Qual o percentual de recolhimento ao INSS do empregador rural?
Perguntado por: Wilson Bernardo de Morais | Última atualização: 16. März 2022Pontuação: 4.7/5 (56 avaliações)
As alíquotas incidentes sobre a folha de salários são, 20% de Previdência, 3% RAT. Importante destacar que o produtor rural pessoa física deverá fazer a opção entre a folha de salários ou faturamento, abrangendo todos os imóveis que exerça atividade rural.
Qual valor do INSS para trabalhador rural?
Assim, desde a edição da Lei 13.606/2018, a contribuição do segurado especial é de 1,2% sobre a produção rural e de 0,1% para financiamento das prestações por acidente de trabalho. Insta registrar, porém, que essa contribuição, prevista no art. 25, da Lei 8.212/91, é a contribuição obrigatória deste segurado.
Como o produtor rural deve recolher INSS?
3 - Produtor rural pessoa jurídica - PRPJ.
Deve recolher as suas contribuições previdenciárias e as devidas ao SENAR sobre a receita da comercialização de sua produção rural.
Qual o percentual do Funrural 2021?
Em 2021, a alíquota do Funrural é de 23% para os produtores que escolherem recolher o imposto na folha de pagamento.
Quais os encargos de um trabalhador rural?
O empregador deve inscrever o empregado rural no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e efetuar os recolhimentos previdenciários nos percentuais de 8, 9 ou 11% do salário do empregado, conforme o valor do salário (deve-se consultar tabela vigente do INSS, o que pode ser feito no site www.previdencia.gov.br).
Econet Explica - Produtor Rural : Como realizar a opção de recolhimento para 2022?
Pode descontar moradia do trabalhador rural?
Quando se trata de trabalho em zona rural é muito comum o produtor rural poderá fornecer moradia e alimentação para seus empregados, devido a distância das cidades. Em virtude disso, o empregador rural poderá descontar do colaborador tanto a alimentação quanto a moradia fornecida.
Qual a diferença entre o trabalhador rural e o empregado rural?
O empregado poderá prestar serviços no perímetro urbano da cidade e ser considerado trabalhador rural. O elemento preponderante, por conseguinte, é a atividade do empregador. Se o empregador exerce atividade agroeconômica com finalidade de lucro, o empregado será rural, mesmo que trabalhe no perímetro urbano da cidade.
Como fazer o cálculo do Funrural?
- Produtor Rural Pessoa Física: alíquota total de 1,5% sendo 1,2% INSS, 0,1% RAT e 0,2% SENAR.
- Produtor Rural Pessoa Jurídica: alíquota total de 2,05% sendo 1,7% INSS, 0,1% RAT e 0,25% SENAR.
Qual o percentual do Funrural sobre a folha de pagamento?
A contribuição é feita pelo pagamento efetuado pelo produtor rural, sendo ele pessoa física ou jurídica, via faturamento sobre a produção ou na folha de pagamento, com alíquota de 20%.
Como calcular Funrural pessoa física?
- Pessoa Física: Imposto de 1,5 sobre o valor bruto da venda (1,2% INSS + 0,1%RAT + 0,2% SENAR)
- Pessoa Jurídica (empresa): Imposto de 2,05 sobre o valor bruto da venda (1,7% INSS + 0,1% RAT + 0,25% SENAR)
Como o produtor rural que nunca contribuiu pode aposentar?
Em regra, não é exigido dessa categoria de segurados o pagamento direto das contribuições. Assim, comprovando o trabalho rural feito ao longo da vida de forma individual, ou com auxílio da família, por no mínimo 15 anos, alcançada a idade mínima, é possível requerer a aposentadoria rural por idade no INSS.
Como funciona o eSocial para produtor rural?
Os produtores rurais pessoa física estão obrigados a apresentar suas informações relacionadas a seus empregados e/ou sua comercialização da produção rural, no eSocial , a partir dos fatos geradores desde julho de 2021. Ainda existem, muitas dúvidas de quando o Produtor Rural deverá informar as suas comercializações.
