Qual o plural de limão e degrau?

Perguntado por: Victória Margarida Magalhães  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (66 avaliações)

O plural de limão é limões. As grafias limães e limãos estão incorretas e não existem na língua portuguesa.

Qual é o plural de limão?

Limãos ou limões, cidadãos ou cidadões, refrãos ou refrões? As palavras terminadas em –ão podem formar plural de três modos: -ões, -ãos ou –ães. Não há uma regra específica a ser seguida para se fazer este plural, pois pode variar entre os três e dependerá unicamente da origem da palavra, ou seja, de sua etimologia.

Porque o plural de limão e limões?

O plural de limão é limões, visto que a maioria dos substantivos e adjetivos que terminam em -ão faz o plural em -ões. No entanto, palavras terminadas em –ão podem formar plural de três maneiras, com terminações em -ões, -ãos ou -ães.

Qual o plural do substantivo degrau?

Veja só: as palavras terminadas em –al são substituídas por –is, quando em plural. Como o som de “u” e “l” se assemelham em alguns substantivos, como “degrau”, existe a tendência em flexibilizá-lo para “degrais”.

Qual alternativa abaixo possui as palavras no plural correto limões degraus?

O plural da palavra degrau é degraus. A palavra degrais está errada. Certo: Esta escada tem três degraus partidos.

Plural de palavras terminadas em ÃO (com exercício)

40 questões relacionadas encontradas

Qual o coletivo de degrau?

O correto é degraus. O plural das palavras terminadas em U, via de regra, é formado com a adição de um S. ex: Mau – Maus, Bacalhau – Bacalhaus, Degrau – Degraus.

Qual é o plural da palavra escada?

escadas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual é o plural de arroz?

Pasquale tira a dúvida de um ouvinte sobre o plural da palavra 'arroz'. O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'.

Tem com acento ou não?

A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Por que o plural de irmão e irmãos?

2) os terminados em -ã, com tema em -o (irmão) fazem o plural com o acréscimo da desinência -s: irmão (irmã+o+s), plural irmãos; cidadão (cidadã+o+s), plural cidadãos. Este radical em -ã aparece evidente em adjetivos e verbos da mesma família dos substantivos irmão (irmAnar) e cidadão (cidadania).

O que significa a palavra no plural?

Singular é quando a palavra escrita se refere a um só elemento. Plural é quando a palavra se refere a mais de um elemento.

Por que cada uma tem um plural diferente?

O singular se refere a só um ser e o plural se refere a dois ou mais seres. A principal regra de formação do plural é acrescentar s à palavra no singular, ou seja: menina/meninas, casaco/casacos, mãe/mães,…Esta regra diz respeito, principalmente, aos substantivos terminados em vogal.

Qual é o plural de irmão?

Irmãos é o plural de irmão.

Qual é o plural de sabão?

sabões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual a pronúncia correta limãos ou limões?

O plural de limão é limões. As grafias limães e limãos estão incorretas e não existem na língua portuguesa.

Porque arroz não tem plural?

O plural da palavra arroz não é usado correntemente porque se utiliza a palavra arroz como um substantivo não contável massivo, ou seja, várias partes que não se podem contar mas que funcionam como um conjunto que pode ser medido.

Qual é o plural de feijão?

Significado de Feijões

Feijões é o plural de feijão. O mesmo que: favas, feijoeiros, vagens.

Qual é o plural da palavra mel?

As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

O que é série de degraus?

Significado de escada: Série de degraus por onde se sobe ou desce.

Qual é a sílaba mais forte de escada?

SEPARAR EM SÍLABAS
  • Quantas sílabas tem escada? 3 sílabas.
  • É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.

Qual o verbo da palavra escada?

Significado de Escadear

verbo transitivo direto Dar forma de escada a. Etimologia (origem da palavra escadear).

Artigo anterior
Quais são os efeitos colaterais do tramadol?
Artigo seguinte
Quanto tempo posso ficar com o passaporte vencido?