Qual o prazo para impugnar a contestação no Juizado Especial Cível?

Perguntado por: Manuel Carlos de Andrade  |  Última atualização: 20. November 2024
Pontuação: 4.1/5 (61 avaliações)

Prazos no Juizado Especial Cível. Em regra, o prazo de Contestação no JEC é de 15 dias úteis, contados do recebimento da carta de citação. Inclusive, essa regra consta do do Enunciado 13 do FONAJE.

Qual o prazo para impugnar no Juizado Especial?

O Projeto de Lei 882/22 estabelece que a defesa dos réus nos Juizados Especiais Cíveis deverá ser apresentada por escrito no prazo de 15 dias, a contar da data de realização da audiência de conciliação.

Como impugnar uma contestação no Juizado Especial?

A dica para fazer uma boa Impugnação é analisar e rebater principalmente as preliminares alegadas pela parte requerida, logo depois os fatos, o mérito e também os pedidos apresentando na Contestação.

Tem réplica no Juizado Especial Cível?

Em sede de Juizados Especiais, o julgador não é obrigado a conceder prazo para réplica à contestação, mas uma vez concedido por liberalidade, deve ser respeitado, sob pena de inobservância ao princípio da vedação à decisão surpresa.

Qual é o prazo para impugnar a contestação?

Anteriormente, no CPC/73, o prazo para a impugnação à contestação era de 10 dias. Entretanto, o CPC/15 alterou alguns prazos que se observaram irreais para certos tipos de ação em processos judiciais. Uma delas, então, foi a réplica que teve seu prazo alterado para 15 dias.

Como descobrir o prazo para apresentação da contestação no Juizado Especial Cível? assista ao vídeo

16 questões relacionadas encontradas

O que vem depois da contestação no Juizado Especial Cível?

Se o réu contestar a demanda, o procedimento comum entrará na fase Providências Preliminares. É o que chamamos informalmente de réplica.

É necessário impugnar a contestação?

Logo, a ausência de impugnação à contestação não caracteriza confissão ficta, não torna o fato incontroverso, nem inverte o ônus da prova, apenas induz presunção relativa de veracidade, perfeitamente passível de prova em contrário.

Pode pedir prazo para réplica no Juizado Especial Cível?

Sim, é possível dilatar o prazo da réplica à contestação, caso a quantidade de documentos seja grande ou complexa. A dilação precisa ser requerida pela parte, podendo ser deferida conforme prevê o Art. 437 §2º do CPC.

Qual a diferença entre réplica e impugnação a contestação?

Em um processo, a contestação é a primeira oportunidade que o réu tem de refutar os pedidos do autor da ação. Já a réplica permite que o autor da ação faça o mesmo. Porém, sua manifestação deve ser contrária aos fatos, fundamentos e provas que a defesa trouxe.

O que pode ser alegado na impugnação a contestação?

São elas: Alegação de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

O que acontece se não impugnar a contestação?

A ausência de impugnação específica pela reclamada, implica a presunção de veracidade dos fatos alegados na petição inicial, a teor do disposto no artigo 341 do CPC/2015 .

O que acontece se perder o prazo para impugnar contestação?

Após o decurso do prazo para apresentação da contestação não poderá mais o réu discutir o mérito em razão da preclusão do ato, no entanto o artigo 342 do Código de Processo Civil garante ao réu a possibilidade de levantar pontos que são discutidos na defesa processual, bem como outras peculiaridades que serão apontadas ...

Precisa de advogado para impugnar no Juizado Especial?

Mas atenção: No início da ação, não é necessário advogado. Mas em uma segunda fase do processo – se for necessário entrar com recurso contra a sentença - será obrigatório ser representado por um advogado.

O que diz o artigo 40 da Lei 9.099 95?

Art. 40. O Juiz leigo que tiver dirigido a instrução proferirá sua decisão e imediatamente a submeterá ao Juiz togado, que poderá homologá-la, proferir outra em substituição ou, antes de se manifestar, determinar a realização de atos probatórios indispensáveis.

Quais são os prazos no Juizado Especial Cível?

O prazo para interposição do recurso inominado é de, 10 dias, contados a partir da ciência da sentença, consoante preconiza o artigo 42º da Lei 9.099/95: Art. 42. “O recurso será interposto no prazo de dez dias, contados da ciência da sentença, por petição escrita, da qual constarão as razões e o pedido do recorrente.”

Como se contam os prazos no Juizado Especial Cível?

Os prazos processuais nos Juizados Especiais Cíveis, contam-se da data da intimação ou ciência do ato respectivo, e não da juntada do comprovante da intimação, observando-se as regras de contagem do CPC ou do Código Civil, conforme o caso (CNJ, s.d).

O que vem após a Réplica a contestação?

O que acontece depois da contestação? Depois da contestação, só é lícito ao réu deduzir novas alegações quando: I - relativas a direito ou a fato superveniente; II - competir ao juiz conhecer delas de ofício; III - por expressa autorização legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e grau de jurisdição.

O que vem depois da Réplica a contestação?

Depois da contestação, só é lícito ao réu deduzir novas alegações quando: I - relativas a direito ou a fato superveniente; II - competir ao juiz conhecer delas de ofício; III - por expressa autorização legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e grau de jurisdição.

Quando cabe a impugnação?

A impugnação a pessoas diz respeito a informar por que uma pessoa está impedida ou é suspeita para atuar num processo. Para melhor compreensão, temos um exemplo de suspeição, que acontece quando o magistrado tiver dinheiro para receber ou for devedor de uma das partes.

Quando começa a contar o prazo no Juizado Especial Cível?

2º da Lei 9.099/95) e no art. 42, interpretado pelo Enunciado nº 13 do FONAJE, que indica, categoricamente, que a contagem do prazo inicia-se da ciência da sentença. A interpretação literal não pode ser outra, conta-se o dia do começo, isso mesmo: NÃO EXCLUI O DIA DO COMEÇO, como no CPC.

O que acontece se apresentar réplica fora do prazo?

O que acontece se apresentar réplica fora do prazo? Cabe destacar que o não cumprimento do prazo para a apresentação da replica pode levar à preclusão. Ou seja, à perda do direito de apresentação da peça, o que pode prejudicar muito a tese do autor.

Até quando pode juntar provas no Juizado Especial Cível?

É lícito às partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados ou para contrapô-los aos que foram produzidos nos autos.

Qual o artigo da impugnação a contestação?

Então, a réplica a contestação é a oportunidade de o autor refutar os fatos, fundamentos e provas trazidas pelo réu na defesa, como dispõe o novo CPC: Art. 437.

Quem impugna a contestação?

Existindo a contestação deve o advogado da parte autora ORALMENTE impugnar as preliminares existentes (caso estas não existam apenas reitera-se o exposto na inicial, ou rebate algo que tenha sido explanada na contestação e que não exista na inicial).

Pode se juntar documentos na impugnação a contestação?

De acordo com a jurisprudência do STJ, é possível a juntada posterior de documentos, desde que seja respeitado o contraditório, não exista má-fé e não se refiram a prova essencial.

Artigo anterior
Qual a primeira causa do transtorno de movimento estereotipado?
Artigo seguinte
O que é considerado bagagem de mão Azul?