Qual o prazo para guardar documentos contabeis?

Perguntado por: David Valentim Moreira de Brito  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

A legislação determina que os documentos fiscais devem permanecer arquivados por cinco anos. Desta forma, cumpre-se o período de guarda dos documentos relacionados com os tributos no prazo de decadência e prescrição, previstos nos artigos 173 e 174 do Código Tributário Nacional (CTN).

Porque guardar documentos por 5 anos?

Dessa forma, quando o armazenamento não é feito pelo tempo correto, o seu negócio corre o risco de ser taxado novamente pela Receita Federal ou, até mesmo, ser multado por não apresentar o comprovante requisitado.

Qual o prazo de permanência de um documento?

Qual é o prazo de guarda dos documentos? O tempo de arquivamento, conforme determina a lei, não vai além de cinco anos. Essa medida evita o acúmulo de papel e de espaço por um tempo longo demais. Esse prazo se refere, na maioria das vezes, apenas à fase corrente, ou seja, aquela em que o documento ainda vigora.

Quanto tempo um documento pode ser arquivado?

5 anos. Obedece ao prazo previsto no Código Civil, Lei 10.406/02, art. 206, § 5º, I. Quando utilizado para efeito de abatimento em Imposto de Renda, deverá ser arquivado por 6 anos, juntamente com a Declaração.

Como podem ser definidos os prazos de guarda dos documentos?

A guarda e conservação de documentação destinada à defesa de interesses, públicos e privados, deve pautar-se pelos prazos decadenciais ou prescricionais fixados no direito positivo.

Tempo de Guarda - Documentos Fiscais, Contábeis e Trabalhistas

21 questões relacionadas encontradas

Quais documentos devem ser arquivados?

Alguns documentos administrativos precisam ser guardados por um tempo indefinido, seja nos computadores, em nuvem ou nos arquivos físicos.
...
6. Prazo de validade documental
  • Livros fiscais;
  • Nota fiscal de serviços;
  • Impressos fiscais;
  • Termos de ocorrência;
  • Atas;
  • Pedidos;
  • Boletins;
  • Revistas corporativas;

O que é temporalidade de documentos?

A maioria dos documentos dos órgãos públicos tem um período de validade predeterminado, conhecido como temporalidade do documento. Por esse motivo, os órgãos administrativos estabeleceram a existência de um instrumento para definição de prazos de duração e dos procedimentos a serem feitos.

O que é temporalidade de um documento?

O prazo de arquivamento — ou, como nos referimos anteriormente, a temporalidade do documento — é o período pré-definido em que os documentos devem permanecer guardados. Em outras palavras, é o seu tempo de vida útil.

Quanto tempo guardar atas?

Não há um prazo determinado é o histórico de registro das discussões do condomínio se entendi são as Atas que normalmente fica em livro e um livro fica um bom tempo para ser preenchido,por exemplo se um condomínio tiver 3 assembleias ao ano em 40 anos 120 Atas coladas em um livro seria dois ou no máximo três , isso ...

Qual o tempo de guarda de uma convocação?

Período: 5 anos. Cartas, circulares, editais e demais documentos relativos a convocação de Assembléias.

Quanto tempo guardar atestado médico na empresa?

Prazo de 5 anos:

Atestado Médico; Autorização para descontos não previstos em lei; Cartões, fichas ou livros de marcação de ponto; Comprovante de entrega da Comunicação de Dispensa (CD);

Por que devemos arquivar e manter guardados os documentos?

O arquivamento é de vital importância para o gerenciamento de informações e pode dar às empresas maior controle sobre seus processos de informações. À medida que a empresa cresce, ela cria mais dados – dados que precisam ser meticulosamente gerenciados e monitorados para serem utilizados adequadamente.

Por que as empresas devem guardar os documentos?

O arquivamento correto permite que a empresa tenha maior segurança fiscal, trabalhista e financeira, visto que ela não terá problemas relacionados à gestão ineficiente de documentos.

Por que ainda precisamos guardar documentos impressos?

No Brasil, o ciclo de vida do papel ainda é extremamente longo, podendo ultrapassar os 30 anos. A burocracia e a falta de leis específicas ainda fazem com que montanhas de papéis sejam arquivadas por muito tempo. São normas diferentes para cada tipo de documento.

O que é tabela de temporalidade de arquivos de documentos?

A tabela de temporalidade é um instrumento essencial à gestão de documentos, pois define os prazos de guarda e a destinação dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados.

Qual o conceito de tabela de temporalidade documental?

Uma tabela de temporalidade é uma ferramenta auxiliar da gestão de documentos. Ela evita perdas e extravios, assim como indica o período de armazenamento de cada arquivo, de acordo com o que a legislação determina. Devido a suas características, um dos benefícios é a facilidade de busca de documentos.

Qual a função da tabela de temporalidade?

Tabela de Temporalidade - É o instrumento arquivístico que estabelece os prazos de guarda e a destinação final dos documentos produzidos e recebidos pelo Senado Federal e pelo Congresso Nacional no exercício de suas funções e atividades administrativas e legislativas.

Qual a importância da tabela de temporalidade de documentos?

A necessidade da utilização da tabela de temporalidade no arquivo é de extrema importância, pois a tabela traz as definições como, o assunto do documento, o código de classificação, o prazo de guarda e a sua destinação final.

O que é tramitação de um documento?

Tramitação é toda movimentação de documento, avulso ou processo, ocorrida interna ou externamente no Ifes. Toda tramitação de processo deve ser registrada no Protocolo ou unidade protocolizadora, com isso, haverá um controle da movimentação visando a pronta prestação de informação sobre sua localização.

Quais são os documentos permanentes?

Arquivo Permanente:

É quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. Normalmente ele passa a ter um valor histórico. São utilizados para consulta para saber como tudo evoluiu. São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados.

Qual a melhor forma de arquivar documentos?

Quais são as principais dicas para arquivar documentos de forma eficiente?
  1. Entenda as características dos documentos da empresa. ...
  2. Faça triagem de seus documentos. ...
  3. Estabeleça regras para acesso aos documentos. ...
  4. Defina os locais de arquivamento dos documentos. ...
  5. Arquive documentos contábeis por assunto e em ordem crescente.

Quando devo arquivar uma demanda?

Porque e quando devo arquivar minhas demandas? É recomendado que sempre após responder a um documento que chegue à caixa de entrada do seu setor seja feito o arquivamento do mesmo.

Como se classifica um documento?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.

Artigo anterior
O que é ramal trem?
Artigo seguinte
Como foi a morte de Ares?