Qual o prazo para entregar a ata de assembleia de condomínio?

Perguntado por: Diana Kelly Teixeira Cunha  |  Última atualização: 13. März 2022
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O prazo para registro de ata de assembleia é de 30 dias, assinado pelo representante legal da entidade constando qualificação completa, com indicação de nome completo, CNPJ e endereços da Associação, solicitando a averbação da ata.

Qual o prazo para entrega da ata de condomínio?

A convenção sendo omissa, recomenda-se respeitar o prazo de oito dias previsto pela Lei 4591/64. O não atendimento da entrega da ata aos condôminos em prazo razoável, implica no comprometimento do princípio da transparência, o qual quando atingido, pode levar a insatisfação e desconfiança dos condôminos.

É necessário registrar ata de condomínio?

É preciso registrar a ata em cartório? O Código Civil não determina essa obrigação, portanto o síndico deve realizar esse procedimento apenas se for exigido pela Convenção.

Quanto custa para registrar uma ata de condomínio?

A Comissão de Direito Imobiliário da OAB entende que o mero registro de uma ata acarreta a cobrança de apenas R$ 10,71 (podendo ser cobrado um acréscimo de R$ 6,31 por cada folha arquivada a partir da segunda página), sendo, portanto, abusivo exigir até 107 vezes esse valor com base na tabela progressiva do cartório, ...

O que precisa para registrar ata de condomínio?

- A ata deve conter, no mínimo: nome do condomínio, seu endereço, a data de sua realização, a hora de início da assembleia e seu quórum em primeira e segunda chamadas, e em, seguida os assuntos nela tratados e discutidos.

Como redigir e distribuir ata de assembleia | Série: Especialistas

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O que é preciso para registrar uma ata?

Documentos necessários

01 via Requerimento dirigido ao Registro Civil de Pessoas Jurídicas assinado no prazo de 30 dias, pelo representante legal da entidade, constando qualificação completa, com indicação de nome completo, CNPJ e endereço da Associação, solicitando a averbação da Ata (art. 121 da lei n. 6015/73, Art.

Como fazer a primeira ata de condomínio?

Como criar a ata durante as assembleias
  1. Distribua uma lista de presença.
  2. Preencha o máximo de informações que conseguir antes do início da reunião.
  3. Registre todas as ações e deliberações da assembleia.
  4. Se for solicitado, anote também um resumo das discussões.

Qual o valor do registro de uma ata em Cartório?

Custo: R$ 100, em média, é o custo logístico para registro da ata na cidade de São ... Importante: os cartórios cobram o mesmo preço para registrar a ata física ou ...

Qual o valor do registro de uma ata no Cartório?

As atas notariais que digam respeito a assuntos não patrimoniais são cobradas por folha, sendo a primeira no valor de R$ 531,54 (quinhetos e trinta e um reais e cinquenta e quatro centavos) e as demais R$ 268,41 (duzentos e sessenta e oito reais e quarenta e um centavos).

Quanto tempo demora para registrar uma ata?

O prazo para registro de ata de assembleia é de 30 dias, assinado pelo representante legal da entidade constando qualificação completa, com indicação de nome completo, CNPJ e endereços da Associação, solicitando a averbação da ata.

Quais atas devem ser registradas?

Em Cartório devem ser registrados, inicialmente, a ata de Fundação, contendo aprovação do Estatuto e primeiras eleições e posse dos órgãos estatutários, assim como o próprio Estatuto em si, obrigatoriamente vistado por Advogado, contendo a coleção de regras que disciplinará a existência e funcionamento da entidade ora ...

Quem assina a ata do condomínio?

Obrigatoriamente o presidente e o secretário e, facultativamente, o síndico. Os condôminos podem também assinar o documento, quando lavrado no momento da assembleia, sendo que geralmente os condôminos assinam uma lista de presença que faz parte da ata.

Quem deve assinar a ata de condomínio?

Apesar de facultativa, a assinatura de todos faz com que o documento seja mais consistente. O presidente e o secretário são os últimos a assinar, concluindo a Ata da assembleia. Importante frisar que a assinatura do síndico não é obrigatória.

