Qual o prazo para enviar o SST?

Perguntado por: Vanessa Doriana Loureiro de Soares  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (34 avaliações)

Prazo do primeiro envio : devem ser enviados até o dia 15 do mês seguinte a realização, no mês de janeiro, esse envio será até dia 15/02/2022. O evento deve ser enviado até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao da realização do correspondente exame (ASO).

Qual prazo para envio SST?

S-2220: até o dia 15 do mês seguinte à realização da admissão ou exame ocupacional; S-2240: até o dia 15 do mês seguinte à realização da admissão, alteração nos fatores ambientais ou data da obrigatoriedade (carga inicial).

Foi prorrogado o envio do SST eSocial?

? Resumindo: quem sempre teve obrigatoriedade do PPP papel continua com esta obrigatoriedade e também aos eventos de SST no eSocial já ao longo do ano de 2022, e quem nunca teve obrigatoriedade do PPP papel, só terá obrigatoriedade dos eventos de SST no eSocial a partir de 01/01/2023.

De quem é a responsabilidade do envio do SST?

A FENACON já se manifestou e reforçou que a responsabilidade dos envios dos eventos de SST (Saúde e Segurança no Trabalho) ao eSocial não é da contabilidade, mas sim da gestão de SST da empresa.

Quem tem que enviar SST no eSocial?

As médias, pequenas, microempresas e MEIs terão de transmitir os eventos relativos à Segurança e Saúde do Trabalhador (SST), também chamada de fase 4, no eSocial com as Normas Regulamentadoras (NRs) alteradas em vigor. Por isso, o Tome Nota traz o assunto como chamada principal em janeiro de 2022.

Prazo de Envio dos eventos de E-Social SST

36 questões relacionadas encontradas

Como funciona o envio do SST?

Como enviar os eventos SST

Fazendo um cadastramento manual com base nas informações funcionais da empresa/empregado e dados extraídos dos laudos PCMSO/LTCAT. Gerando e enviando os eventos através do software de SST próprio do empregador ou da clínica prestadora de serviços.

Quando entra em vigor o eSocial SST?

O novo cronograma e o leiaute do eSocial SST publicados pela Portarias nº 76, em 23 de outubro de 2020, e Manual de Orientação do eSocial S-1.0 (MOS S-1.0), em 27 de abril de 2021, confirmam a entrada do eSocial para a Saúde e Segurança do Trabalho em 2021 e apresentam seu novo leiaute.

Qual o novo cronograma de envio de eventos do eSocial em relação aos eventos de SST?

Ela vai alterar o prazo de envio dos eventos SST para as empresas dos grupos 2 e 3. O cronograma de implantação do eSocial foi dividido em grupos, e hoje, dia 10 de janeiro de 2022, as empresas do grupo 2 e do grupo 3 devem começar a enviar os eventos SST pelo eSocial, mas isso pode mudar.

O que mudou no eSocial 2022?

O eSocial 2022 trouxe algumas mudanças, relacionadas com a maneira como ele deve ser entregue, às quais as empresas devem se adaptar. De acordo com a Portaria MTP nº 313/21, as empresas estarão obrigadas a enviar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) por meio do eSocial.

Como transmitir o SST?

6 - Selecione o quadro '[x] Vincular outro responsável para o envio dos eventos de SST', caso queira enviar os eventos de SST por outro certificado, seja de um médico ou clínica, ou pelo próprio certificado da empresa (caso utilize o certificado do contador no dia a dia);

Como enviar Aso para o eSocial domínio?

Como cadastrar Monitoramento da Saúde do Trabalhador e enviar o S-2220 ao eSocial - ASO?
  1. 1 - Clique no botão [Novo];
  2. 2 - Na guia GERAL, no quadro DADOS DO ATESTADO, no campo:
  3. 3 - No quadro DADOS DO MÉDICO EMITENTE DO ASO, informe o médico que consta no atestado;

Como enviar o ASO para o eSocial?

