Qual o prazo para apelação no Juizado Especial Cível?

Perguntado por: Nicole Rebeca Miranda de Figueiredo  |  Última atualização: 31. Januar 2025
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

O prazo para interposição do recurso inominado é de, 10 dias, contados a partir da ciência da sentença, consoante preconiza o artigo 42º da Lei 9.099/95: Art. 42. “O recurso será interposto no prazo de dez dias, contados da ciência da sentença, por petição escrita, da qual constarão as razões e o pedido do recorrente.”

É cabível apelação no Juizado Especial Cível?

Atualmente, a Lei dos Juizados Especiais só admite recurso à Turma Recursal e embargos de declaração (esclarecimento de decisão tomada), e por isso a jurisprudência rejeita recurso adesivo em Juizado Especial.

Qual o prazo para recorrer de uma sentença Juizado Especial?

A parte vencedora poderá então apresentar sua defesa contra o recurso, denominada de contra-razões. Nos juizados especiais o prazo para recorrer para a turma recursal e para apresentar contra-razões (contra-arrazoar) é de 10 (dez) dias a contar da ciência ou intimação da sentença.

O que diz o artigo 40 da Lei 9.099 95?

Art. 40. O Juiz leigo que tiver dirigido a instrução proferirá sua decisão e imediatamente a submeterá ao Juiz togado, que poderá homologá-la, proferir outra em substituição ou, antes de se manifestar, determinar a realização de atos probatórios indispensáveis.

Quando começa a contar o prazo no Juizado Especial Cível?

Os prazos processuais nos Juizados Especiais Cíveis, contam-se da data da intimação ou ciência do ato respectivo, e não da juntada do comprovante da intimação, observando-se as regras de contagem do CPC ou do Código Civil, conforme o caso (CNJ, s.d).

Contagem de Prazo nos Juizados Especiais Cíveis

23 questões relacionadas encontradas

Como funciona os prazos no JEC?

Prazos no Juizado Especial Cível. Em regra, o prazo de Contestação no JEC é de 15 dias úteis, contados do recebimento da carta de citação. Inclusive, essa regra consta do do Enunciado 13 do FONAJE.

Quando começa a contar o prazo para recurso inominado?

O artigo 42 da Lei dos Juizados Especiais define que o prazo para que a parte interessada entre com o recurso inominado é de 10 dias, contados a partir do momento em que a parte tiver conhecimento da sentença. “Art. 42.

O que diz o artigo 38 da Lei 9.099 95?

A sentença mencionará os elementos de convicção do Juiz, com breve resumo dos fatos relevantes ocorridos em audiência, dispensado o relatório. Parágrafo único. Não se admitirá sentença condenatória por quantia ilíquida, ainda que genérico o pedido.

O que diz o artigo 43 da Lei 9.099 95?

43. O recurso terá somente efeito devolutivo, podendo o Juiz dar-lhe efeito suspensivo, para evitar dano irreparável para a parte.

O que diz o artigo 55 da Lei 9.099 95?

55. A sentença de primeiro grau não condenará o vencido em custas e honorários de advogado, ressalvados os casos de litigância de má-fé.

Qual o recurso cabível contra sentença do Juizado Especial Cível?

O recurso inominado é uma espécie de recurso cabível no âmbito do Juizado Especial Cível em face de uma sentença. Ele tem esse nome porque não recebeu, por parte do legislador, um nome específico.

Quais os recurso cabíveis no processo do Juizado Especial Cível?

São cabíveis os seguintes recursos: I - apelação; II - agravo; III - embargos infringentes; IV - embargos de declaração; V - recurso ordinário; Vl - recurso especial; Vll - recurso extraordinário; VIII - embargos de divergência em recurso especial e em recurso extraordinário.

O que acontece após a sentença no Juizado Especial?

