Qual o papel do professor na escola do passado?

Perguntado por: Joaquim Micael Pinho Simões Barros  |  Última atualização: 20. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (25 avaliações)

O modelo pedagógico tradicional está centrado na figura do professor, que tem um papel protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Nesse modelo, o professor detém o conhecimento e o transfere para os alunos em aulas expositivas e experimentos.

Qual era o papel do professor antigamente?

Antigamente a escola era encarada como uma segunda casa e o professor era como se fosse uma espécie de pai, de mãe e existia mais respeito, e esse respeito era também devido a questão colocada como se o professor fosse autoridade do conhecimento e o aluno chegava ali como uma folha em branco que deveria ser preenchida.

Qual era o papel da escola antigamente?

A educação nas comunidades primitivas era um ensino informal e visava um ensino das coisas práticas da vida coletiva, focada na sobrevivência e perpetuação de padrões culturais, ou seja, não havia uma educação confiada a uma instituição específica., porque ela acontecia espontaneamente mediada pela convivência em grupo ...

Como eram chamados os professores de antigamente?

Preocupados com o equilíbrio entre corpo e mente, a educação ateniense contou com três tipos básicos de profissionais do ensino: os páidotribés, que cuidavam do desenvolvimento intelectual; os grammatistés, responsáveis pelo repasse da escrita e da leitura; e os kitharistés, que cuidavam do aprimoramento físico.

Como os alunos eram tratados pelos professores antigamente?

Havia grande respeito e temor pelo professor, por isso os alunos geralmente não perguntavam, nem questionavam suas ordens ou ensinamentos. Ao longo dos anos, escola foi se modificando, e hoje é um lugar de convivência e de produção de conhecimentos. O professor orienta os alunos e incentiva sua participação.

CAMILA COMILONA DEVOROU O BOLO DA PROFESSORA! O DIA DO PROFESSOR NA ESCOLA!

23 questões relacionadas encontradas

Como o professor era visto no passado?

Muito antigamente o professor tinha uma imagem autoritária e totalitária, ele era o portador e detentor do conhecimento e o transmitia aos alunos que tinham que ouvir e guardar todas as informações passivamente.

Como era a forma de educar as crianças de antigamente?

Antigamente, a educação das crianças se limitava ao que se aprendia em casa, sendo que deviam obediência não apenas aos pais, mas a todos os adultos. Quem definia o que era certo ou errado, o que a criança podia ou não fazer eram os pais e estes não podiam ser questionados por seus filhos.

Como era a educação no passado?

Por meio de fotos e relatos, descobriram que antigamente os meninos e as meninas estudavam em classes separadas e aprendiam matérias diferentes e que a disciplina era mais rígida. Perceberam ainda que os uniformes e os materiais escolares não eram como os usados nos dias de hoje.

O que mudou nas escolas de antigamente para hoje?

Se fala em menos tempo despendido, de forma mais efetiva. Se fala em desenvolver habilidades gerais e aprofundar em algumas mais específicas. Se fala em competências do século XXI e em preparar seres humanos completos para a vida. Se fala em crianças protagonizando seu aprendizado enquanto se divertem.

Como era a sala de aula de antigamente?

A escola de antigamente era muito diferente da escola que conhecemos hoje em dia. As salas de aula eram mais simples, os métodos de ensino eram mais rígidos e as tecnologias não faziam parte do cotidiano dos estudantes.

Qual é a diferença entre as escolas de antigamente e as de hoje?

A estrutura das escolas tradicionais é caracterizada por uma hierarquia, com diretores, coordenadores e professores ocupando lugar de poder. Diferente da ideia de uma gestão escolar democrática, a escola tradicional não cria espaços de diálogo e colaboração.

Quais diferenças das escolas de antigamente?

O documento descreve as principais diferenças entre a escola antiga e a escola nova, como as técnicas de ensino, tecnologias, materiais e alunos. Na escola antiga, o ensino era mais rigoroso e os castigos corporais eram comuns, enquanto a escola nova tem um ensino mais flexível e centrado no aluno.

