Qual o ponto alto do conto clímax )?

Perguntado por: Luana Iara Amaral Ramos  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (36 avaliações)

Por definição, o clímax ocorre no desenrolar de um conflito, pouco antes do desfecho. É o momento mais difícil no percurso do herói, a crise mais iminente do protagonista, o ponto crucial do conflito, onde não se sabe para que lado a história penderá.

Qual o ponto alto do conto Robinson Crusoe?

O ponto de partida da aventura do herói ocorre com a negação de sua estabilidade social e financeira, não aceitando a proteção paterna. Assim, Robinson Crusoé era um jovem que se rebelando contra a vida pacata, metódica e rotineira da classe média de York, Inglaterra, decide fugir de casa e se tornar marinheiro.

Qual o clímax do conto a carteira?

Um clímax é o ponto ato ddo conflito narrativo. No conto "A Carteira" de Machado de Assis, o ponto de tensão narrativa é o momento em que Honório abre a carteira e investiga o que há nela e a quem pertence essa carteira.

Quando o conflito chega um ponto máximo o quanto atinge seu clímax?

O clímax – Trata-se do momento culminante da narrativa, aquele de maior tensão, no qual o conflito atinge seu ponto máximo.

Qual é a complicação do conto a carteira?

O conto se inicia com a complicação, que é o momento em que Honório encontra a carteira, que poderia – pelo menos aparentemente – solucionar alguns de seus problemas. A apresentação é quando se fala das dívidas dele, que por diversos fatores alcançaram valores difíceis de serem pagos.

Dica #12 - Clímax da história

41 questões relacionadas encontradas

Qual a trama do conto a carteira?

A trama se dava em torno de Honório, um advogado endividado e casado com Amélia, que encontra uma carteira, após o fato, passou a viver em conflito entre o dever de devolver a carteira e o desejo de ficar com o dinheiro e sanar suas dívidas.

Porque o conto a carteira começa com reticências?

A narrativa lida começa pelo conflito. é interessante observar nela as "reticências" que iniciaim o texto, como que indicando que seu componente introdutório foi "suprimido" momentaneamente.

Quais são as características de Robinson Crusoé?

Robinson Crusoé: Protagonista da obra, é um jovem inglês faminto por aventuras, que acaba naufragando em uma ilha deserta e sobrevivendo sozinho por muito anos lá. Acaba encontrando-se com algumas pessoas, inclusive o indígena Sexta-feira, a quem escraviza. Por fim, consegue sair da ilha e viver uma vida mais estável.

Qual é a finalidade do texto de Robinson Crusoé?

· Robinson Crusoé retrata, ilustra e exemplifica o pensamento lockeano, uma vez que o personagem principal se encontra em estado natural e, na contingência de produzir sua sobrevivência, seu trabalho vai expandindo suas posses até ele se sentir dono de toda a ilha.

Qual é o foco narrativo do livro Robinson Crusoé?

O foco narrativo em Robinson Crusoe está centralizado na abordagem de uma única personagem, cujo mundo interior (seus conflitos e anseios) vão sendo esmiuçados e apresentados de forma convincente.

O que é a finalidade de um texto?

Ao ser questionado sobre a finalidade de um texto, a ideia é que quem responda possa identificar quais os objetivos que o conteúdo apresentado traz. Por exemplo, este texto tem como finalidade explicar o significado da palavra finalidade.

O que é o narrador de um texto?

Narrador - É aquele que narra a história, atuando como um mediador entre a história narrada e o leitor/ouvinte. Classifica-se em três modalidades: Narrador-personagem - Ele conta e participa dos fatos ao mesmo tempo. Neste caso a narrativa é contada em 1ª pessoa.

Qual o foco narrativo é o tipo de narrador de O naufrágio?

observe que o texto “O naufrágio” é um exemplo de narrativa cujo narrador é um personagem da história. Ao narrar as ações, conte como é o ambiente em que elas acontecem e como são os demais personagens, de modo que o leitor também imagine a cena e se sinta envolvido pela atmosfera da narrativa.

