Qual o prazo máximo de suspensão do empregado?

Perguntado por: Nuno Lisandro de Rodrigues  |  Última atualização: 25. Juni 2024
Pontuação: 4.3/5 (14 avaliações)

Prazo de duração: a suspensão do empregado pode ser de, no máximo, 30 dias corridos. Ora, se a falta cometida ensejar mais de 30 dias de suspensão, é sinal que a falta é tão grave que pode então ser enquadrada como justa causa, conforme dispõem os motivos previstos no art.

Qual o limite de dias para suspensão?

A suspensão disciplinar, por disposição legal (artigo 474 da CLT), não pode ser superior a 30 (trinta) dias consecutivos, sob pena de ser considerada falta grave por parte do empregador, importando na rescisão indireta do contrato de trabalho por parte do empregado, conforme dispõe a letra "b" do artigo 483 da CLT.

O que diz a CLT sobre suspensão?

Assim, a CLT estabelece um limite máximo de 30 dias de afastamento em casos de suspensão, não podendo ocorrer em mais tempo que isso. Isso está previsto no artigo 474, que estabelece que suspensões que ultrapassem o limite de 30 dias resultam em uma rescisão do contrato de maneira injusta.

Pode dar suspensão direto?

As suspensões podem ocorrer após o funcionário receber as advertências e manter o comportamento inadequado. E ainda, quando a falta cometida for extremamente grave, de modo que a empresa pode aplicar a suspensão de forma direta.

Como funciona a suspensão do trabalho?

A suspensão disciplinar pode acarretar a interrupção ou a suspensão do contrato individual de trabalho. Se após cometer uma falta de maior relevância o empregado é suspenso por 3 dias, este período é considerado como suspensão do contrato, e o empregado sofrerá prejuízos nos salários pelo período de suspensão.

Medidas disciplinares: Advertência, Suspensão e Justa Causa

43 questões relacionadas encontradas

Pode Dar suspensão de 5 dias?

Caso o funcionário mantenha uma conduta irregular no trabalho, o empregador pode aplicar a suspensão, que pode ter duração de 1 a 30 dias. Nesse caso, o empregado não presta serviços de forma temporária e perde o direito à remuneração referente aos dias de afastamento.

Pode dar suspensão sem advertência?

A suspensão trabalhista ocorre quando o empregador já advertiu verbalmente e por escrito e o funcionário continua apresentando o mesmo comportamento. No caso de falta mais grave, nem é preciso ter tido uma advertência anterior. Em outros termos, a punição deve ser proporcional ao ato faltoso.

Como aplicar suspensão CLT?

Como ocorre a suspensão disciplinar CLT? A suspensão pode ser aplicada após a ocorrência de uma grave considerada grave ou que esteja prevista naquela lista apresentada pela CLT. Ela deve ser informada ao empregado que deve assinar um termo perante o empregador e perante uma testemunha.

Sou obrigado a assinar uma suspensão?

Advertência, suspensão, carta de demissão por justa causa)? Lógico que pode. O ato de dispor da assinatura é personalíssimo. O empregado tem todo o direito de se negar em assinar qualquer documento.

Como se conta os dias de suspensão?

Assim sendo, o entendimento é que a contagem da suspensão é feita em dias consecutivos (corridos). Se o empregado foi suspenso, por exemplo, por 04 dias, na quinta-feira, conta-se 4 dias corridos (quinta, sexta, sábado e domingo), retornando o empregado ao trabalho na segunda.

Pode dar atestado do dia da suspensão?

Como esta é uma licença remunerada, ela também é considerada como uma interrupção do contrato de tra- balho. As ausências por doença, que são remuneradas pela empresa, caracterizando portanto a interrupção do contrato de trabalho, devem ser justificadas através de atestado médico.

Quantas suspensão pode dar justa causa?

Na legislação não existe um número para que se proceda a rescisão, no entanto recomenda-se que sejam aplicadas três advertências e se o empregado continuar no seu ato faltoso, seja dada a suspensão de seu contrato de trabalho. Assim pode suspender por 2, 3, 5 e até no máximo 30 dias, conforme sua gravidade.

