Qual o prazo para cancelar uma compra?

Perguntado por: Cláudia Leal de Tavares  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)

O Código de Defesa do Consumidor dá ao comprador o direito de arrependimento de uma compra. No prazo de sete dias poderá desistir da compra ou do contrato sem explicar o motivo. O benefício existe na compra por telefone, no domicílio ou na compra online.

Qual o prazo que tenho para cancelar uma compra?

49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Quanto tempo posso desistir de uma compra na loja física?

Garantia ou loja física

O prazo para fazer isso é, como dissemos acima, de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Esse é o prazo compreendido para a garantia legal, que é o tempo que os consumidores têm para reclamar de produtos com vícios ou defeitos.

É possível cancelar uma compra feita em loja física?

– Nas lojas físicas, o direito de arrependimento não é válido: Dori explica que quando não existe defeito e a compra for feita em loja física, não é possível desistir da compra. Isso é caracterizado como situação de troca que, sem motivação, não é direito do consumidor.

É possível cancelar um pedido de compra?

Desta forma, o cancelamento da compra será liberalidade do fornecedor. ... Se o consumidor desistir no prazo de sete dias da data da compra ou do recebimento da mercadoria quando essa for adquirida fora do estabelecimento comercial, ou seja por telefone, internet ou vendas em domicílio.

Qual o prazo para cancelar compras feitas pela internet?

45 questões relacionadas encontradas

É possível cancelar uma compra por arrependimento?

O Código de Defesa do Consumidor dá ao comprador o direito de arrependimento de uma compra. No prazo de sete dias poderá desistir da compra ou do contrato sem explicar o motivo. O benefício existe na compra por telefone, no domicílio ou na compra online.

Tem como cancelar compra antes de receber?

De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), consumidores têm sete dias para desistir da compra. ... A legislação ampara os consumidores que por algum motivo se arrependeram da compra, seja por questões financeiras ou porque o produto não condiz com aquilo que era ofertado.

Quais os requisitos para aplicar o direito de arrependimento?

O direito de arrependimento existe per si, sem que seja necessária qualquer justificativa do porquê da atitude do consumidor. Basta que o contrato de consumo tenha sido concluído fora do estabelecimento comercial para que incida, plenamente, o direito de o consumidor arrepender-se [4].

Como devolver um produto comprado em loja física?

Esse direito está estabelecido no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor. “Tanto para a restituição do eventual valor pago como para a troca, o consumidor deve enviar uma solicitação por escrito ou por e-mail para o estabelecimento onde adquiriu o produto”, esclarece o advogado.

É possível devolver um produto comprado na loja?

As lojas costumam permitir que comprador devolva ou troque sua mercadoria, ainda que ela não tenha nenhum defeito ou avaria. Nesse caso, o estabelecimento oferece um “agrado”. A única obrigatoriedade acontece quando o produto apresenta vícios ou problemas. É o que dizem os artigos 18 e 26 do CDC.

Como faço para cancelar uma compra no cartão de crédito?

De modo geral, basta entrar em contato com a administradora do cartão, ligando para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), explicar o motivo do cancelamento e aguardar o estorno do dinheiro. Normalmente, os valores não devolvidos em dinheiro imediatamente são restituídos nas duas próximas faturas do cartão.

É possível cancelar uma compra parcelada no cartão de crédito?

Infelizmente não é possível cancelar as parceladas remanescentes de uma compra parcelada no cartão de crédito. ... Não é possível cancelar as parceladas remanescentes, o que o consumidor pode fazer é pedir o cancelamento da compra ao estabelecimento, o que lhe geraria um crédito referente as parcelas que já foram pagas.

Como devolver um produto por arrependimento?

O consumidor possui o prazo de 07 dias que começa a contar da data de recebimento do produto ou da assinatura do contrato para efetuar a devolução do produto. A loja deve deixar claro o procedimento de logística reversa, ou seja, como será realizada a devolução do produto pelo consumidor para o estoque da loja.

Quais são os procedimentos de devolução física ou documental?

Como proceder documentalmente. A recusa da mercadoria pode ocorrer de duas formas: ou o destinatário emite uma Nota Fiscal de devolução de compras, ou o destinatário recusa a mercadoria no verso da própria NF, destacando os motivos que o levaram a isso.

O que fazer quando o cliente quer devolver o produto?

Neste caso, a empresa é obrigada a ressarcir o cliente de qualquer valor pago, ou oferecer um novo produto em perfeitas condições. Caso a empresa não resolva o problema em até 30 dias, o consumidor pode ir até o Procon abrir uma reclamação formal, levando seus documentos e nota fiscal da compra.

Quais as principais condições que deverão ser observadas pelo consumidor para a devolução de um produto por motivo de arrependimento na compra?

Para devolver um produto por arrependimento, as seguintes condições deverão ser observadas: ... O produto deverá ser encaminhado na embalagem original, sem indícios de uso, sem violação do lacre original do fabricante, acompanhado de nota fiscal, manual e todos os seus acessórios.

O que significa o direito de arrependimento e quando se aplica?

Instituída em 1990, a lei nº 8.078 do CDC garante ao consumidor, no artigo 49, o direito de arrependimento pela compra. A norma assegura que o cliente possa cancelar qualquer compra ou contratação de produtos e serviços feitas fora de estabelecimentos comerciais, sem motivo prévio, dentro de um prazo de sete dias.

O que é direito de arrependimento no contrato?

O direito ao arrependimento consiste na possibilidade de o consumidor desistir da aquisição de produto e serviço contratado fora do estabelecimento comercial dentro do prazo de 7 (sete) dias, contados da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço.

Como cancelar uma compra que não foi entregue?

O Código de Defesa do Consumidor, deixa claro em seu artigo 49 que, em toda compra feita fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem o direito de desistir ou de solicitar a troca do produto em até 7 dias após o recebimento da mercadoria.

Como cancelar um pedido com fornecedor?

O fornecedor que se comprometer a trocar ou cancelar a compra deve cumprir a promessa. Geralmente, a loja anota no cupom fiscal ou na própria etiqueta do produto o prazo para efetuar a troca.

Como funciona o cancelamento de uma compra?

Cancelamento: é feito no mesmo dia em que a compra é cancelada, devolvendo o limite ao cartão do consumidor em até 72h, de acordo com as regras da instituição que emite o cartão (o emissor pode ser um banco ou uma fintech, por exemplo). Como é muito rápido, o cancelamento pode nem aparecer na fatura do comprador.

Quando o cliente tem direito a estorno?

Legislação do consumidor

Prevê que o comprador tem até 7 dias, a contar do ato de compra ou do recebimento do produto, para desistir da transação. Caso o comprador deseje desistir de uma compra no prazo de sete dias, o estabelecimento deve conceder a devolução do dinheiro ou do valor pago pelo cartão via estorno.

Como fazer a devolução de um produto pelo correio?

O produto com defeito deverá ser encaminhado à Correios Online em sua embalagem original e cópia do cupom fiscal. Caso o cliente não possua este documento, não será aceita a solicitação de troca. A retirada do produto defeituoso será realizada no endereço de entrega através dos Correios.

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro?

Basicamente, é preciso que o consumidor desista no prazo de até 7 dias, a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço. Caso contrário, se o negócio for fechado em um ambiente físico ou se a desistência ocorrer depois desse prazo, o fornecedor não precisa devolver o dinheiro.

Artigo anterior
O que acontece quando o nome vai para protesto?
Artigo seguinte
O que é valores familiares?