Qual o prazo para recorrer de sentença em mandado de segurança?

Perguntado por: André Vaz  |  Última atualização: 11. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (66 avaliações)

O PRAZO PARA INTERPOSIÇÃO DO RECURSO DE MANDADO DE SEGURANÇA E DE 5 DIAS.

Qual o prazo para interpor recurso em mandado de segurança?

Embora a Constituição não tenha fixado um prazo para que o Mandado de Segurança possa ser impetrado, historicamente, a legislação sempre fixou o prazo de 120 (cento e vinte) dias “contados da ciência, pelo interessado, do ato impugnado” (art. 23 da Lei 12.016/09, atual lei do Mandado de Segurança).

Qual recurso cabe contra mandado de segurança?

O recurso cabível contra decisão denegatória de mandado de segurança decidido em única instância pelos Tribunais Estaduais, Regionais Federais e o do Distrito Federal e Territórios é o recurso ordinário previsto no artigo 105 , II , alínea b , da Constituição Federal , configurando erro grosseiro a interposição de ...

É possível recorrer de mandado de segurança?

“Art. 18. Das decisões em mandado de segurança proferidas em única instância pelos tribunais cabe recurso especial e extraordinário, nos casos legalmente previstos, e recurso ordinário, quando a ordem for denegada”.

São cabíveis honorários de sucumbência em mandado de segurança?

A respeito da condenação nos honorários de sucumbência nas ações de mandado de segurança, o STF editou a súmula nº 512 que dispõe: Súmula 512: Não cabe condenação em honorários de advogado na ação de mandado de segurança. ... A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor.

MANDADO DE SEGURANÇA - Prazo, decisão final e recursos

16 questões relacionadas encontradas

Como executar um mandado de segurança?

É possível a execução nos próprios autos do Mandado de Segurança das parcelas vencidas a partir da data da impetração, conforme disposto no 4º do art. 14 da Lei nº 12.016 /2009 ( Lei do Mandado de Segurança ) e na jurisprudência do STJ.

O que fazer quando o mandado de segurança é negado?

Quando o mandado de segurança é negado, para que se possa recorrer à essa situação, utilizando uma ação ordinária, é preciso analisar a natureza jurídica da sentença, ou seja, qual foi o argumento utilizado pelo juiz. ... Nesse caso, o juiz não adentra ao mérito da situação, mas aprecia aspectos meramente formais.

O que é recurso em mandado de segurança?

Cabimento

Conforme já ressaltado anteriormente, o Recurso Ordinário é o meio processual cabível para rediscutir decisão denegatória de mandado de segurança – decididos em razão de competência originária dos Tribunais (2ª Instância ou Superiores).

Como derrubar um mandado de segurança?

Considerando o momento da impetração, o mandado de segurança pode ser repressivo quando a lesão ao direito já ocorreu. Seu prazo decadencial de 120 dias para se impugnar o ato deverá ser respeitado, na forma do art. 23 da Lei 12.016/2009: Art.

Qual a resposta para o mandado de segurança?

Para acionar a ação do mandado de segurança, é necessária a contratação de um advogado. O prazo para o impetrante entrar com o pedido na justiça é de 120 dias, a partir da data do conhecimento da violação (ou ameaça de violação) de um direito (líquido e certo) seu.

Quanto tempo leva para julgar um mandado de segurança?

Ademais, o prazo para o juiz de primeira instância julgar o mandado de segurança é de 5 (cinco) dias, contados depois que o processo lhe for concluso após o oferecimento do prazo de 10 (dez) dias para a autoridade coatora lhe prestar as informações devidas e, também, da oitiva do representante do Ministério Público ( ...

Quem tem legitimidade ativa para impetrar mandado de segurança?

O mandado de segurança poderá ser impetrado por qualquer pessoa física (brasileiros ou estrangeiros) e qualquer pessoa jurídica (privada ou pública). Até mesmo o estrangeiro não residente poderá impetrar mandado de segurança.