Qual o prazo de validade de uma advertência?

Ressaltamos algo muito importante: a advertência trabalhista não tem validade, não prescrevendo. Ou seja, se você cometer três faltas que geram advertências pelo mesmo motivo você pode ser demitido por justa causa. Porém, os tribunais do trabalho tem diferente compreensão e iremos descrever melhor abaixo.

O que a empresa não pode fazer?

negociação habitual. violação de segredo da empresa. desídia. ato de indisciplina ou de insubordinação.

O que acontece depois de 3 advertências?

Se for motivo leve, essa advertência deve ocorrer três vezes e, logo em seguida à terceira advertência, a dispensa por justa causa imediata.

O que acontece se o funcionário não assinar uma suspensão?

Sim. As faltas injustificadas podem causar demissão por justa causa. De acordo com o Artigo 482 do Decreto Lei nº 5.452 da CLT, um dos motivos que provocam a demissão por justa causa é a desídia. A desídia no universo corporativo entendida como o desleixo do funcionário em relação ao desempenho de suas funções.

O que fazer se o funcionário se recusa a assinar uma suspensão?

No ato, o empregado se nega em assinar, afirmando que não concorda com a mesma. O empregador pode prosseguir com a sua intenção em advertir, bastando que duas testemunhas assinem o documento dando o testemunho de que presenciaram o empregado sendo avisado sobre aquilo.

O que acontece se eu não assinar a suspensão?

Sabe o que que acontece se você. não assinar advertência e suspensão lá no seu serviço? Nada. O trabalhador não é obrigado a assinar advertência, suspensão e nenhuma outra punição disciplinar.

Como anular uma suspensão no trabalho?

O empregador deve formalizar ao empregado, sua decisão de antecipar o fim do período de suspensão, se o contrato estiver suspenso, ou comunicar sua decisão de retomar a jornada normal, se esta foi reduzida. Essa comunicação deve ser feita com o mínimo, dois dias corridos de antecedência.

Pode levar suspensão por um dia de falta?

Se ainda assim o colaborador persistir nas faltas injustificadas, a empresa pode suspendê-lo do trabalho. A suspensão é de, no mínimo, um dia e é possível que o empregador aplique a suspensão diversas vezes. Entretanto, somadas, elas não podem superar 30 dias.

O que diz o artigo 474 da CLT?

O que diz o Artigo 474 da CLT? OArtigo 474 da CLT estabelece que, no contrato de trabalho por tempo indeterminado, o empregador pode despedir o funcionário, desde que pague a este, além do salário correspondente ao prazo do aviso prévio, a indenização que for devida.

Quando a advertência é injusta?

Caso a advertência seja injusta, o trabalhador deve buscar provas como depoimentos, testemunhas e documentos para provar a má-fé do empregador e ser assegurado de seus direitos, que neste caso podem levar a uma rescisão de contrato por justa causa.

O que fazer quando o funcionário falta e não avisa?

O empregado que falta injustificadamente ao serviço pode receber advertências. Se persistir, faltando outros dias, o patrão pode aplicar a suspensão. Se, ainda assim, continuar faltando poderá ser despedido por justa causa, segundo artigo 482, alínea h, da CLT.

Quando zera as advertência no trabalho?

Outro detalhe muito importante a ser lembrado é que as advertências possuem validade de seis meses. Após esse prazo são zeradas, perdendo seu valor legal para demissão por justa causa.

É obrigatório dar advertência verbal antes da escrita?

Lembre-se que advertência não é sinônimo de suspensão. Como explicamos, a advertência escrita só pode ser aplicada após a chamada verbal. Somente após essas etapas, o colaborador pode ser suspenso. Mesmo assim, a suspensão só ocorre caso o profissional insista no seu comportamento inadequado.

Artigo anterior
O que está vendendo mais no momento?
Artigo seguinte
O que é pk em inglês?