Qual o período de prova no livramento condicional?

Perguntado por: Victória Pinheiro Teixeira  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (30 avaliações)

Ultrapassado o período de prova, ou seja, se o livramento condicional não for revogado, encerra-se seu período, sendo extinta a pena privativa de liberdade, conforme o CP e a LEP. ... Cumpridos cinco anos de livramento condicional sem revogação, a pena privativa de liberdade será extinta", disse.

O que é o período de prova?

Período de provas

É o lapso temporal dentro do qual o condenado beneficiado pelo sursis deverá cumprir as obrigações impostas, bem como demonstra bom comportamento. É também denominado de período depurador.

Como funciona a prorrogação do período de prova no livramento condicional?

90 - Se até o seu término o livramento não é revogado, considera-se extinta a pena privativa de liberdade.” Em outras palavras, o período de prova considerar-se-á prorrogado quando o sentenciado for processado por fato cometido durante o livramento condicional, pois a sua nova condenação terá o condão de revogá-lo.

Como funciona o livramento condicional?

A liberdade condicional ou livramento condicional, nada mais é que um benefício concedido ao condenado a pena privativa de liberdade com pena igual ou superior a 2 anos. ... A concessão desse benefício sempre ocorrerá durante o cumprimento da pena e será concedido pelo juiz da execução penal.

Qual é melhor regime aberto ou livramento condicional?

Dessa forma, é possível concluir que, em princípio e em tese, o regime aberto é mais benéfico do que o livramento condicional e seu requisito objetivo, mais brando. Na prática, no entanto, verifica-se a utilidade do livramento condicional.

Como funciona o Livramento Condicional?

19 questões relacionadas encontradas

Qual a vantagem do livramento condicional?

O livramento condicional é a fase mais benéfica da execução da pena, tendo em vista que, nesse regime, o apenado está de certo modo protegido dos efeitos nefastos provocados pelo confinamento. Consiste na liberdade antecipada do apenado e depende do cumprimento de determinadas exigências previamente estabelecidas.

Quando ocorre a prorrogação do período de prova e havendo prorrogação a obediência às condições continua a ser exigida?

A prorrogação do período de prova é possível quando o liberado vem a responder a processo criminal por delito cometido no curso livramento condicional, consoante dispõe o art. 89 do Código Penal.

É cabível a prorrogação do período de prova quando o beneficiário responde a ação penal em razão de crime cometido na vigência do livramento condicional?

Em caso de prática de crime durante o período de prova do livramento condicional, o juiz não poderá prorrogar o benefício, devendo declarar extinta a punibilidade quando, ao chegar o fim daquele período fixado, o beneficiário não for julgado em processo a que responde por crime cometido na vigência do livramento.

Quando ocorre a prorrogação do sursis?

O prazo de concessão do 'sursis' é prorrogado automaticamente se, no curso do período de prova, vem o beneficiário a ser processado por crime ou contravenção, sendo revogado se, ao final da nova ação penal vem ele a ser condenado.

O que significa artigo 83?

Art. 83 - O indivíduo sujeito a medida de segurança detentiva, a quem, antes de iniciada a execução ou durante ela, sobrevem doença mental, deve ser recolhido a manicômio judiciário ou, à falta, a estabelecimento adequado, onde se lhe assegure a custódia.

Para que serve a sursis?

A suspensão condicional da execução da pena (sursis) é um instituto de política criminal que se destina a evitar o recolhimento à prisão do condenado, submetendo-o à observância de certos requisitos legais e condições estabelecidas pelo juiz, durante tempo por ele determinado, findo o qual, se não revogada a concessão, ...

Quem tem direito a sursis?

Requisitos da sursis penal

Que o condenado não seja reincidente em crime doloso; Circunstâncias judiciais que autorizem a concessão do benefício (ou seja, culpabilidade, antecedentes, conduta social e personalidade do agente não podem ser valoradas negativamente);

Quando o livramento condicional poderá ser prorrogado?

