Qual o período de maior risco para a fluorose dental?

Perguntado por: Violeta Fernandes de Assunção  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (71 avaliações)

O período de maior risco para a ocorrência de fluorose é até os 6 anos de idade, quando estão se formando as coroas dos dentes anteriores, pois se sabe que o maior problema da fluorose é quanto à estética.

Qual a idade que se dá à fluorose?

O período de desenvolvimento dos dentes susceptíveis a fluorose é por volta dos 22 aos 26 meses de idade da criança e para os incisivos a ingestão de Flúor é crítica até 36 meses após este período7.

Quais os cuidados a serem tomados para evitar a fluorose?

Confira algumas dicas dadas pelo especialista que ajudam a prevenir a fluorose dentária a seguir!
  1. 1) Prefira produtos específicos para cada faixa etária. ...
  2. 2) Informe-se sobre os níveis de flúor da água. ...
  3. 3) Evite a ingestão de produtos fluoretados. ...
  4. 4) Esteja atento às medicações. ...
  5. 5) Uma alimentação equilibrada é fundamental.

Como diminuir fluorose?

O tratamento de microabrasão de esmalte com ácido clorídrico 6% associado com carbeto de silício e, posteriormente, com clareamento em consultório odontológico utilizando-se peróxido de hidrogênio 35% é um método seguro e eficiente para a remoção de manchas de fluorose e a obtenção de uma cor uniforme do dente14.

O que a fluorose pode causar?

A fluorose dentária origina-se da exposição do germe dentário, durante o seu processo de formação, a altas concentrações do íon flúor. Como consequência, têm-se defeitos de mineralização do esmalte, com severidade diretamente associada à quantidade ingerida.

Fluorose dental: o reflexo dos excessos em flúor! | Dental Drops

37 questões relacionadas encontradas

Quais são os sintomas da fluorose?

A fluorose dental se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas e opacas nos dentes. As manchas aparecem em forma de linhas finas, manchas grandes ou ainda podem alterar toda a cor do dente, dependendo do grau e intensidade do problema.

Qual a doença que pode ser confundida com a fluorose?

Os distúrbios de desenvolvimento no esmalte apresentam-se como anomalias de estrutura, podendo afetar ambas as dentições. Dentre eles estão a amelogênese imperfeita, a hipoplasia de esmalte e a fluorose dental.

Como clarear dentes com fluorose?

Para melhores resultados é possível associar a microabrasão ao clareamento. Já nos casos mais severos existe uma terceira opção. “É indicado o tratamento restaurador, seja com resina composta ou até mesmo restaurações indiretas de porcelana”, conta.

O que é fluorose e como podemos evitá lá?

Fluorose dentária são manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica. Geralmente acomete crianças de 0 a 12 anos em regiões onde a água é fluoretada ou possui nível de fluoreto natural maior que 4mg/L e em trabalhadores da industria de flúor.

O que torna os dentes porosos?

Ela pode ser definida como uma alteração no esmalte dentário que ocorre devido a ingestão de flúor em excesso, no processo de formação dos dentes. A fluorose caracteriza-se pelo aumento da porosidade na superfície dentária – em especial, no esmalte do dente – fazendo com ele tenha aspecto opaco.

Tem tratamento para fluorose?

Fluorose dentária tem cura? A fluorose dentária não desaparece com o passar da idade, mas existem tratamentos dentários, que permitem a ocultação, diminuição, ou até mesmo a extinção das manchas que aparecem no esmalte dos dentes, melhorando desta forma a estética dentária.

Como é feita a microabrasão?

A técnica de microabrasão do esmalte divulgada por Croll & Cavanaugh3, foi descrita como um procedimento pelo qual uma pequena camada superficial do esmalte, que apresenta alguma forma de alteração - cor, estrutura ou desmineralização -, é removida por meio da ação conjunta de um agente erosivo (ácido) e um agente ...

