Qual o prazo para falar sobre esclarecimentos do perito?

Perguntado por: Rúben Gomes Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (17 avaliações)

§1º As partes serão intimadas para, querendo, manifestar-se sobre o laudo do perito do juízo no prazo comum de 15 (quinze) dias, podendo o assistente técnico de cada uma das partes, em igual prazo, apresentar seu respectivo parecer.

Quando o juiz pede esclarecimentos?

- O pedido de esclarecimentos pode ser apresentado, pelas partes, após o laudo pericial, sob a forma de quesitos, e voltam-se à elucidação das conclusões a que chegou o perito - Deixa de cumprir o que determina o art.

Qual o prazo para o perito comunicar as partes?

O laudo pericial deve ser protocolado em juízo em prazo a ser fixado pelo juiz, que deverá ser 20 (vinte) dias antes da audiência de instrução e julgamento (Art. 477 do Novo CPC). As partes serão intimadas para manifestação acerca do laudo pericial, com prazo de 15 (quinze) dias para tal.

O que significa apresentação de esclarecimentos ao laudo pericial?

Após a apresentação de seu laudo final, podem surgir pedidos de esclarecimentos, que servem para dirimir eventuais dúvidas, das partes ou do magistrado, a quem não compete a obrigatoriedade de domínio sobre a área contábil.

O que vem depois da apresentação de esclarecimentos ao laudo pericial?

Ainda assim, após a apresentação do laudo pericial, o perito assistente deve oferecer parecer, complementando ou solicitando esclarecimentos ao perito do juízo, em caso de resposta a quesito com adoção... ... laudo do perito oficial.

PRAZO PARA ENTREGA DO LAUDO PERICIAL

21 questões relacionadas encontradas

O que acontece depois que o perito apresenta os cálculos?

Após a apresentação de cálculos trabalhistas pelo reclamante é concedido o prazo geralmente de 10 dias para que a reclamada apresente a contestação de cálculos. Costuma-se dizer que a Sentença é líquida e isso pode dar a entender que o processo de confecção de cálculos, homologação e execução é simples e rápido.

O que acontece depois da impugnação do laudo pericial?

A manifestação discordante, ou impugnação ao laudo pericial, deve contemplar todos os pontos passíveis de contestação do laudo em questão. Portanto, é função do Assistente Técnico identificar as falhas no laudo pericial e contestá-las.

Como contestar laudo pericial?

O pedido para impugnar o laudo pericial precisa ser documentado. Nele, é necessário que se apresentem refutações legítimas ao resultado apresentado pelo profissional perito. Não basta que a parte apenas entre com essa solicitação de impugnação.

Como manifestar sobre laudo pericial?

A manifestação ao laudo é feita pelo advogado ou assistente técnico responsável pelo caso. Nela, devem constar sólidos argumentos que justifiquem a concordância. De acordo com o Código de Processo Civil (CPC), de 2015, em seu artigo 473, o laudo pericial deverá trazer: A exposição do objeto da perícia.

Como apresentar um laudo?

Deve marcar um prazo razoável, para que o Perito Judicial presente um Laudo Pericial amplo, detalhado e acima de tudo CONCLUSIVO da VERDADE que Se busca com a Perícia. Art. 433. O perito e os assistentes técnicos apresentarão o laudo em critério pelo menos dez (10) dias antes da audiência de instrução e julgamento.

O que o perito deve comunicar as partes?

Ao ser intimado para dar início aos trabalhos periciais, o perito do juízo deve comunicar às partes e aos assistentes técnicos: a data e o local de início da produção da prova pericial contábil, exceto se designados pelo juízo.

Quais são as fases processuais de uma perícia?

Geralmente, uma audiência de instrução e julgamento será feita pelas etapas: Tentativa de Conciliação. Argumentação do perito. Produção de provas orais.

Quando o perito não se manifesta?

“Art. 432. Se o perito, por motivo justificado, não puder apresentar o laudo dentro do prazo, o juiz conceder-lhe-á, por uma vez, prorrogação, segundo o seu prudente arbítrio.”

O que significa audiência de esclarecimento?

Audiência de esclarecimento de laudo do perito judicial – I. ... O advogado pode não entender o que o perito diz no laudo. Havendo pontos obscuros, ele pode peticionar, requerendo que o perito esclareça o laudo em audiência. Junto, deverá anexar à petição as perguntas que pretende fazer na audiência.

Para que serve o pedido de esclarecimentos ou ajustes do saneador?

Como dito, o objetivo da medida é permitir o aprimoramento do saneamento processual e todos os envolvidos no processo devem colaborar para que a tutela jurisdicional seja efetiva. De modo que além do autor e do réu, podem apresentar PEAS o Ministério Público, os intervenientes, o amicus curiae etc.

O que são quesitos suplementares e quesitos para esclarecimentos?

Em conclusão, verifica-se que os quesitos preliminares são os quesitos iniciais apresentados no prazo de 5 dias após a designação da prova, os quesitos suplementares ou complementares são os apresentados durante as diligências e, por fim, os quesitos de esclarecimento são aqueles apresentados após o protocolo do laudo ...

Quando o juiz pode desconsiderar laudo pericial?

De acordo com o artigo 436 do Código de Processo Civil, o Juiz não fica vinculado ao laudo pericial, podendo formar a sua convicção a partir de outros elementos ou fatos provados no processo.

Como contestar laudo do INSS?

A primeira contestação, você fará através do site ou aplicativo Meu INSS. Escolhendo a opção recurso ordinário. Se novamente o auxílio-doença for indeferido, você terá um prazo de 30 dias para recorrer na segunda instância, através do site ou aplicativo Meu INSS. Neste caso, o recurso é chamado de especial.

Como contestar laudo psicológico?

Para reverter um condenação com um laudo de um psicólogo sem qualquer qualificação técnica, o advogado terá apresentar um contralaudo. Por isso a contratação de um profissional qualificado na área da psicologia forense é de extrema importância.

O que fazer quando o laudo pericial é desfavorável?

Se o seu laudo pericial não preenche os requisitos, aborde isso em preliminar na sua impugnação de laudo pericial desfavorável e peça a intimação do perito para complementar o laudo pericial.

O que não deve constar no laudo pericial?

§ 1o No laudo, o perito deve apresentar sua fundamentação em linguagem simples e com coerência lógica, indicando como alcançou suas conclusões. § 2o É vedado ao perito ultrapassar os limites de sua designação, bem como emitir opiniões pessoais que excedam o exame técnico ou científico do objeto da perícia.

O que quer dizer manifestação sobre a impugnação?

Impugnação significa contestar, contrariar, refutar uma ideia contrária, apresentando argumentos para tal. No processo civil, é um dos elementos mais comuns utilizados pelo advogado. Afinal, o trâmite processual pode ser entendido como um debate de argumentos e versões entre autor e réu.

Quanto tempo o processo fica com o calculista da Vara?

Na avaliação da servidora, quando o processo tem mais de um autor ou réu, o cálculo também fica complicado. "Processos mais difíceis demoram cerca de dois dias, já os mais simples de três a quatro horas", conta.

Quanto tempo leva para o juiz dar a sentença de uma perícia judicial?

Contestação da perícia (talvez não aconteça por não precisar da perícia): 30 dias; Depoimento de testemunhas (se for preciso) em outro lugar (cidade ou estado diferente): cerca de 90 dias: Prazo para razões finais (informações finais trazidas pelo advogado e pelo INSS): 45 dias; Prazo para sentença: entre 3 e 6 meses.

Artigo anterior
Pode comer queijo estufado?
Artigo seguinte
Qual é o antecessor de 6?