Onde deve ser impetrado o mandado de segurança?

O Superior Tribunal de Justiça tem entendido, em jurisprudência consolidada, que, do ponto de vista territorial, o mandado de segurança deve ser impetrado no foro do lugar onde a autoridade exerce suas funções.

Quem julga recurso ordinário em mandado de segurança?

Compete ao Superior Tribunal de Justiça - STJ julgar, em recurso ordinário, os mandados de segurança decididos em única instância pelos tribunais dos Estados, quando denegatória a decisão, nos termos do art. 105, inciso II, alínea b, da CF, do Art. 18 da Lei nº 12.016/09 ou Art. 1.027, inciso II, alínea a, do CPC/15.

Quando o mandado de segurança faz coisa julgada?

Se, no mandado de segurança, a sentença denegatória apreciou o mérito da causa, há coisa julgada sobre a matéria.

Como se executa a sentença em caso de concessão da ordem no Mandado de Segurança?

Após a concessão da segurança, deverá o juiz expedir ofício, através de oficial do juízo, ou por meio do correio, mediante correspondência com aviso de recebimento, o inteiro teor da sentença para a autoridade coatora e também à pessoa jurídica interessada (art. 13, caput, Lei 12.016/2009).

O que é mandado de sentença?

Sentença mandamental, para os que a admitem, é considerada aquela em que o juiz emite uma ordem, que se não for cumprida sujeita o réu a sanções [1].

O que é sentença concessiva?

A sentença concessiva do perdão judicial é declaratória da cxtinção da punibilidade, não subsistindo qualquer efeito condenatório. Referência: Cód. Penal, arts.

Onde protocolar o mandado de segurança?

O Tribunal de Justiça de Estado será competente no âmbito cível para julgar Mandado de Segurança impetrado em face de Governador de Estado, Tribunal de Contas do Estado e contra o próprio Tribunal de Justiça, conforme consta no próprio texto constitucional, in verbis : Art.

Onde deve ser impetrado o Mandado de Injunção?

Ao Superior Tribunal de Justiça, por sua vez, caberá processar e julgar originariamente o mandado de injunção quando a feitura da norma tocar a órgão, entidade ou autoridade federal, da administração direta ou indireta, desde que não sejam esses casos já açambarcados pela competência do Supremo Tribunal Federal e dos ...

Como usar o mandado de segurança?

O mandado de segurança é um instrumento jurídico, cuja finalidade é proteger direito líquido e certo, ou seja, provado por documentos, que tenha sido violado por ato ilegal ou abusivo de autoridade pública ou de agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

Quem pode impetrar um mandado de segurança coletivo?

Assim, de acordo com a lei não é qualquer interesse que pode ser objeto de mandado de segurança coletivo impetrado por partido político, mas sim apenas interesses relativos a seus integrantes ou à finalidade partidária.

Quais são os legitimados ativos e passivos do mandado de segurança?

No caso de mandado de segurança coletivo, a legitimidade é conferida a entes coletivos, como associações e sindicatos (art. 21, Lei 12.016/09). De outra monta, legitimado passivo para o mandado de segurança, normalmente, é a pessoa jurídica a cujos quadros o agente coator pertence.

São legitimados para a propositura do mandado de segurança coletivo?

São legitimados para a propositura do mandado de segurança coletivo os partidos políticos com representação no Congresso Nacional, as entidades de classe, as associações e as organizações sindicais em funcionamento há pelo menos um ano, na defesa dos interesses coletivos e dos interesses individuais homogêneos.

Qual é a natureza jurídica do mandado de segurança?

164) entende que a natureza jurídica do mandado de segurança, “Trata-se de uma ação constitucional civil, cujo objeto é a proteção de direito líquido e certo, lesado ou ameaçado de lesão, por ato ou omissão de autoridade Pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público”.

Artigo anterior
Quanto cresce unha por mes?
Artigo seguinte
Qual a característica das veias?