Quais as características de uma escola antiga?

A escola antigamente tinha um função embarcada, ou seja, ensinava o aluno a ter exercer um papel específico na sociedade, como por exemplo, as mulheres que eram ensinadas a costurar.

Como era a formação de professores antigamente?

E não era uma formação em nível superior, nem secundário, era basicamente uma formação em nível primário com uma pincelada de metodologia ou didática (o “como ensinar”) bastante rudimentares. De 1835 até a década de 1880, as Escolas Normais pipocaram pelo Brasil afora. Abriam, duravam alguns anos e acabavam fechando.

Qual é a função de um professor?

a) Orientar a aprendizagem do aluno; b) Participar no processo de planejamento das atividades da escola; c) Contribuir para aprimorar a qualidade do ensino. d) Deveres e responsabilidades elencados no art. 120, da Lei 6.672/74.

Qual a diferença entre a educação tradicional e a escola nova?

No ensino tradicional, o professor é a principal fonte de conhecimento e autoridade em sala de aula. Já no ensino moderno, os professores assumem o papel de facilitadores do aprendizado, orientando e apoiando os alunos em suas jornadas educacionais, incentivando a autonomia e a descoberta.

Como era a educação no Brasil no passado?

Havia uma divisão clara de ensino: as aulas lecionadas para os índios ocorriam em escolas improvisadas, construídas pelos próprios indígenas, nas chamadas missões; já os filhos dos colonos recebiam o conhecimento nos colégios, locais mais estruturados por conta do investimento mais pesado.

Como eram as primeiras escolas e como evoluíram ao longo do tempo?

Na Grécia antiga as crianças eram educadas, mas de modo informal, sem divisão em séries nem salas de aula. Já na Europa medieval o conhecimento ficava restrito aos membros da Igreja e a poucos nobres adultos. A palavra “escola” vem do grego scholé, que significa, acredite se quiser, “lugar do ócio”.

Como é o ensino tradicional?

No método tradicional de ensino, o educador é considerado figura central e único detentor do conhecimento. Este, por sua vez, é repassado aos estudantes em aulas expositivas. Nesse modelo, o estudante é reduzido a espectador em sala de aula. A ele, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes.

Como era o ensino das escolas nos anos 90?

Era muito comum passar papel contact em praticamente tudo: no caderno, na apostila e, às vezes, na agenda. O plástico (com um cheirinho único ) realmente protegia muito dos danos que o material sofria no dia a dia com o entra-e-sai da mochila. O único inconveniente era conseguir encapar tudo sem deixar nenhuma bolha.

Como era a escola dos anos 70?

A escola tradicional, convencional, da ditadura era dos moldes, comportamentos, silêncios. Isso valia para todos e todas: professores/as, estudantes, servidoras/es em geral. Sem chance para o voo, o controle morava ao lado. E os próprios sujeitos iam traçando o caminhar da referência dos corpos disciplinados.

Como está a educação nos tempos de hoje?

O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE).

O que as crianças faziam depois da escola antigamente?

Antigamente as brincadeiras eram nas ruas, com o pião, amarelinha, passa anel, mamãe da rua, pega-pega, pique esconde, cobra-cega, empinar pipa e muitas outras. Hoje em dia, por mais que algumas dessas brincadeiras ainda estejam presentes na vida das crianças, ocupam menos tempo do que outras.

O que as crianças de antigamente faziam?

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias. A principal diferença entre a infância de antigamente e a atual é a tecnologia.

Como era chamado o ensino médio antigamente?

Segundo grau ou ensino médio? O que hoje chamamos de ensino médio costumava ser chamado há tempos atrás de segundo grau, por isso algumas pessoas, principalmente os mais velhos, ainda tendem a chamá-lo desta maneira, o que pode gerar confusões. Mas não se preocupe, ambos os nomes remetem à mesma etapa de formação.

Artigo anterior
O que é considerado deslocamento de trabalho?
Artigo seguinte
O que significa a boneca do round 6?