Prorrogação

Caso ele estiver respondendo a processo por crime cometido durante a vigência do benefício, o livramento tem seu período prorrogado automaticamente, para que se constate de que este caso não se trata de revogação obrigatória.

Quando o sursis será cassado?

A Cassação do sursis se verifica quando o benefício fica sem efeito antes do início do período de prova. Não se confunde, pois, com a revogação, que somente pode ser decretada durante a suspensão condicional da penal.

Quando se prorroga o período de prova?

Prorrogação do período de prova

§ 3º - Quando facultativa a revogação, o juiz pode, ao invés de decretá-la, prorrogar o período de prova até o máximo, se este não foi o fixado. Se o réu for processado por outro crime ou contravenção, o período de prova será prorrogado até o seu julgamento definitivo.

O que interrompe o livramento condicional?

O cometimento de falta grave interrompe o prazo do livramento condicional, que não poderá ser usufruído nos doze meses seguintes. A Lei 13.964/19 inseriu no art.

O que acontece se houver a prática de crime no cumprimento do período de prova do sursis?

O benefício será obrigatoriamente revogado nos casos em que: o beneficiado seja definitivamente condenado por crime doloso; não pague a pena de multa; ou descumpra as condições impostas pelo magistrado. Com o fim do prazo de suspensão e mediante o cumprimento das condições o condenado obtém a extinção de sua pena.

Quem está em liberdade condicional pode viajar?

Para que uma pessoa em Livramento Condicional se ausente da Comarca em que cumpre sua pena é necessário que seja feito um pedido de autorização de viagem ao Juiz da Execução Penal, por meio do qual será analisado o motivo por de trás do pleito. ...

Não está correta a decisão de prorrogação do período de prova?

não está correta a decisão de prorrogação do período de prova. a hipótese é de revogação facultativa do benefício. a hipótese é de revogação obrigatória do benefício. Nise terá o benefício obrigatoriamente revogado se a denúncia pelo crime de tráfico de entorpecentes for recebida durante o período de prova.

O que é o confisco alargado?

O confisco alargado de bens surgiu com a reforma do Código de Penal promovida no final do ano de 2019 e permite a decretação da perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e àquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

Quando ocorre o chamado sursis humanitário e etário?

O Sursis etário é aplicável ao condenado maior de 70 anos na época da sentença ou do acórdão, devendo, nesse caso, o período de prova ser fixado (art. ... O Sursis humanitário é aplicável ao condenado com problema de saúde, devendo, nesse caso, o período de prova ser fixado (art.

É vedado o livramento condicional?

Não podem obter livramento condicional os: a) condenados pela prática de crime hediondo ou equiparado, com resultado morte, se forem primários; b) condenados reincidentes em crime hediondo ou equiparado com resultado morte.

Qual a natureza jurídica do livramento condicional?

Natureza Jurídica

Parte da doutrina, porém, entende ser o livramento condicional medida penal de natureza restritiva de liberdade, de cunho repressivo e preventivo. Não é um benefício, a execução do livramento condicional está disciplinada na Lei de Execução Penal (art. 131 e seguintes).

Qual a diferença de regime aberto e liberdade condicional?

Por todo o exposto, como analisado, o regime aberto e o livramento condicional, são iguais, se não fosse por um detalhe, a pessoa que está em livramento condicional não está efetivamente cumprindo pena, mas sim, sendo monitorada no chamado “período de prova” que basicamente é o efeito de suspender o restante da pena do ...

Quais crimes cabem sursis?

A suspensão possibilita a extinção da punibilidade e não gera antecedentes criminais. Segundo a legislação, o sursis processual é admitido nos crimes cuja pena mínima seja igual ou inferior a um ano – delitos de baixa gravidade e periculosidade, portanto. Mas nem sempre essa solução alternativa é aplicável.

Artigo anterior
O que é interagir com as pessoas?
Artigo seguinte
O que é o chorizo argentino?