologias e soluções que os ajudem no cotidiano de trabalho.

Qual a importância do intraempreendedorismo para as empresas?

Assim, um dos principais benefícios do intraempreendedorismo para as empresas é a possibilidade da inovação acontecer em seu ambiente sem que seja necessário destinar recursos demasiados e sem que seja necessário tirar o foco do que a empresa já realiza.

Como aplicar o intraempreendedorismo na empresa?

Como aplicar o intraempreendedorismo nas empresas?
  1. Fazer com que os colaboradores se sintam donos do negócio. ...
  2. Proporcionar mais autonomia e liberdade às pessoas. ...
  3. Horizontalizar a hierarquia. ...
  4. Motivar e recompensar os colaboradores. ...
  5. Investir em processos de inovação e design de serviço.

Quais são os principais impactos do intraempreendedorismo na empresa?

Assim, esse perfil de colaborador pode trazer os seguintes impactos para a empresa:
  • Aumento na satisfação do cliente;
  • Aumento na produtividade;
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • Novas oportunidades de negócios;
  • Novas ideias, mudanças e transformações.

Quais as desvantagens do intraempreendedorismo?

Contudo, a desvantagem mais preocupante do intra-empreendedo- rismo é que ele pode gerar “apadrinhamentos”, que, por sua vez, podem gerar falsas competências e estimular a premiação injusta.

Quais as características de um intraempreendedor necessário para o desenvolvimento de uma atitude empreendedora?

Pode-se dizer que o intraempreendedor é criativo, persistente, autoconfiante, dedicado, proativo, inovador, sabe identificar e criar novas oportunidades, tem capacidade de decidir por conta própria e correr riscos.

Quais as principais dificuldades do intraempreendedorismo?

Algumas das dificuldades que certamente o intraempreendedor enfrentará está no processo de implementação de uma inovação no processo ou no produto. Cada mudança representa uma ameaça para as pessoas, sobretudo porque faz parte da natureza humana manter o status quo, manter a situação atual.

O que é intraempreendedorismo Spin-off?

Intraempreendedor spin-off

Já o intraempreendedorismo spin-off se refere a projetos paralelos à atividade principal da empresa, que podem fugir completamente daquilo que a marca é conhecida por fazer. Então, o foco é expandir a oferta de serviços e ampliar o alcance de um público diferenciado.

Qual é a função de um empreendedor social?

O que é empreendedorismo social? Empreendedorismo social é um conceito que possibilita a construção de negócios cujo maior impacto são melhorias na sociedade. Ou seja, essas empresas existem, principalmente, para promover soluções que geram mudanças na realidade de pessoas e/ou comunidades vulneráveis.

O que não é intraempreendedorismo?

Enquanto o empreendedorismo se dá fora de uma empresa, o intraempreendedorismo ocorre dentro de uma empresa ou, pelo menos, é estimulado em razão do que acontece em suas dependências – o que pode acontecer em um contexto de trabalho remoto.

Quando surgiu o intraempreendedorismo?

A expressão intraempreendedorismo surgiu em 1985 com a ideia central de estimular o espírito empreendedor nos funcionários dentro da sua jornada de trabalho, permitindo que esses indivíduos criassem novos produtos e serviços, favorecendo o crescimento da empresa.

Qual o valor do intraempreendedorismo para as organizações?

O intraempreendedorismo incentiva o colaborador a apresentar soluções e usar a criatividade em benefício da empresa. Portanto, gera um ambiente mais favorável à inovação e ajuda a atrair os melhores talentos para as equipes.

Como você enxerga a importância do intraempreendedorismo no seu trabalho?

Por meio do intraempreendedorismo, colaboradores de uma empresa podem gerar crescimento e inovação a partir de uma visão interna e desenvolvimento pessoal. Como resultado, o colaborador consegue conquistar novos patamares na própria carreira enquanto a empresa colhe iniciativas mais inovadoras.

Artigo anterior
Onde tirar carteira de identidade de graça em Salvador?
Artigo seguinte
O que diz o artigo 55 do ECA?