Qual o prazo previsto na CLT quanto à responsabilidade trabalhista do sócio retirante?

Perguntado por: Luana Helena Campos Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (61 avaliações)

O sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, mas apenas em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato. É o que prevê o artigo 10-A da CLT, inserido pela reforma trabalhista (Lei 13.467/17).

Quanto tempo o sócio retirante responde pela empresa?

1032 do Código Civil estabelece que o sócio retirante ou excluído só responde pelas obrigações da sociedade no prazo de até 2 (dois) anos após a averbação da sua retirada ou exclusão e o parágrafo único do artigo 1003 do mesmo diploma legal estabelece que até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, ...

Até quando vai a responsabilidade do sócio retirante?

"Art. 1.032. A retirada, exclusão ou morte do sócio, não o exime, ou a seus herdeiros, da responsabilidade pelas obrigações sociais anteriores, até dois anos após averbada a resolução da sociedade; nem nos dois primeiros casos, pelas posteriores e em igual prazo, enquanto não se requerer a averbação."

Até quando o sócio responde pela sociedade?

A relatora explicou que o artigo 1.003 do Código Civil estabelece que o cedente de cotas responde solidariamente com o cessionário, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigações que tinha como sócio, até dois anos depois de averbada a modificação do contrato social.

Como fica a responsabilidade do sócio na execução trabalhista?

Em resumo: a responsabilidade do sócio pelas dívidas trabalhistas da empresa, na qual tenha integralizado a sua parte das quotas, só pode ocorrer quando demonstrada a fraude na constituição ou desfazimento da sociedade e comprovada a insuficiência do patrimônio social para absorção das respectivas dívidas.

ART. 10-A DA CLT: Responsabilidade trabalhista do sócio retirante e segurança jurídica

24 questões relacionadas encontradas

Quem responde por dívida trabalhista?

Na falta de bens da empregadora para garantir os débitos trabalhistas, aplica-se a desconsideração da personalidade jurídica da empresa. E, então, todos sócios, inclusive os retirantes e os minoritários, respondem pelas dívidas contraídas pela sociedade.

Como funciona a Execução no Processo do Trabalho?

A execução trabalhista tem início quando há condenação e o devedor não cumpre espontaneamente a decisão judicial ou quando há acordo não cumprido. A primeira parte da execução é a liquidação, em que é calculado, em moeda corrente, o valor do que foi objeto de condenação.

O que diz a Súmula 430 do STJ?

«O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade não gera, por si só, a responsabilidade solidária do sócio-gerente.»

Qual a prescrição da ação de responsabilização dos sócios?

1003, parágrafo único do Código Civil, o ex-sócio responde pelo prazo de até dois anos a partir da averbação da alteração societária.

Qual é o prazo que o sócio que se retirar for excluído ou por causa de morte não se exime das responsabilidades pelas obrigações sociais anteriores?

Art. 1.032. A retirada, exclusão ou morte do sócio, não o exime, ou a seus herdeiros, da responsabilidade pelas obrigações sociais anteriores, até dois anos após averbada a resolução da sociedade; nem nos dois primeiros casos, pelas posteriores e em igual prazo, enquanto não se requerer a averbação.

Qual prazo do contrato de responsabilidade social?

O parágrafo único do art. 1.003 determina que “até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, responde o cedente solidariamente com o cessionário, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigações que tinha como sócio”.

Qual a responsabilidade do sócio que se retira da sociedade?

De acordo com o disposto nos artigos 1.003 e 1.032, do Código Civil, o sócio permanece responsável perante a sociedade e perante terceiros pelas obrigações que tinha como sócio pelo período de até dois anos após a averbação de sua retirada.

Como é determinada a responsabilidade subsidiária do sócio retirante?

>>>> Responsabilidade subsidiária: O sócio retirante irá responder somente pelas obrigações trabalhistas relativas ao período em que figurou como sócio. Exemplo: O sócio saiu da sociedade no ano de 2016. As obrigações de 2016 para 2017 não são de responsabilidade desse sócio.

Quanto tempo respondo por uma empresa?

Até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, responde o cedente solidariamente com o cessionário, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigações que tinha como sócio.

Como ocorre a responsabilização do sócio retirante na Justiça do Trabalho?

De acordo com o artigo 10-A da Consolidação das Leis do Trabalho “o sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio”.

O que acontece quando um sócio sai da empresa?

Em todos os casos, o sócio retirante da sociedade terá direito ao recebimento de sua respectiva participação societária em moeda corrente nacional. Isso se dá através de um procedimento contábil chamado apuração de haveres, no qual será apurado o valor da quota no momento da retirada do sócio.

Qual o prazo prescricional da ação de prestação de contas?

A ação de prestação de contas tem por base obrigação de natureza pessoal, aplicando-se, na vigência do atual Código Civil, o prazo prescricional de dez anos.

Quando começa a responsabilidade do cessionário?

O art. 1.003, parágrafo único do Código Civil estabelece que: “Até 2 ( dois ) anos depois de averbada a modificação do contrato, responde o cedente solidariamente com o cessionário, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigações que tinha como sócio”.

Como se dá a prescrição para a prestação de contas do advogado ao cliente?

Prescreve em cinco anos a ação de prestação de contas pelas quantias recebidas pelo advogado de seu cliente, ou de terceiros por conta dele (art. 34, XXI). Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação .

É legal a cobrança de ICMS com base no valor da mercadoria submetido ao regime de pauta fiscal?

É ilegal a cobrança de ICMS com base no valor da mercadoria submetido ao regime de pauta fiscal. Referências: CTN, arts. 2º, I, e 148.

O que configura dissolução irregular de sociedade?

A dissolução da empresa é considerada irregular quando “os sócios, ao invés de observarem o procedimento extintivo previsto em lei, limitam-se a vender precipitadamente o acervo, a encerrar as atividades e se dispersarem.” (Fabio Ulhoa Coelho, Manual de Direito Comercial, 16ª ed., São Paulo: Saraiva, p. 180).

O que é dissolução irregular da pessoa jurídica?

A dissolução irregular de sociedade é caracterizada pela inoperância das atividades da empresa, sem que ocorra a sua baixa na junta comercial e outras repartições competentes, ou seja, a dissolução irregular da sociedade comercial é o abandono da empresa sem que ocorra o seu correto encerramento.

Quais são as fases da execução trabalhista?

O processo trabalhista conta com 5 etapas: petição inicial, audiências, sentença, recursos e execução.
...
O que é e como funciona o processo trabalhista
  1. Petição inicial. Peça que dá impulso para a tutela jurisdicional. ...
  2. Audiências. É o momento das tentativas conciliatórias entre as partes. ...
  3. Sentença. ...
  4. Recursos. ...
  5. Execução.

Quanto tempo demora um processo trabalhista em fase de execução?

R: De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um processo trabalhista demora em média 2 anos e 4 meses para ser concluído. A fase de execução, por sua vez, que está relacionada ao pagamento da condenação, leva ainda mais alguns anos.

Qual o prazo para pagamento na execução trabalhista?

880 da CLT, o executado será citado para cumprir a decisão ou pagar o valor devido no prazo de 48 horas, ou indicar bens à penhora sob pena de serem penhorados bens tantos quantos bastem para garantir a execução.

Artigo anterior
Qual a origem do Galo da Madrugada?
Artigo seguinte
Quanto custa Mc Donalds em Dubai?