Qual o principal método de obtenção da amostra de líquido ascítico para análise laboratorial?

Perguntado por: Tomás Matheus de Pinho  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (46 avaliações)

Líquido Ascítico/Líquido Peritoneal (LQA). A amostra é obtida pelo médico assistente através de paracentese, considerando que a técnica é contraindicada nos casos de paciente inconsciente não colaborativo com o procedimento, infecções na pele, gravidez e distensão intestinal.

Quais são as análises laboratoriais realizadas no líquido ascítico?

Os seguintes exames podem ser úteis conforme o caso: Citologia oncótica: avaliar hipótese de carcinomatose peritoneal. Adenosina-deaminase (ADA): quando acima de 40 U/L, sugere tuberculose. Triglicérides: se houver suspeita de ascite quilosa, que pode ser causada por neoplasia ou por cirrose e hipertensão portal.

Como é feita a análise laboratorial do líquido ascítico ou peritoneal?

A paracentese abdominal é um procedimento clínico que pode ser realizado à beira leito, no qual se faz uma punção abdominal para que se atinja a cavidade peritoneal e o líquido ascético seja removido.

Como é produzido o líquido ascítico?

O fluido peritoneal ou líquido peritoneal é um líquido claro, estéril e viscoso produzido sob a forma de ultrafiltrado do plasma, sob influência da permeabilidade vascular e das forças hidrostáticas e oncóticas. Seu volume não ultrapassa os 50 mL em indivíduos normais e seu aumento é designado Ascite.

Como é feita a coleta do líquido peritoneal?

Para a colheita de líquido peritoneal foi realizada a paracentese abdominal segundo a técnica de WHITE (1990), colhendo-se o líquido em frascos estéreis com EDTA a 10% para posterior análise laboratorial, avaliando-se: cor, aspecto, pH, densidade, proteínas totais e citologia (contagem e classificação).

AVALIAÇÃO LABORATORIAL DO LÍQUIDO ASCÍTICO E SEUS DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS

24 questões relacionadas encontradas

Como se chama a coleta de líquido peritoneal?

Este procedimento é denominado paracentese. A análise do líquido ascítico é a melhor forma para definição diagnóstica dos casos de ascite, sendo a paracentese abdominal a forma mais eficiente para confirmar o diagnóstico e determinar causa e possível contaminação do fluido.

Quais os riscos de uma paracentese?

Possíveis complicações

Apesar de, geralmente, a paracentese ser um procedimento seguro, é possível que surjam algumas complicações, como a perfuração de algum órgão do trato digestivo, hemorragia ou infecções do líquido ascítico ou da parede abdominal.

O que pode causar líquido na barriga?

A causa mais comum da barriga d'água, porém, costuma ser a cirrose hepática, uma doença crônica do fígado provocada pelos vírus B e C das hepatites e pelo uso abusivo de bebida alcoólica.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com ascite?

A expectativa média de vida de uma pessoa com ascite geralmente depende da causa e intensidade subjacentes dos sintomas. No geral, o prognóstico da ascite é muito ruim. A taxa de sobrevivência varia entre as semanas 20-58.

Quais doenças podem causar ascite?

As causas das Ascite estão relacionadas a patologias, como:
  • Insuficiência renal ou hepática.
  • Alguns tipos de câncer.
  • Alguns casos de pancreatite.
  • Infecções, como esquistossomose a tubérculo.
  • Cirrose hepática.

Qual é o teste recomendado para determinar se um líquido peritoneal é Transudato ou exsudato?

Para a caracterização dos derrames pleurais como transudatos ou exsudatos, recomenda-se que a amostra de sangue seja colhida simultaneamente à coleta do líquido para que a interpretação da relação pleural-sérica de proteínas e desidrogenase lática seja confiável.

Qual exame para detectar ascite?

Pode ser realizado pelo exame físico em casos em que há grande quantidade de ascite, mas os exames de imagem são mais sensíveis. A ultrassonografia e a TC podem mostrar quantidades bem menores de líquido (100 a 200 mL) do que o exame físico.