O que é aprovação da ata?

A ata é um documento fiel do que foi discutido e aprovado na assembleia, de acordo com o edital. Assuntos que não fazem parte da prdem do dia não precisam constar na ata ja que não terão validade. A ata é redigida pelo secretário e aprovada pelo Presidente.

Como fazer uma ata de reunião de condomínio?

Obrigatoriamente, a ata de assembleia deverá conter:
  1. nome do condomínio;
  2. se é uma assembleia ordinária ou extraordinária;
  3. data, hora e lugar;
  4. nomes do presidente e do secretário;
  5. lista de condôminos presentes e ausentes;
  6. lista de pautas e deliberações;
  7. informação se há quórum presente;

O que é registro de ata?

Ata é o documento na qual se registram de modo objetivo, claro e com fidelidade as ocorrências de uma reunião. O conteúdo de uma ata pode ser levado à publicidade em jornais para conhecimento dos interessados ou para atender à legislação.

Quando uma ata tem validade?

Com ou sem registro, a ata é válida para sempre. Exceto se outra decisão de assembleia posterior revogar alguma de suas deliberações. Toda decisão de Ata é valida até que haja outra Ata que determine nova regra, assim que rege as decisões em Ata, ou seja decisões em Assembléias lavradas em Ata e registrada em Cartório.

Onde registrar ata de eleição de síndico?

As atas de assembleias de condomínios edilícios que não tratem de alterações na convenção ou no regimento interno podem ser registradas em qualquer Cartório de Títulos e Documentos, pois são atos autônomos que não se sujeitam aos princípios da territorialidade e da continuidade.

Quais documentos podem ser registradas em cartório?

Entre eles: contrato de locação, carta de fiança, locação de serviços, compra e venda em prestações, alienação fiduciária, documentos de procedência estrangeira, quitações/recibos, contratos de compra e venda de automóvel, cessão de direitos e créditos, sub-rogação, dação em pagamento, etc.

Quanto cobrar para fazer uma convenção de condomínio?

Elaboração de convenção de condomínio e regimento interno – R$ 1.000,00. Elaboração de minutas de testamento – R$ 2.000,00. Requerimento ou petições – R$ 700,00.

Como começar uma reunião de condomínio?

  1. É fundamental a atração dos condôminos para as reuniões. ...
  2. Fazer um planejamento de pautas a serem discutidas. ...
  3. Informar as pautas com antecedência aos moradores. ...
  4. Ler a ata da assembleia anterior. ...
  5. Definir uma mesa mediadora. ...
  6. Criar regras para a reunião. ...
  7. Oferecer um ambiente aconchegante. ...
  8. Garantir o quórum.

Como finalizar uma ata de condomínio?

Aprovação e registro de ata de condomínio
  1. Aprovação da ata na mesma assembleia, mediante assinatura dos condôminos, que devem aguardar a lavratura e a leitura do documento após a reunião;
  2. Aprovação da ata na próxima assembleia. Neste caso, o documento é lido e ratificado no início da reunião seguinte.

Como preencher o livro de atas?

A ata deve conter: Título ( Ex: Ata da Assembleia Geral Ordinaria) dia, mês, ano e hora da reunião (por extenso). Pessoas presentes, devidamente qualificadas ( bloco e apartamento), nomes do Presidente e secretário da assembléia, Ordem do dia (discussão, votação, deliberações, etc). Encerramento e Assinaturas.

Como fazer uma ata de uma reunião?

Geralmente são os seguintes:
  1. Data, hora e local da reunião;
  2. Nomes dos participantes da reunião e dos ausentes, e seus respectivos cargos;
  3. Aceitação ou correções/alterações das atas de reuniões anteriores;
  4. Decisões tomadas sobre cada item da agenda.

Quem assina ata reunião?

A ata deve ser assinada pelo presidente e secretário, que garantem a lisura de todo o processo. Sugere-se que o síndico também a assine. Quanto aos condôminos, a assinatura não é obrigatória, porém, se eles assinarem a ata a sua credibilidade será ainda maior.

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