Qual o prazo de validade das medidas protetivas?
Perguntado por: Márcio Jesus | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)
Qual o prazo de validade da medida protetiva? A Lei Maria da Penha não prevê um prazo de validade para a medida protetiva, de modo que o juiz deverá conceder um prazo conforme as peculiaridades do caso concreto.
Quando cessa a medida protetiva?
As medidas protetivas possuem caráter provisório, ou seja, poderão ser revogadas a qualquer tempo ou até mesmo substituídas por outras que sejam mais eficazes, podendo culminar em prisão preventiva nos termos do artigo 20 da Lei 11.340/2006.
Quando a medida protetiva pode ser revogada?
Decorridos mais de 39 (trinta e nove) meses sem que tenha sido ajuizada a ação principal para dar sustentação às medidas, cautelares, devem ser revogadas as medidas protetivas decretadas em desfavor do acusado.
Quem tem medida protetiva pode visitar o filho?
Portanto, medida protetiva a favor da mãe não deve e não pode impedir o convívio de pai e filho.
O que acontece quando a vítima quebra a medida protetiva?
O artigo 24-A da Lei 11340/06, inserido no ordenamento jurídico pela Lei 13.641/2018, tipifica a conduta de descumprir decisão judicial que defere as medidas protetivas, prevendo pena de três meses a dois anos de detenção.
OPINIÃO JURÍDICA - Qual é o prazo da Medida Protetiva?
Como fica a guarda compartilhada com medida protetiva?
Mesmo que o agressor seja penalizado com uma medida protetiva de urgência por violência praticada contra o cônjuge que resida com os filhos do casal, este manterá o seu direito de convívio físico com seus filhos, desde que não ofereça nenhum tipo de ameaça àquele beneficiado com tal medida.
Como pedir para revogar medida protetiva?
O primeiro passo é a contratação de um advogado, que irá apresentar um pedido formal de revogação (defesa). Caso seja negado o pedido, caberá um recurso chamado "Recurso em Sentido Estrito" e, se não obtiver êxito, Habeas Corpus. Estas são as únicas maneiras jurídicas de questionar a concessão de uma medida protetiva.
Como fazer para tirar uma medida protetiva?
É necessário que a vítima de violência doméstica, através de seu defensor constituído, peticione no processo de violência doméstica o requerimento de designação para audiência de retratação/justificação, momento em que poderá retirar a queixa, ou seja, renunciar ao processo.
Quanto tempo demora a revogação da medida protetiva?
Nessa audiência, o juiz deverá advertir o agressor sobre a necessidade de cumprimento das medidas protetivas que lhe forem impostas. A audiência deverá ser realizada em até 48 horas da decisão de soltar o réu. As medidas são inseridas na Lei Maria da Penha.
Tem como retirar a queixa da Lei Maria da Penha?
"O artigo 16 da lei informa que existe a possibilidade de retirar a queixa mas deve ser feito com a designação de uma audiência antes da denúncia do processo. Apenas com esses requisitos é possível retirar a chamada queixa em relação ao crime", detalha Anna Virginia.
Quem pode pedir a revogação de medida protetiva?
Quem pode revogá-la é o juiz que a concedeu. O que a vítima deve fazer é informar o juiz de que os motivos que justificaram a medida protetiva não existem mais.
O que significa revogar medida protetiva?
Indica que foi anulada uma medida protetiva anteriormente concedida a mulher vítima de violência doméstica (Lei Maria da Penha), criança, adolescente ou idoso.
O que acontece quando se retira uma queixa?
Retirar Queixa
Primeiro, a vítima, pode vir a responder por “notícia falsa de crime” e “crime de obstrução de justiça”, entre outras, além do que, pode lhe causar maior dano futuro, frente a sensação de impunidade que será imbuído no comportamento do agressor.
Sou obrigada a deixar meu filho com a madrasta?
Muitas mães podem se sentir incomodadas com a convivência de seu filho com a atual esposa do ex-marido na Guarda Compartilhada. Porém, não se pode determinar uma proibição ou restrição de convivência da criança com a madrasta.
Qual a distância da medida protetiva?
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou o Projeto de Lei 7841/17), do deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE), que fixa em 500 metros o limite mínimo de distância a ser mantido pelo agressor que pratica violência doméstica e familiar contra a mulher.
Como funcionam as visitas de pais separados?
Toda criança tem direito à convivência com a família materna e paterna, direito este consagrado no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. E todo genitor que não mora com o filho e não tem a sua guarda, tem o direito à visitar e ter o filho em sua companhia, como determinada a Lei.
Como funciona o direito de visita do pai?
De acordo com o art. 1.589 do Código Civil, “o pai ou a mãe, em cuja guarda não estejam os filhos, poderá visitá-los e tê-los em sua companhia, segundo o que acordar com o outro cônjuge, ou for fixado pelo juiz, bem como fiscalizar sua manutenção e educação”.
O que é visitação livre na separação?
Há então a opção da visitação livre (o pai ver o filho no momento que quiser) e a visitação com dias marcados. A regulamentação dessas visitas fica a cargo dos pais, mas caso não entrem em consenso o juiz decide.
Quando o pai mora em outra cidade como fica as visitas?
O regime de guarda compartilhada dos filhos deve ser aplicado mesmo quando os pais residem em cidades diferentes. O entendimento é do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao analisar uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Como fazer uma medida protetiva online?
Em alguns Estados, é possível fazer o pedido da medida protetiva online, pela Delegacia Virtual. O aplicativo Direitos Humanos Brasil também permite a denúncia virtual. Ainda, há a opção de ligar para o 180, linha que aconselha as ofendidas, registra e encaminha as denúncias de violência doméstica ao órgão competente.
Como pedir distância de uma pessoa?
Por se tratar de medida de urgência a vítima pode solicitar a medida por meio da autoridade policial, ou do Ministério Público, que vai encaminhar o pedido ao juiz. A lei prevê que a autoridade judicial deverá decidir o pedido no prazo de 48 horas.
Quais são os tipos de medidas protetivas?
As medidas protetivas podem ser o afastamento do agressor do lar ou local de convivência com a vítima, a fixação de limite mínimo de distância de que o agressor fica proibido de ultrapassar em relação à vítima e a suspensão da posse ou restrição do porte de armas, se for o caso.
Quais são os direitos de uma madrasta?
– Tem direito ao respeito, ao tratamento com dignidade, com possibilidade de impor limites em proteção à boa formação dos enteados. – Na discordância sobre o que é ou não bom para a formação dos enteados, deixe prevalecer a decisão do genitor que tem a guarda.
O que a madrasta não pode fazer?
- Tentar tomar o lugar do pai ou da mãe. ...
- Castigar as criança fisicamente. ...
- Assumir uma posição de autoridade. ...
- Envolver-se em discussões entre seu parceiro com o(a) ex.
Quais são os tipos de vegetação do território brasileiro?
Como ver TV aberta na Smart TV?