Como Robinson se tornou escravo?

Robinson tinha viajado para a África, onde foi capturado por piratas e por dois anos virou escravo. Após fugir, veio para o Brasil e se tornou fazendeiro. Naquela época, o país era colônia de Portugal. O livro foi escrito por Daniel Defoe, em 1719, e se tornou sucesso mundial.

Qual era o lema da vida de Robinson Crusoé?

Verdadeiro fenômeno social na Inglaterra e no continente europeu, o romance Robinson Crusoé iria alimentar a crença dos leitores do século XVIII com uma felicidade simples, próxima da natureza e distantes dos artifícios da sociedade urbana.

Onde se passa a história de Robinson Crusoé?

O livro se passa no século XVII. O personagem Robinson Crusoé — nascido na Inglaterra, mas estabelecido como fazendeiro de cana-de-açúcar no Brasil — decide comandar um navio até a África para levar escravos ao Brasil. Uma forte tempestade faz o navio naufragar perto de uma ilha deserta no mar do Caribe.

Porque Honório se entristeceu?

Pegou um cartão de visita, logo quando leu o nome escrito no cartão, percebeu que era de seu amigo Gustavo. Então pegou outros cartões e não restavam dúvidas, a carteira era mesmo de Gustavo. Honório se entristeceu, não poderia ficar com a carteira, pois causaria danos ao seu melhor amigo, além de ser um ato ilícito.

Como trabalhar com contos no ensino médio?

Professor, distribua o conto aos alunos para que possam realizar uma leitura em conjunto com a turma. Organize para que três alunos dramatizem o texto, escolha quem serão os personagens e o narrador. Em seguida, faça a leitura do conto.

Qual era o valor da dívida de Honório?

A dívida urgente de hoje são uns malditos quatrocentos e tantos mil-réis de carros. Nunca demorou tanto a conta, nem ela cresceu tanto, como agora; e, a rigor, o credor não lhe punha a faca aos peitos; mas disse-lhe hoje uma palavra azeda, com um gesto mau, e Honório quer pagar-lhe hoje mesmo.

Qual a trama da história e sua função?

Estrutura do conto

Ao escrever um conto, é necessário observar sua estrutura e as partes que compõem o enredo. Enredo também é conhecido como trama ou intriga e tem a função de dar sequência à narrativa e localizar o leitor em relação à sucessão de acontecimentos, dando ênfase à causalidade.

Qual o verdadeiro motivo da preocupação de Gustavo quando pegou a carteira das mãos de Honório?

Tinha medo de abrir a carteira; podia não achar nada, apenas papéis e sem valor para ele. Ao mesmo tempo, e esta era a causa principal das reflexões, a consciência perguntava-lhe se podia utilizar-se do dinheiro que achasse.

Como foi desenvolvido o final da história a carteira?

Honório teve tentações de fechar os olhos, correr à cocheira, pagar, e, depois de paga a dívida, adeus; reconciliar-se-ia consigo. Fechou a carteira, e com medo de a perder, tornou a guardá-la. Mas daí a pouco tirou-a outra vez, e abriu-a, com vontade de contar o dinheiro.

Qual é o foco narrativo de viagens de Gulliver?

Foco Narrativo: O foco narrativo é em primeira pessoa.

Qual o tipo de narrador do livro Viagens de Gulliver?

Lemuel Gulliver, o herói, é o narrador da história. Em todos os quatro livros, Gulliver embarca numa viagem; mas um naufrágio ou algum outro problema normalmente o lança numa terra estranha.

Qual o narrador do livro Viagens de Gulliver narrador-personagem narrador observador narrador onisciente?

Gulliver é o narrador e também o personagem principal do livro.

Artigo anterior
São os benefícios da banana-da-terra?
Artigo seguinte
Quem foi Isadora Duncan e Martha Graham?