Qual o particípio do verbo ser?

Perguntado por: Sebastião Afonso de Vicente  |  Última atualização: 15. März 2025
Pontuação: 5/5 (15 avaliações)

No Vocabulário da Língua Portuguesa (1966), de Rebelo Gonçalves, ao verbo ser (s. v. ser) atribui-se o particípio passado sido, descrito como «invariável, só usável nos tempos compostos». O verbo ser, sendo um verbo copulativo, não tem particípio passado passivo.

Qual o particípio de Sou?

Infinitivo pessoal: ser, seres, ser, sermos, serdes, serem. Gerúndio: sendo. Particípio: sido.

Quais são os verbos no particípio?

O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.

Qual é o particípio do verbo fazer?

Infinitivo pessoal: fazer, fazeres, fazer, fazermos, fazerdes, fazerem. Gerúndio: fazendo. Particípio: feito.

Qual é o infinitivo de particípio?

Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido. 1)-Infinitivo - apertar, poder, partir, ter, voltar, ficar, olhar, chegar, partir, chorar, sorrir...

Debate Épico: ¿Es Dios una Persona Divina o Tres Personas Divinas?

34 questões relacionadas encontradas

Como saber se é particípio ou adjetivo?

O particípio é uma forma nominal do verbo, por isso, se comporta como um adjetivo. Desse modo, os verbos no particípio flexionam-se em gênero e número. Em geral os verbos no particípio apresentam-se acompanhados de outros verbos (auxiliares), formando uma locução verbal.

Qual a regra para usar o particípio que tem duas formas?

Use ter e haver com o particípio regular e ser e estar com o particípio irregular. Modernamente, no entanto, alguns particípios podem ser usados com todos os auxiliares. É o caso dos verbos ganhar, gastar, pagar, pegar: tem gasto ou tem gastado, havia pegado ou havia pego, tinha pago ou tinha pagado.

O que significa particípio presente?

O particípio presente é uma derivação da forma verbal no tempo presente encontrada em algumas línguas. Ele pode ser empregado como verbo, adjetivo ou substantivo.

Qual é o verbo ser?

O verbo “ser” é um verbo que expressa um estado permanente. É um verbo de ligação e pode ser usado como um verbo auxiliar. É um verbo anômalo, já que sua conjugação é bastante irregular, havendo alteração até mesmo nos radicais. Pode concordar com o sujeito ou com o predicado, a depender do enunciado.

Foi e do verbo ser ou ir?

Agora, sim, a forma “foi” é do verbo “ir”. Em quatro tempos de sua conjugação, os verbos “ser” e “ir” apresentam flexões iguais. O primeiro desses tempos é o pretérito perfeito do indicativo, que apresenta estas formas: “eu fui, tu foste, ele foi, nós fomos, vós fostes, eles foram”.

Como colocar um verbo no particípio?

O uso é determinado pelo verbo que antecede o particípio. Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou -ido). Por exemplo: "Ele tinha salvado o arquivo" e "Ela havia prendido o dedo".

Qual é a função do particípio?

O particípio é a forma nominal que expressará o resultado do fato verbal, ou seja, indicará uma ação já realizada, finalizada.

Tinha pago ou tinha pegado?

Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente.

O que é particípio passado do verbo?

Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos.

Qual a diferença entre um verbo no passado é um verbo no particípio?

Ou seja, o Pretérito Perfeito é para falar sobre coisas que já aconteceram (passado); o Particípio Passado é usado em contruções gramaticais específicas e que vêm geralmente acompanhadas com as palavras (verbos) “ter”, “ser”, “haver” e alguns outros.

Qual a diferença entre os verbos no infinitivo particípio e gerúndio?

Formas nominais com função de nome

Desempenhando função de nome, o infinitivo pode atuar como um substantivo, o particípio pode atuar como um adjetivo e o gerúndio pode atuar como um advérbio.

Como saber se o verbo está no infinitivo?

Veremos mais à frente que o verbo no infinitivo se apresenta de duas formas. Mas, por ora, vale saber que, para identificá-lo, basta observar a terminação: Em seu estado natural: ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr) Quando flexionado: es, des, em e mos.

Como saber se o verbo está na forma nominal?

As formas nominais são: Infinitivo - É quando o verbo apresenta-se na sua forma original, isto é, ele não é conjugado. Para melhor entendimento, é preciso lembrar-se daquelas três terminações: primeira conjugação - AR; segunda conjugação - ER; terceira conjugação - IR.

Quais são os verbos no infinitivo?

São elas:
  • 1ª conjugação = -ar (falar, gostar, brincar, trabalhar)
  • 2ª conjugação = -er (beber, ver, escrever, perder)
  • 3ª conjugação = -ir (pedir, mentir, ferir, sorrir)
  • Quando a intenção for indeterminar o sujeito: Estou limpando a casa para não me chamarem de preguiçoso;

Como colocar o verbo no infinitivo?

Para identificar a forma infinitiva de um verbo conjugado, é preciso relacioná-lo com uma das três terminações dos verbos no infinitivo: -ar, -er, -ir. Em algumas formas verbais, é fácil estabelecer essa relação. Noutras é mais complicado, principalmente se forem verbos irregulares: verbo estudei – infinitivo: estudar.

Artigo anterior
O que é tecido percal 180 fios?
Artigo seguinte
Qual é a origem do NESCAU?