Qual o perigo da flebite?

Perguntado por: Carlos Xavier Ribeiro Henriques Ferreira  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 5/5 (73 avaliações)

Se não for tratada corretamente, a flebite pode evoluir para uma inflamação chamada tromboflebite e o trombo (coágulo sanguíneo) pode migrar para o pulmão, provocar embolia pulmonar e morte. Fonte: AbcMed. "Flebite: conceito, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento, prevenção e complicações".

Quais os riscos da flebite?

A falta de tratamento pode levar a uma trombose venosa profunda. “A flebite ainda pode deixar marcas no local, como um caroço permanente, ou, em casos mais graves, progredir para tromboembolismo pulmonar, quando um pedaço do coágulo migra para os vasos dos pulmões”, alerta o médico do Hospital São Camilo.

Como fica a perna com flebite?

A flebite, ou tromboflebite, consiste no fechamento parcial e inflamação de uma veia devido à presença de um coágulo sanguíneo, o que interfere no fluxo de sangue e leva ao aparecimento de alguns sintomas, como inchaço, vermelhidão e dor no local afetado.

Quanto tempo dura uma flebite?

A flebite é uma inflamação das veias que pode ser provocada por diversos agentes, como medicamentos. O tempo de recuperação é variável entre as 1 a 2 semanas, podendo prolongar-se a depender de cada caso.

O que é bom para curar flebite?

A flebite pode regredir espontaneamente com repouso, elevação dos membros afetados, aplicação de compressas mornas e úmidas no local da lesão e o uso de meias elásticas de compressão, recurso importante para estimular a circulação do sangue.

O Que é Flebite e como identificar ?

40 questões relacionadas encontradas

Qual pomada para flebite?

Fledoid Pomada 300mg Farmoquímica 40g está indicado para processos inflamatórios localizados como manchas roxas (hematomas) que aparecem após traumas ou contusões, ou após cirurgias; Inflamação nas veias superficiais (flebites ou tromboflebites), após injeção de medicamentos numa veia ou punção de uma veia para colher ...

Como saber se estou com flebite?

A flebite caracteriza-se por uma inflamação aguda da veia, causando edema, dor, desconforto, eritema ao redor da punção e um "cordão" palpável ao longo do trajeto.

Quanto tempo demora para uma veia se recuperar?

Tempo de recuperação: o paciente pode voltar para sua rotina normal cerca de uma semana após a cirurgia, contudo nos 2 primeiros meses ainda é necessário evitar levantar pesos e expor as pernas ao sol.

Como cuidar de flebite inflamada?

O tratamento para flebite é feito através do uso de medicamentos antiinflamatórios, analgésicos como a aspirina para aliviar a dor, compressas mornas e úmidas nas zonas doloridas, repouso com pernas e braços elevados, e, em casos de tromboflebite o médico poderá receitar o uso de medicamentos anticoagulantes, para ...

Qual compressa usar para flebite?

Como intervenção de enfermagem para o tratamento de flebites, convencionalmente, é indicada a aplicação tópica de compressas mornas com intuito de reduzir o processo inflamatório local.

Quais os sinais de trombose na perna?

Sinais e sintomas de trombose
  • Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  • Vermelhidão e calor no local afetado;
  • Dor ou sensação de peso;
  • Rigidez da musculatura.

Qual a diferença entre flebite e trombose?

A principal diferença entre as duas patologias é que a tromboflebite ocorre de forma mais superficial, já a trombose pode acometer veias mais profundas. Ambas possuem tratamentos, que devem ser indicados por um profissional vascular, de acordo com cada caso.

Quem tem flebite pode fazer caminhada?

A atividade física está contraindicada em pacientes que apresentam tromboflebite1,2. A orientação é que além do tratamento medicamentoso também haja repouso e elevação do membro afetado3. A tromboflebite é um processo inflamatório das veias superficiais em que ocorre trombose secundária.

Quais os 3 tipos de flebite?

Quadro clínico da flebite
  • grau 0 – sem sintomas;
  • grau I – eritema com ou sem dor local;
  • grau II – eritema com dor e/ou edema local;
  • grau III – além dos sinais clínicos do grau II, acrescenta-se a presença de um cordão fibroso palpável ao longo da veia;

Quais as complicações do acesso venoso periferico?

(1) Destaca-se como complicações locais associa- das ao uso de cateter intravenoso periférico: hema- toma, trombose, flebite, tromboflebite, infiltração, extravasamento, infecção local e espasmo venoso.

Quais as possíveis complicações de uma punção venosa?

As complicações locais identificadas como as mais frequentes foram: flebite com 64,9 %, infiltração com 40,5% e hematoma com 18,3%. Trombose, tromboflebite e extravasamento atingiram menos que 5 %.

O que acontece quando estourou uma veia?

Na maioria dos casos, as veias estouram e o sangramento acontece quando coçamos as varizes e elas estão muito dilatadas, principalmente em situações em que a pessoa não usa meias de compressão, não faz exercícios para movimentar e fortalecer os membros inferiores e melhorar o fluxo sanguíneo.

Quanto tempo de repouso após aplicação de varizes?

Não é recomendado expor ao sol as áreas que foram feitas aplicação por 1 semana, ou enquanto houver hematomas. Não é necessário repouso absoluto. Especialmente no caso da espuma, é orientado logo após o tratamento que faça caminhada e estão liberadas atividades leves diárias.

Quando perde acesso venoso?

As unidades pediátricas apresentam frequência alta de perdas de acesso venoso periférico por diferentes causas: infiltração e extravamento, obstrução, flebite e agitação.

O que causa flebite?

Quais são as causas da flebite? As causas mais frequentes das flebites são traumatismos ou contaminações bacterianas devido a injeções intravenosas de medicamentos ou de drogas. Além disso, as flebites podem ser causadas por substâncias químicas irritantes.

Para que é indicado a pomada Trombofob?

Trombofob® Pomada (heparina sódica e nicotinato de benzila) facilita a desintegração dos trombos, restabelecendo a circulação sanguínea, e evitando a formação de coágulos.

Qual melhor antiinflamatório para tromboflebite?

Géis ou cremes anti- inflamatórios como o gel de ibuprofeno podem ser úteis em casos leves. Medicamentos com heparina de baixo peso molecular, por exemplo, podem ajudar a reduzir o inchaço e a dor e também diminuir as chances de coágulos sanguíneos se moverem mais para cima da veia e causar TVP.

Para que serve a pomada heparina?

A heparina prolonga o tempo de coagulação e favorece a fibrinólise; além disso, dissolve trombos localizados e evita a formação de novos coágulos. Ademais, a heparina tem ação antiflogística e normaliza a consistência de tecidos endurecidos, por um processo de hidratação.

O que é flebite e como podemos evitar?

Flebite é uma inflamação das veias que acontece freqüentemente em pacientes que utilizam cateter venoso periférico, seja para a administração da nutrição parenteral (NP) ou para medicação. É caracterizada por eritema, trombose, dor no local da inserção do cateter e edema (1,2).

Quanto tempo leva para o trombo se desfazer?

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

Artigo anterior
Como é a sensação de palpitação?
Artigo seguinte
O que significa requerimento de benefício?