Qual o papel do Código de Ética do psicólogo?

Perguntado por: Joaquim Henrique Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (54 avaliações)

A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.

Qual a principal função do código de ética?

Código de ética ou guia de conduta

Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage. É um instrumento que serve de inspiração para as pessoas que aderem a ele e se comprometem com seu conteúdo.

Qual a importância do código de ética na profissão?

O objetivo é nortear a moral do profissional durante a sua atuação. O código de ética da profissão estabelece o comportamento mais adequado e as ações consideradas infrações. Por exemplo, o código de ética de medicina, define as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão.

Quais são os princípios fundamentais e as responsabilidades do psicólogo tendo como referência o código de ética Profissional do psicólogo 2005?

Princípios fundamentais

O Psicólogo baseará o seu trabalho no respeito à dignidade e à integridade do ser humano; II. O Psicólogo trabalhará visando a promover o bem-estar do indivíduo e da comunidade, bem como a descoberta de métodos e práticas que possibilitem a consecução desse objetivo; III.

Como está organizado o código de ética do psicólogo?

Assim, o Código de Ética, Resolução CFP n° 010/2005 foi aprovado, entrando em vigor na data em que se comemorava o dia do Psicólogo daquele mesmo ano. O documento consta de sete Princípios Fundamentais e 25 artigos, distribuídos em dois capítulos:das responsabilidades do psicólogo e das disposições gerais.

Código de Ética Profissional do Psicólogo

24 questões relacionadas encontradas

Quantos Códigos de Ética tem a Psicologia?

O Quadro 1 exibe os Princípios Fundamentais dos quatro Códigos de Ética. Percebe-se que os Códigos de 1975 e 1979 são semelhantes e que grande mudança houve em 1987. O Código de 2005 guarda muita semelhança com o de 1987, porém, ampliando a questão da atuação em contextos sociais diversos.

O que é o código de ética do psicólogo?

A ética do psicólogo diz que ele deve exercer a profissão promovendo o respeito e a liberdade. Afinal, ela se baseia no cuidado com a saúde mental, portanto, é um princípio bem importante.

São deveres fundamentais dos psicólogos expressos no Código de Ética conforme o art 1 do Código de Ética Profissional do Psicólogo?

Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, são deveres fundamentais do Psicólogo: ... Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional.

Quais princípios devem orientar a prática e a conduta do psicólogo?

Para tanto, existem sete princípios fundamentais que devem orientar a atuação do psicólogo: o respeito e a promoção da liberdade, da igualdade e da integridade do ser humano; promoção da saúde e da qualidade de vida; responsabilidade social; desenvolvimento da Psicologia no campo teórico e prático; acesso da população ...

Quais são os elementos presentes no atual Código de Ética Profissional da psicóloga que o diferencia dos códigos anteriores?

8 pontos do código de ética do psicólogo para você conhecer
  • respeitar e promover a liberdade;
  • promover saúde e qualidade de vida;
  • exercitar a responsabilidade social;
  • universalizar o acesso da população às informações;
  • rejeitar situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada;

O que é ética profissional e qual a sua importância?

A ética profissional refere-se a princípios que regem o comportamento de um trabalhador e da sua equipe no ambiente de trabalho. São “caminhos” de como uma pessoa deve agir em relação a outras pessoas e instituições, incluindo a própria empresa onde trabalha.

Qual a função do código de ética da enfermagem?

O código de ética dos profissionais de Enfermagem reúne normas e princípios, direitos e deveres. ... Desde já está centrado na clientela e pressupõe que os agentes de trabalho de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência de qualidade sem riscos e acessível a toda população.

Qual a função do código de ética de enfermagem?

Tem por objetivo estabelecer parâmetros relacionados aos direitos, proibições, deveres e responsabilidades para o exercício da enfermagem frente às relações profissionais no contexto do cuidado com a pessoa, família e comunidade, as relações com a equipe interdisciplinar, com as organizações da categoria e organização ...

Qual a importância do código de ética para sociedade?

2. IMPORTÂNCIA DO CÓDIGO DE ÉTICA. O Código de Ética é um instrumento de realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage.

Quais são as responsabilidades de um psicólogo?

O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

O que configura uma conduta profissional?

A conduta ética profissional diz respeito ao conjunto de valores morais que conduzem os comportamentos no ambiente de trabalho e durante o exercício da profissão. Em geral, tratam-se dos mesmos princípios exigidos na convivência em sociedade. Sem isso, é impossível construir uma carreira longa e respeitada.

Que preceitos ou princípios éticos devem guiar as nossas condutas pessoais e profissionais?

Confira quais são elas:
  • Aja com educação e respeito. ...
  • Respeite a confidencialidade. ...
  • Seja confiável. ...
  • Tenha autocrítica. ...
  • Seja honesto. ...
  • Reconheça o mérito do outro. ...
  • Seja discreto. ...
  • Evite reclamações e críticas.

São deveres fundamentais dos Psicólogos assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja?

1º São deveres fundamentais do Psicólogo:
  • assumir responsabilidade somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoalmente e tecnicamente;
  • prestar serviços profissionais em situação de calamidade pública ou de emergência, sem visar a quaisquer benefícios pessoais;

O que trata a Lei 4.119 1962?

LEI Nº 4.119, DE 27 DE AGOSTO DE 1962.

Dispõe sôbre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Art. 1º - A formação em Psicologia far-se-á nas Faculdades de Filosofia, em cursos de bacharelado, licenciado e Psicólogo.

É dever do psicólogo assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal teórica e tecnicamente?

1º – São deveres fundamentais dos psicólogos: assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente”; assim como, “prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando ...

Quais são os códigos de ética profissional?

O Código de Ética Profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. Este código é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.

O que o psicólogo não pode fazer?

O Psicólogo é proibido pelo Código de Ética de usar sua profissão para induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.

O que é o conceito de ética?

CONCEITO DE ÉTICA

A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.

Quando psicólogo pode quebrar sigilo?

A quebra do sigilo é prevista quando a(o) Psicóloga(o), de forma fundamentada, identificar a necessidade visando ao menor prejuízo, bem como observar os casos previstos em lei (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Estatuto do Idoso, Declaração Universal de Direitos Humanos, entre outros).

Qual é a base da Psicologia?

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...

Artigo anterior
Quais são as modalidades da responsabilidade civil?
Artigo seguinte
Como funciona a Agroecologia?