Qual a diferença entre o empregado rural e segurado especial?
A única diferença, na verdade, no tratamento entre ambos é quanto ao tempo de carência para obtenção do benefício de aposentadoria por idade, que, em se tratando do trabalhador rural, é reduzido em 5 (cinco) anos (artigo 201, §7º, II, da Constituição da República, e artigo 48, §1º, da Lei n.º 8.213/91).
O que é INSS rural?
No caso da aposentadoria rural, o tempo de atividade pode ser utilizado para se aposentar no INSS. É o que autoriza a legislação previdenciária que oferece algumas vantagens aos trabalhadores rurais junto à Previdência. Porém com algumas particularidades que devem ser observadas antes de solicitar o benefício.
Qual a tributação do produtor rural pessoa física?
Os produtores rurais podem ser tributados pelo imposto de renda como pessoa física, conforme o Decreto 9.580/2018. O resultado da exploração da atividade rural deve ser apurado pela escrituração do livro caixa com todas as receitas, despesas e investimentos. ... Neste caso, a alíquota fica limitada a 20% da receita bruta.
Como calcular o Funrural sobre a folha de pagamento 2021?
O produtor rural pessoa física, mesmo que optar em recolher a contribuição previdenciária sobre a folha, deverá recolher o SENAR incidente sobre faturamento (0,2%). O produtor rural pessoa jurídica, que optar em recolher a contribuição previdenciária sobre a folha, deverá calcular o SENAR também sobre a folha (2,5%).
Como calcular o Funrural sobre a folha de pagamento 2020?
As alíquotas incidentes sobre a folha de salários são, 20% de Previdência, 3% RAT. Importante destacar que o produtor rural pessoa física deverá fazer a opção entre a folha de salários ou faturamento, abrangendo todos os imóveis que exerça atividade rural.
Como calcular o Funrural sobre a folha de pagamento e gerar na GFIP?
...
- Acesse o menu ARQUIVO, clique na opção SERVIÇOS;
- Clique no botão [Nova Vigência] e informe uma nova competência;
- Na guia INSS, no campo CÓDIGO FPAS, informe o código '787';
- Clique no botão [Gravar].
O que é necessário para se aposentar pelo Funrural?
- 35 anos de contribuição para homens;
- 30 anos de contribuição para mulheres.
- 180 meses de carência.
Qual o valor do Funrural 2020?
Existem dois tipos de alíquotas do Funrural, diferentes para pessoa física e pessoa jurídica. Para Pessoa Física, a alíquota é de 1,5% (1,2% INSS + 0,1% RAT + 0,2% SENAR) e está em vigor desde 1 de janeiro de 2018.
Quando devo reter o Funrural?
A data para recolhimento é até o dia 20 do mês subsequente ao fato gerador, ou seja, se em 10/2020 um produtor rural comercializou produtos para uma pessoa física, este mesmo produtor rural deverá recolher o funrural até 20/11/2020.
O que é o trabalhador rural?
2º Empregado rural é toda pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob a dependência deste e mediante salário. Art.
Quais as principais diferenças entre o empregado rural e urbano?
O que difere os trabalhadores urbanos e rurais é o adicional e a hora noturno, ao desconto no salário pelo fornecimento de moradia, de alimentação e de adiantamentos salariais e à redução da jornada de trabalho durante o gozo do aviso prévio.
Como podemos classificar os trabalhadores rurais?
Pequenos proprietários: pequenos produtores que trabalham em sua própria terra. Geralmente, utilizam-se de mão de obra familiar, e a produção tem por finalidade a autossubsistência. Arrendatários: aqueles que alugam ou arrendam terras de outras pessoas para a produção agrícola.
Qual a lei do trabalhador rural?
O trabalho rural está regulado pela Lei nº 5.889/73, regulamentado pelo Decreto nº 73.626/74 e no artigo 7º da Constituição Federal/88. Ao trabalhador rural é assegurado no mínimo o salário mínimo, devendo-se observar o piso salarial da categoria a que pertencer o empregado.
Quem a PF investiga?
O que não pode comer quando está com sinusite?