Qual o prazo para entrega do prontuário médico?
Perguntado por: Manuel Maia | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (42 avaliações)
Artigo 6° O prazo para a entrega das cópias do prontuário médico em papel será de 05 (cinco) dias úteis contados a partir da data do protocolo do pedido.
Quanto tempo o prontuário fica no hospital?
O Conselho Federal de Medicina, na Resolução do CFM n.º 1.821/07 estabelece que os documentos médicos em suporte de papel devem ser arquivados por tempo não inferior a 20 (vinte) anos, a partir da data do último registro de atendimento do paciente.
Como faço para pegar meu prontuário médico?
Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.
Quem tem direito a cópia do prontuário médico?
Todo paciente pode solicitar e receber a cópia do prontuário médico, de acordo com o que consta no Código de Ética Médica e também no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Qual o valor legal do prontuário do paciente?
O prontuário do paciente é um documento individualizado e sigiloso, amparado pelos preceitos éticos e legais, e os registros ali contidos são extremamente relevantes ao paciente e aos profissionais envolvidos nessa assistência.
Acesso ao Prontuário
Qual a lei do prontuário médico?
A Lei nº 13.787 determina que os documentos digitais reproduzam todos os dados médicos dos prontuários originais, obrigando as instituições a guardarem os antigos prontuários, no mínimo durante 20 anos. Assim sendo, os prontuários físicos e digitalizados poderão ser descartados ou devolvidos aos pacientes.
Quais os direitos do paciente sobre as informações no prontuário?
O médico ou a instituição de saúde não podem restringir o acesso do paciente (ou do representante legal) à cópia do seu prontuário médico. Essa norma está descrita no artigo 88 do Código de Ética Médica.
Quem pode ter acesso ao prontuário médico?
Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico.
Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente internado?
Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente? De acordo com a Resolução 1.605/2000 do Conselho Federal de Medicina (CFM), apenas o paciente pode ter acesso à cópia do prontuário, salvo algumas exceções.
Quais os critérios para se ter acesso ao prontuário do paciente?
Nos casos de solicitações judicial, policial ou de convênios médicos e companhias de seguro, o prontuário só pode ser fornecido mediante autorização do paciente ou responsável legal. Porém, em casos judiciais, convoca-se uma equipe de perícia médica que pode ter livre acesso aos documentos.
De quem é a responsabilidade do prontuário?
O prontuário médico pertence ao paciente, sob a guarda e responsabilidade dos médicos e das instituições de saúde.
O que fazer em caso de perda de prontuário médico?
- Notificar oficialmente o fato. ...
- Notificar o ocorrido ao Conselho Profissional. ...
- Comunicar ao paciente sobre a perda. ...
- Providenciar novo prontuário. ...
- Comunicar a perda à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)
Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente falecido?
O Conselho Federal de Medicina em 2014 recomendou que todas as instituições de tratamento médico, clínico, ambulatorial ou hospitalar forneçam cópia de prontuário do paciente falecido quando solicitados pelo cônjuge/companheiro ou por parentes até o quarto grau, desde que comprovado o vínculo familiar.
O que não pode ter no prontuário do paciente?
- Escrever à lápis.
- Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho"
- Deixar folhas em branco.
- Fazer anotações que não se referem à paciente.
Pode ser cobrado a cópia de prontuário médico?
Você pode estar se perguntando: Mas Carlos, eu posso cobrar as cópias desse prontuário médico? A resposta é SIM! O Conselho Federal de Medicina já emitiu no Parecer 14/10, o seguinte entendimento: A propriedade física do prontuário pertence ao estabelecimento de saúde que prestou assistência à saúde do paciente.
Quais são os direitos de um paciente?
O paciente tem o direito de ser acompanhado por pessoa por ele indicada, se assim desejar, nas consultas, internações, exames pré-natais e no momento do parto; receber do profissional adequado, presente no local, auxílio imediato e oportuno para a melhoria do conforto e bem-estar.
Quais são os dados que constam em um prontuário?
É obrigatório ao médico o registro de todos os atos assistenciais em prontuário, constando os dados de identificação do paciente, anamnese, exame físico, resultados de exames, hipóteses diagnósticas, diagnóstico(s) definitivo(s), tratamento realizado, evolução diária, procedimentos realizados.
Quais os direitos do paciente no hospital?
- Receber pronto atendimento em caso de emergência. ...
- Cuidados humanizados. ...
- Ser chamado pelo nome. ...
- Solicitar um acompanhante. ...
- Não ser abandonado pelo médico. ...
- Procurar uma segunda opinião. ...
- Receber documentos de saúde em letra legível.
Qual a lei que regulamenta o prontuário eletrônico no Brasil?
A Lei do Prontuário Eletrônico (Lei nº 13.787) é a legislação responsável por regular a digitalização e a utilização de sistemas informatizados de prontuário de paciente. Sendo que ela se refere a 3 pontos relativos a esses prontuários, são eles: A guarda; O armazenamento; e.
Qual a lei que protege o sigilo do paciente?
O Código de Ética Médica, no art. 73, apresenta disposição no mesmo sentido: é vedado ao médico revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente.
Qual o documento não deverá faltar em nenhum prontuário médico?
Dois instrumentos são fundamentais para assegurar a boa relação entre médico e paciente: o prontuário médico e o termo de consentimento livre e esclarecido do paciente.
Para que serve um prontuário médico?
Prontuário médico é um conjunto de documentos que mostra o histórico de atendimentos de saúde de um paciente. Atestados, laudos de exames e prescrições médicas são exemplos de registros que devem ficar arquivados no prontuário médico.
Quais consequências para o hospital a perda de um prontuário?
Como já dissemos, são muitas as consequências negativas das perdas de prontuário. É um problema tanto do ponto de vista administrativo, quanto do legal, mas principalmente do ponto de vista humanitário. A perda de prontuários pode impossibilitar o atendimento médico, o que pode causar até mesmo mortes.
Quem pode solicitar cópia de prontuário?
ATENÇÃO: Apenas o próprio paciente pode retirar a cópia do prontuário ou a quem por ele legalmente autorizado com procuração pública específica para solicitação e retirada do prontuário.
Qual a responsabilidade do Cirurgião-dentista com a guarda do prontuário?
De acordo com o Código, o Cirurgião-Dentista tem o dever de exercer a profissão mantendo um comportamento digno, elaborar e manter atualizados os prontuários, conforme exposto anteriormente, incluindo e determinando a elaboração e manutenção do prontuário, devendo ser legível e sua conservação em arquivo próprio, seja ...
O que significa o artigo 324?
Quem é o desembargador mais jovem do Brasil?