Para enviar o atestado de saúde ocupacional no eSocial, ou seja, transmitir um evento S-2220, é necessário atender a certos pré-requisitos. Isso quer dizer que antes de enviar um novo ASO é preciso que os eventos S-2190, S-2200 e/ou S-2300 relacionados ao trabalhador já estejam registrados no sistema.

Qual o novo cronograma do eSocial?

Os eventos da 4ª Fase, referentes aos eventos de SST, terão início no dia 13 de Outubro (2021), pelo Grupo 1. Os Grupos 2 e 3 (pessoas jurídicas e físicas) entram em obrigatoriedade apenas em 2022, no dia 10 de Janeiro. O Grupo 4 é o último do cronograma, com data para 11 de Julho de 2022.

Quais foram as mudanças no eSocial?

Portanto, as principais mudanças em relação às versões anteriores do eSocial são as seguintes: redução do número de eventos; expressiva redução do número de campos do leiaute, inclusive pela exclusão de informações cadastrais ou constantes em outras bases de dados (ex.: FAP);

Quando começa a 3 fase do eSocial?

As participantes do grupo 3 do eSocial são caracterizadas como empresas optantes pelo Simples Nacional. Elas também já cumprem parte das exigências, mas iniciam uma nova fase no dia 10 de maio de 2021, com foco em Folha de Pagamento.

Qual a terceira fase do eSocial?

Na Terceira fase de entrega do eSocial as empresas efetuarão a entrega do os eventos periódicos. Então, basicamente nesta etapa será realizada a entrega dos processamentos da empresa e seu fechamento periódico.

Quais as três fases de entrega do E-social?

Quais os Eventos que Integram as Fases do eSocial
  • Fase 1: Cadastro do empregador e tabelas.
  • Fase 2: Dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos).
  • Fase 3: Folha de pagamento.
  • Fase 4: Substituição da GFIP (Guia de Informações à Previdência Social) e compensação cruzada.

Quando enviar a DCTFWeb do Grupo 3?

Conforme divulgado em julho, neste mês de outubro as pessoas físicas e jurídicas do 3º grupo devem passar a informar os eventos periódicos da folha de pagamento através do eSocial.

O que muda no e social em 2021?

E quais mudanças estavam programadas para o mês de maio de 2021? A entrada em produção do Novo eSocial Simplificado (versão S-1.0) e a obrigatoriedade do envio dos eventos de folha de pagamento para o terceiro grupo, que abrange empresas menores, inclusive as optantes pelo Simples, além de empregadores pessoas físicas.

O que vai mudar no eSocial 2021?

O novo sistema possui um leiaute (estrutura de dados) novo, sendo que informações já constantes de outros bancos de dados oficiais não são mais solicitadas, o que reduz a quantidade de informações e facilita o preenchimento. Além disso, as regras do sistema foram flexibilizadas, permitindo mais agilidade e menos erros.

O que mudou no e Social 2020?

O que muda no eSocial 2020? As principais mudanças no eSocial em 2020 estão relacionadas a simplificação da plataforma e divisão de categorias. Antes de explicarmos isso detalhadamente, é importante que você conheça mais sobre esse sistema e entenda sobre as suas principais funcionalidades.

Como está o eSocial hoje?

Em 2019, correram muitos boatos dizendo que o eSocial seria extinto. Porém, isso não se confirmou. O Governo Federal optou por continuar utilizando o eSocial como uma plataforma para o envio de informações previdenciárias e trabalhistas das empresas.

Como enviar evento S-2220?

Evento eSocial S-2220 deve ser entregue até 10 de janeiro de 2022 através do sistema online do governo. O eSocial S-2220 é um dos eventos de segurança do trabalho que precisa ser entregue pelas empresas até 10 de janeiro de 2022.

Artigo anterior
Pode usar naftalina no Guarda-roupa?
Artigo seguinte
É vantagem comprar Air fryer?