Qual a principal função do líquido peritoneal?

O líquido peritoneal ou ascítico se apresenta como uma ultrafiltração do plasma contido na cavidade peritoneal. Sua principal função é a proteção da cavidade abdominal, banhando-a e lubrificando-a, reduzindo, assim, o atrito entre os órgãos o que permite melhor mobilidade destes.

Qual exame para diagnosticar se uma pessoa tem cirrose?

Os exames de imagem (ultra-som, tomogra- fia ou ressonância ou ainda elastografia) ou uma endoscopia (pela presença de varizes no esôfago) podem auxiliar nesse diagnóstico.

O que é o líquido ascítico?

A ascite ou "barriga d'água" é o acúmulo anormal de líquido rico em proteínas no interior do abdômen, no espaço entre os tecidos que revestem o abdômen e os órgãos abdominais. A ascite não é considerada uma doença mas sim um fenômeno que está presente em várias doenças, sendo a mais comum a cirrose hepática.

O que é o GASA?

Gradiente albumina sérica e albumina do liquido ascítico (GASA) - O GASA é a diferença entre a albumina do soro e a albumina do líquido ascítico, os parâmetros devem ser colhidos simultaneamente. Relevante no auxílio do diagnóstico etiológico da ascite.

Quanto tempo a cirrose leva à morte?

A cirrose compensada, quando a pressão na veia portal se encontra em níveis normais a expectativa de vida e muito boa, em media de 12 anos.

Como eliminar ascite de forma natural?

Remédios caseiros para ascite
  1. Chá de dente-de-leão para ascite. O chá de dente-de-leão é um ótimo remédio caseiro para ascite, porque esta planta é um diurético natural, ajudando a melhorar o funcionamento dos rins e a eliminar o excesso de líquido que se acumulou na cavidade abdominal. ...
  2. Suco de cebola para ascite.

Quanto tempo dura a fase terminal do câncer?

Ana Cláudia Arantes: É uma média de permanência curta, aproximadamente 15 dias. Mas, ao mesmo tempo, há pacientes que chegam para morrer e vivem meses.

Como tirar líquido da barriga?

O melhor meio de retirar o excesso de líquido do abdômen é através de um procedimento chamado paracentese, que consiste na introdução de uma agulha ligada a uma bolsa coletora para drenagem do líquido ascítico. A paracentese é um procedimento simples, realizado com anestesia local e praticamente indolor.

Como saber se tenho líquido no abdômen?

A ascite pode causar grande desconforto e apresentar sintomas como:
  1. Ganho de peso.
  2. Inchaço abdominal.
  3. Sensação de plenitude ou distensão.
  4. Sensação de peso.
  5. Indigestão.
  6. Náuseas ou vômitos.
  7. Inchaço em outras regiões do corpo como membros inferiores.

Quais os sintomas de câncer no abdômen?

Sintomas de câncer abdominal
  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Cansaço;
  • Febre;
  • Perda de apetite e emagrecimento;
  • Prisão de ventre ou diarreia;
  • Vômitos;
  • Sangue nas fezes;

Quem não pode fazer paracentese?

Deve-se evitar fazer paracentese em pacientes com hematoma no lugar da punção ou com infecção nesse sítio. No caso de pacientes com cicatriz cirúrgica a paracentese deve ser realizada a vários centímetros de distância.

Quantas vezes Pode-se fazer paracentese?

O fato de a paracentese necessitar de uma frequencia semanal não acarreta perigo adicional, mas é um reflexo de uma doença avançada ou de difícil controle.

Quanto tempo dura uma paracentese?

O líquido abdominal se chama de ascite e se deve principalmente à doenças do fígado. Sua remoção/ paracentese pode demorar de 20 a 30 min e depende da quantidade de líquido acumulado no abdome.

Artigo anterior
O que substitui o leite da cadela?
Artigo seguinte
Quanto é o valor de um cômodo para pintar?