Qual o prazo mínimo que deve decorrer entre o recebimento da citação e a audiência trabalhista?

Perguntado por: Rafael Miguel Freitas de Jesus  |  Última atualização: 27. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (56 avaliações)

No processo trabalhista, o prazo mínimo de cinco dias entre a notificação inicial e a audiência, a teor do disposto no artigo 841, da CLT, objetiva possibilitar à parte adversa a elaboração da defesa.

Qual o prazo mínimo entre a citação e a audiência trabalhista?

Por fim, respeitado o prazo mínimo de 5 dias úteis entre a citação e audiência, o art. 847, parágrafo único, da CLT - inserido pela Reforma Trabalhista - indica que a defesa escrita pode ser apresentada no Pje até a audiência.

Qual o prazo mínimo que deve Medear entre o recebimento da citação inicial trabalhista por pessoa jurídica de direito público e a data de designação da audiência inicial?

Para as pessoas jurídicas de direito público, nos termos do art. 188 do CPC e Decreto 779/69, o prazo entre o recebimento da notificação e a audiência será de 20 dias (prazo em quádruplo).

Qual o prazo mínimo que deve ser respeitado entre o recebimento da citação inicial do reclamado e a data da designação da audiência inaugural?

O prazo mínimo de 5 dias entre a data do recebimento da notificação inicial e a data da audiência, previsto no art. 841 da CLT, é matéria de ordem pública que deve ser observada pelo juízo independentemente de provocação.

Como ocorre a citação na Justiça do trabalho?

A Citação inicial no Processo do trabalho, também nomeada de Notificação está prevista no artigo 841 e parágrafos da CLT e, como regra, é feita em registro postal. ... Para conferir validade à citação basta que seja entregue no endereço correto da (o) demandada (o).

Quais são os prazos processuais na justiça do trabalho? | Quinta da CLT

17 questões relacionadas encontradas

Como se dá a citação do reclamado no processo do trabalho?

No processo do trabalho, não há necessidade que a citação seja entregue ao reclamado, ou seja, a citação não precisa ser pessoal, basta que ela seja entregue no endereço indicado, ao zelador do prédio ou colocada na caixa postal, por exemplo (MARTINS, 2003).

Como funciona a intimação na Justiça do Trabalho?

Normalmente a Justiça do Trabalho faz a notificação ao Reclamado por escrito e via postal, por meio de AR-Aviso de Recebimento, enviando diretamente ao endereço que consta nos autos, indicado na petição inicial feita pelo Autor/Reclamante.

Como contar o prazo do artigo 841 da CLT?

841 da CLT. Notificação da audiência de instrução e julgamento terá o prazo de 48H, contado a partir do protocolo da reclamação – art. 841 da CLT. Realização da audiência de julgamento, deverá ser feita a primeira data desimpedida depois de 5 dias da notificação – art.

Quando começa a contar o prazo do recurso ordinário trabalhista?

Pelo descrito nas Súmulas 1 e 262, I, TST, a contagem do prazo trabalhista inicia no primeiro dia útil subsequente à data da intimação. Na prática, quer dizer que se a intimação ocorreu dia 25 de setembro de 2019, o prazo começa no dia 26.

Como será feita a citação do reclamado para comparecer à audiência e apresentar contestação?

  1. pelo Correio, com pelo menos 48 horas de antecedência.
  2. pelo Correio, com pelo menos 5 dias de antecedência.
  3. pelo Correio, com pelo menos 15 dias de antecedência.
  4. pelo Diário Oficial ou jornal local de grande circulação.
  5. E. exclusivamente por Oficial de Justiça.

É cabível a citação por hora certa no processo do trabalho?

No processo do trabalho, a CLT usa a expressão “notificação” para designar qualquer ato de comunicação processual. ... No processo do trabalho, a citação é feita, em regra, pelos Correios. Não há previsão expressa de citação por hora certa, embora parcela da doutrina admita sua aplicação também ao processo do trabalho.