Como diagnosticar a fluorose?

O diagnóstico da fluorose dental requer uma inspeção adequada após limpeza e secagem de todos os dentes, sob iluminação apropriada. A aparência clínica da fluorose leve inclui a presença de estriações brancas, difusas, opacas e bilaterais que correm ao longo do esmalte.

Qual a diferença entre cárie e fluorose?

A diferença entre estas duas manchas se dá pela área do dente em que são localizadas: as manchas brancas de cárie são encontradas, em sua maioria, na região do dente próxima ao contorno gengival (região onde ocorre o maior acúmulo de placa bacteriana), na região de sulcos oclusais e entre os dentes.

O que é o tártaro?

Tártaro dentário, muitas vezes chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.

Quantas vezes por dia tem que escovar os dentes?

Para ter uma boa saúde bucal é essencial escovar bem os dentes diariamente, pelo menos três vezes ao dia. Muita gente tem o hábito de fazer a escovação logo após as refeições, afinal essa é uma recomendação que já ouvimos antes.

Tem como clarear faceta?

Manchas internas podem ser clareadas, cobertas por facetas coladas ou totalmente recobertas (com uma coroa). Sendo cada um destes métodos seguros e eficazes, seu dentista irá recomendar qual o tratamento apropriado para você, dependendo do estado de seus dentes e dos resultados que deseja alcançar.

Por que meus dentes não clareiam?

“Cada dente tem seu ponto de saturação, ou seja, chega um determinado momento do tratamento que o dente não clareia mais, por isso não há a necessidade de ficar repetindo o tratamento ou insistindo nele após esta saturação”, diz a dentista.

O que é bom para clarear os dentes?

8 opções de tratamento para clarear os dentes
  1. Clareamento a laser. ...
  2. Clareamento com moldeira. ...
  3. Clareamento com pastas de dentes. ...
  4. Fitas de clareamento dental. ...
  5. Gel de clareamento. ...
  6. Enxaguantes bucais clareadores. ...
  7. Bandejas de clareamento. ...
  8. Aplicação de facetas de porcelana ou de resina.

O que é dente de Turner?

O dente de Turner é uma hipoplasia de esmalte localizada, caracterizada por um defeito na qualidade e na espessura do esmalte. Os dentes mais acometidos são os pré-molares superiores e inferiores.

O que causa pulpite?

Pulpite - causas

De entre as causas mais frequentes desta afeção benigna da polpa dentária, a cárie dentária destaca-se das demais. Na cárie ocorre uma destruição dos tecidos duros, ficando o dente cariado em consequência da atuação de determinadas bactérias presentes na boca.

O quê Flur?

O flúor é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza. Alguns alimentos contêm flúor, assim como a água fornecida por algumas empresas de serviço público. O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes.

Como tirar a fluorose em casa?

"A melhor maneira de tratar é com a microabrasão, um tratamento feito no consultório odontológico que une a aplicação de flúor e pedra pomes", explica. Já na fase adulta, o paciente também pode optar pelo clareamento dental ou colocação de facetas de porcelana para esconder as manchas.

O que é a fluorose e como ela se apresenta clinicamente?

A fluorose é um problema que se forma nos dentes devido à ingestão excessiva ou prolongada de flúor. ... O problema tem como característica principal o surgimento de manchinhas assimétricas nos dentes, que podem variar de cor - desde de esbranquiçadas a amarronzadas dependendo do grau da complicação.

Como executar o diagnóstico diferencial das lesões de mancha branca?

A primeira atitude ao se detectar visualmente uma mancha branca é evitar fazer a inspeção dela com a sonda exploradora, uma vez que os cristais de esmalte já fragilizados podem ser fraturados nesse procedimento e o que era para ser apenas uma mancha se transforma em cavitação.

Artigo anterior
O que é bom para brotoejas de bebê?
Artigo seguinte
Como responder avaliação ruim?