Qual o papel do professor como sujeito mediador da atividade lúdica na infância?

Perguntado por: Andreia Ema Carneiro de Ribeiro  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.6/5 (53 avaliações)

Aspectos importantes sobre o papel do educador:
- Procurar participar das brincadeiras e valer-se para questionar com as crianças sobre as mesmas. - Organizar e estruturar o espaço de forma a instigar na criança a necessidade de brincar, além de facilitar a seleção das brincadeiras.

Qual é o papel do professor como sujeito mediador da atividade lúdica na infância?

Através do lúdico, o educador pode desenvolver atividades em que haja uma interação maior entre os educandos favorecendo-os a aprendizagem de forma divertida ensinando-os a compreender os valores éticos, morais, tornando-os conscientes de seus direitos e deveres de como ser responsável.

Qual o papel do professor como mediador das brincadeiras?

Observar as interações; Perseguir os interesses das crianças; Colaborar com materiais de apoio; Trabalhar a escrita com materiais de apoio (identificados a partir da observação dos rumos das brincadeiras);

Qual é a função mediadora do papel do professor ao proporcionar brincadeiras do Faz-de-conta atuando na Zona de desenvolvimento proximal?

O professor é mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos referentes aos diferentes campos de ...

Qual o papel do professor na atividade lúdica?

O professor deve ter uma relação mediadora nesse processo de atividades lúdicas e a prática pedagógica, para que ocorra uma aprendizagem significativa e não seja somente uma forma de diversão da criança.

A Importância do Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem

45 questões relacionadas encontradas

Qual o papel do professor na consolidação do lúdico no processo de alfabetização?

O professor precisa estar atento às perguntas e soluções que os alunos propõem e o momento da atividade lúdica é um espaço de grande aproveitamento para isso. Dessa forma, o professor visualiza melhor as estratégias e os progressos que cada aluno está fazendo.

O que é um professor lúdico?

Uma proposta lúdico-educativa torna-se um desafio à prática do professor, pois além de selecionar, preparar, planejar e aplicar os jogos, ele precisa participar no decorrer do jogo, se necessário jogar, brincar com as crianças, mas sempre observando, no desenrolar, as interações e trocas de saberes entre eles.

Qual o objetivo de brincar de faz de conta na Educação Infantil?

O processo de “fingir”, ou imaginar, é muito importante para o desenvolvimento infantil porque através dele a criança aprende sobre si mesma, sobre sua relação com as outras pessoas e aprende lições importantes para a sua vida adulta.

Quais são as características de um professor-mediador?

Conceito utilizado para caracterizar o professor que trabalha com a mediação pedagógica, significando uma atitude e um comportamento do docente que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos.

Quais são as características que um professor-mediador deve ter nas atividades lúdicas?

Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.

Como o professor pode explorar a ludicidade na Educação Infantil?

Adivinhe com os sentidos. Essa é uma brincadeira muito divertida e que vai ensinar, na prática, sobre os sentidos. A ideia é que a professora prepare vários objetos e materiais sem revelar às crianças. Em seguida ela desafia os alunos a adivinharem o que é por meio dos sentidos.

Qual deve ser o papel do professor de Educação Infantil?

Principalmente no ensino infantil, esse profissional também é um dos grandes responsáveis por ensinar conceitos básicos às crianças, como respeitar os colegas, saber esperar seu lugar na fila e sua vez de falar. E pode acreditar: tudo isso é levado por toda a vida.

Qual o papel do professor mediador na avaliação mediadora?

O papel do professor mediador é fazer as investigações necessárias para que o aluno acrescente em sua aprendizagem novas verdades, porém nem todos os erros são construtivos, na mediação o erro só é construtivo quando as hipóteses são progressivamente reconstruídas através de comparações e questionamentos através do ...

Quem pode ser professor mediador?

Parágrafo único - O docente readaptado somente poderá exercer a função de Professor Mediador Escolar e Comunitário em unidade escolar de sua classificação, devendo, em caso de escola diversa, solicitar previamente a mudança da sede de exercício, nos termos da legislação pertinente.

O que é mediação docente?

Como já salientamos, a mediação docente revela a articulação entre teoria e prática, articulação esta que é constituída e desenvolvida na própria atividade, tendo a formação um papel fundamental.

Quais os tipos de brincadeiras de faz de conta?

  • 5 Ideias Para Estimular a Brincadeira de Faz de Conta. Geralmente dos 2 aos 5 anos de idade, as crianças entram em uma fase de jogos simbólicos. ...
  • Recriar Personagens. Toda criança tem seu desenho animado e filme prediletos. ...
  • Brincar de Detetive. ...
  • Fazer Transformações. ...
  • Estimular a Leitura. ...
  • Modificar Histórias.

Faz de conta para educação infantil?

O faz de conta envolve todo um jogo dramático. “Nele, as crianças experimentam diferentes papéis ao longo da brincadeira, e com isso, elaboram o pensamento e utilizam-se de linguagens, para enfim demonstrar as coisas que vivenciam, acreditam, e o que gostariam de aprender”, detalha Elaine.

Quais os benefícios de desenvolver as habilidades de fé na educação infantil?

As FE são responsáveis pelo processo de engajamento na realização de atividades como planejar, sequenciar, iniciar e continuar uma tarefa, por exemplo. Por isso é importante que essas habilidades sejam estimuladas desde cedo, na educação infantil.

Como deve ser uma aula com características lúdicas?

No entanto, é necessário salientar que o ensino lúdico não se resume a brincadeiras, e sim ao uso de metodologias diversas que estimulem a criatividade, o pensamento crítico e a imaginação dos estudantes de forma natural — exercitando e desenvolvendo tais características.

O que é ludicidade na educação?

Ludicidade é um termo que tem origem na palavra latina “ludus”, que significa jogo ou brincar. Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia.

Quais os tipos de ludicidade?

Algumas delas são:
  • coordenação motora;
  • comunicação;
  • raciocínio lógico;
  • percepção do espaço;
  • consciência corporal;
  • linguagem;
  • criatividade;
  • imaginação;

Qual o papel que o professor assume quando utilizar os jogos para o processo de alfabetização?

De acordo com Kishimoto (2004, p. 36) na alfabetização matemática, os jogos possuem um papel especial, pois denotam que a criança se mostra sempre em construção social e coletiva. As brincadeiras, no processo de alfabetização, contribuem para o processo afetivo e cognitivo da criança e a apropriação de signos sociais.

Qual a importância do lúdico no processo de alfabetização?

O lúdico contribui para o processo de alfabetização dos alunos, pois a ludicidade compreende um modo mais prazeroso de desenvolver a aprendizagem, fazendo com que o aluno se aproprie da escrita mais facilmente e mais rapidamente.

Como o professor deve trabalhar o lúdico em sala de aula?

O professor deve provocar o aluno a pensar, criar situações para interação, solicitar que ele acompanhe a construção do conhecimento com uma aula lúdica, porém o mais próxima possível da sua realidade, porque assim ficará mais fácil para este estudante identificar, investigar e resolver o problema.

Quais são as atribuições de um professor de educação infantil?

O que o Professor de Desenvolvimento Infantil faz? Ministra e prepara o material didático das aulas de Educação Infantil conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas.

Artigo anterior
O que é a mais-valia relativa?
Artigo seguinte
Como escrever em formato de artigo?