Como alegar nulidade de citação na Justiça do Trabalho?

337, I, e § 5o, do CPC, a nulidade da citação pode ser alegada a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdição,inclusive reconhecida de ofício pelo juiz. No Processo do Trabalho,antes do trânsito em julgado, a nulidade da citação pode ser arguida pelo reclamado a qualquer tempo.

Como é a audiência inicial na Justiça do Trabalho?

Audiência trabalhista inicial

É considera mais tranquila, tendo em vista que nela não há o recolhimento de provas. O comparecimento das partes é obrigatório, de acordo com o artigo 842 da CLT. Caso o reclamante não compareça, a ação será extinta.

Qual é o prazo de apresentação de defesa na Justiça do Trabalho?

05 dias, 08 dias, 15 dias, defesa em audiência UNA ou após a audiência inicial, são alguns dos prazos atualmente adotados pelos Juízes do trabalho nas varas que atuam. Porém, o certo é que o prazo para contestação não pode ser inferior a 15 dias úteis.

Quais são os prazos processuais na Justiça do Trabalho?

Proposta fixa prazo de 15 dias para apresentação de recurso na Justiça trabalhista. O Projeto de Lei 5414/20 determina que o prazo para apresentar recursos na Justiça do Trabalho, exceto embargos de declaração e pedidos de revisão de valor da causa, será de 15 dias, e não mais 8 dias, como prevê hoje a legislação.

Qual o prazo do recurso ordinário?

O prazo para interpor o recurso ordinário é de 8 (oito) dias, salvo para a Fazenda Pública e Ministério Público do Trabalho, que possuem prazo em dobro.

Qual o prazo para interposição do recurso ordinário?

O recurso ordinário no novo CPC, e todos os outros previstos no Código de Processo Civil que vigora desde 2015, detém o prazo de 15 dias para ser interposto.

Qual o prazo para contrarrazões de recurso ordinário trabalhista?

O art. 6º da lei 5.584/70 fixa o prazo de oito dias para interposição de qualquer recurso trabalhista, bem como estabelece igual prazo para apresentação das respectivas contrarrazões.

Quando começa a contagem de prazo no processo penal?

No processo penal contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem. Como se vê, portanto, a contagem do prazo processual penal tem início na data da intimação das partes.

Como é feita a contagem dos prazos processuais?

Prazo processual é um período legalmente determinado para as partes realizarem ações dentro de um processo judicial. No Novo CPC, o sistema de contagem de prazos está previsto no art. 219 e começa a partir do primeiro dia útil após a publicação da intimação e inclui o dia do vencimento, sempre em dias úteis.

Como é contado o prazo em horas?

Enquanto os prazos de dias são contados do dia de início ao dia do término, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o dia do vencimento(CPC de 2015, art. 224), os prazos em horas se contam de minuto a minuto (Código Civil, art. 132, §4º).

Como funciona a intimação pelo PJe?

A intimação via sistema no PJe, assim que elaborada pelo servidor, é encaminhada direta e instantaneamente para o “Painel do advogado” já habilitado nos autos. Cabe ao advogado dar ciência da intimação na aba “Intimações”. ... Os prazos processuais terão início no primeiro dia útil após o dia do registro da ciência.

O que quer dizer publicado a intimação?

A publicação, como visto, se dá no momento da inserção nos autos, enquanto a intimação se dará mediante a veiculação no Diário da Justiça. ... O núcleo da confusão entre publicação e intimação reside no fato de que a veiculação no Diário da Justiça se dá por meio de um ato também comumente chamado de “publicação”.

O que acontece depois da expedição de intimação?

Após sua expedição, a intimação pode ser entregue ao destinatário via correios ou oficial de justiça. ... A principal característica deste ato é a pessoalidade, devendo sempre ser recebidas pela pessoa intimada, e não por terceiros.

Artigo anterior
O que caracteriza uma escola bilíngue?
Artigo seguinte
O que plantar em local com pouco sol?