Após a prolação da sentença, caso esta não seja cumprida voluntariamente, poderá o exequente solicitar seja o executado compelido judicialmente a satisfazer a obrigação que assumiu em sede de acordo, ou que lhe foi imposta por sentença condenatória. As sentenças proferidas no JECC serão nele executadas, conforme art.

Quando é cabível apelação cível?

A apelação cível é o recurso manejado por aquele que se sentir insatisfeito com a prestação jurisdicional de primeiro grau apresentada. Dessa forma, visa modificar integralmente ou parcialmente aquela decisão proferida pelo Magistrado singular no Tribunal de instância superior.

Quando é cabível o recurso de apelação?

A apelação é cabível contra sentenças proferidas pelo juízo de um processo em primeiro grau. É através dela que a parte irá atacar, impugnar e discordar da decisão do julgador durante a lide.

Quais são os recursos expressamente previstos na Lei 9.099 95?

A Lei nº 9.099 /95 prevê expressamente o cabimento da apelação, cui- dando também dos embargos de declaração, dando-lhes em mais de um aspec- to tratamento diferente do adotado pelo Código de Processo Penal, chegando mesmo a suprimir a interposição oral da apelação, com termo nos autos, e exi- gindo oferecimento desde ...

O que diz o artigo 76 da Lei 9.099 95?

76. Havendo representação ou tratando-se de crime de ação penal pública incondicionada, não sendo caso de arquivamento, o Ministério Público poderá propor a aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta.

O que significa o artigo 80 da Lei 9.099 95?

Art. 80. Nenhum ato será adiado, determinando o Juiz, quando imprescindível, a condução coercitiva de quem deva comparecer.

O que significa extinção art 53 Lei 9.099 95?

O art. 53, §4° da Lei 9.099/95 dispõe: Não sendo encontrado o devedor ou inexistindo bens penhoráveis, o processo será imediatamente extinto, devolvendo-se os documentos ao autor. Vejamos o que a jurisprudência nos traz neste sentido: Os princípios norteadores no §4° do Art.

É possível representação no JEC Lei 9.099 95?

É vedada a figura de representação nos Juizados Especiais Cíveis, em face da necessidade do comparecimento pessoal das partes nos atos processuais. Inteligência do art. 8 , § 1º e art. 9º , da Lei 9.099 /95.

É obrigatória a audiência de conciliação no Juizado Especial?

Nos Juizados Especiais, a audiência de conciliação é obrigatória e enseja sanção para o não comparecimento do autor, qual seja, a extinção sem resolução do mérito e condenação ao pagamento de custas processuais, e para o réu, a decretação da revelia.

O que não pode no Juizado Especial?

Não podem ser partes em ações nos juizados especiais o incapaz, o preso, as pessoas jurídicas de direito público, as empresas públicas da União, a massa falida e o insolvente civil. A regra está disponível para consulta no artigo 8º da Lei 9.099/95: "Art. 8º.

Qual é o prazo para recorrer de uma sentença?

O prazo para a interposição do recurso é de 15 dias a partir da data da intimação da sentença proferida. Seu objetivo é o reexame da decisão judicial. Vale destacar que, não se pode incluir em um recurso algo ainda não apontado ao longo do processo.

Qual o prazo para juntada e custas de preparo recursal no Juizado Especial Cível?

Nos Juizados Especiais, o preparo do recurso compreende o recolhimento do preparo recursal propriamente dito, bem como das custas processuais relativas ao primeiro grau de jurisdição e deve ser feito no prazo de até 48 horas seguintes à interposição, independentemente de intimação, sob pena de deserção, consoante ...

Qual o prazo para interposição de recurso especial?

Qual o prazo do recurso especial? O prazo para interposição de recurso especial é de apenas 15 dias, contados a partir da data da publicação da decisão que fere a lei federal. Esse prazo está regulamentado no artigo 1003 do Novo CPC.

Artigo anterior
A aspirina foi criada por que país?
Artigo seguinte
Quais empresas usam Azure?