Qual o papel do assistente social na medida socioeducativa?

Perguntado por: Tiago Duarte Almeida Henriques Silva  |  Última atualização: 10. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (28 avaliações)

O Serviço Social nas medidas socioeducativas tem como objetivo a luta pela garantia e promoção de direitos que estão preconizados nas legislações como: CF 88, ECA, SINASE (Sistema Nacional de Atendimento socioeducativo) e CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente).

O que são ações socioeducativas no Serviço Social?

Por ações socioeducativas são descritos um conjunto de atividades: grupos socioeducativos, campanhas socioeducativas, grupos de convivência familiar, grupos de desenvolvimento familiar, e grupos de desenvolvimento local das comunidades cada um enfatizando uma atividade.

Qual o objetivo do trabalho socioeducativo realizado pelo assistente social?

O trabalho socioeducativo proporciona ao indivíduo condições de se reconhecer como sujeito de direitos e que há possibilidades de acesso a serviços e melhora na sua convivência família e comunitária (registro do questionário 11).

Qual é o papel do assistente social no ECA?

Assistentes Sociais têm inserção em diversos espaços e atuam cotidianamente na defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes, contribuindo para a efetiva implementação e aplicação do ECA, sempre na perspectiva da defesa da vida e do pleno desenvolvimento com proteção e cuidado para a infância e adolescência” ...

Quem é responsável pelas medidas socioeducativas?

O que é? Medida socioeducativa prevista nos artigos 112 e 115 do Estatuto da Criança e do Adolescente, aplicada pelo Juiz da Infância e da Juventude a adolescentes que se encontram envolvidos com a prática de atos infracionais. Consiste em uma admoestação verbal (uma “bronca”), que é reduzida a termo e assinada.

COMO É O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO ??

32 questões relacionadas encontradas

Quais são as 6 medidas do sistema socioeducativo?

Conforme o ECA, as medidas podem ser caracterizadas como: advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação em estabelecimento educacional.

Quais são os três objetivos das medidas socioeducativas?

Objetivos das medidas socioeducativas

Integração social garantindo seus direitos sociais e individuais; Desaprovação de conduta infracional, efetivando as disposições da sentença como parâmetro máximo de privação de liberdade ou restrição de direitos, observados os limites previstos na lei.

Quais são as responsabilidades de um assistente social?

Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, ...

Quais os deveres de um assistente social?

Os assistentes sociais dão apoio direto para assistir os clientes com suas necessidades pertinentes a dificuldades, complicações e problemas da vida diária, inclusive incidentes ou descuido, abuso ou violência doméstica, ou com desafios advindos de problemas mentais ou uso de drogas.

Qual é o papel de uma assistente social?

O papel principal do assistente social é combater as injustiças e garantir que a população tenha acesso aos seus direitos. Realmente é muito emocionante exercer uma profissão tão importante para as pessoas, principalmente as que estão em vulnerabilidade social.

Quais as ações socioeducativas podem ser desenvolvidas pelo assistente social na escola?

-Favorecer o aprendizado do processo democrático; -Incentivar as ações coletivas; -Efetuar pesquisas para analisar a realidade social dos alunos; -Contribuir com a formação profissional de novos assistentes sociais, disponibilizando campo de estágio adequado às novas exigências do perfil profissional (MARTINS, 1999, p.

Quais as competências do assistente social na educação?

O assistente social vai atuar de forma interventiva, para estreitar os laços entre comunidade e escola, promovendo ações para colaborar na prática da inclusão social, na emancipação e formação dos estudantes para a promoção da cidadania.

Quais são as demandas do assistente social na educação?

conflitos e desentendimentos familiares em relação à condução da educação do filho, à separação de pais, à agressividade e ao “bullying”; acompanhamento do rendimento escolar e orientação a familiares e estudantes bolsistas; ações de voluntariado e solidariedade; ações de bem-estar com funcionários; orientação a ...

Quais são as práticas socioeducativas?

Os termos utilizados para definir estas práticas, contudo, são diversos: educação informal, educação não formal, educação não escolar, atividade extraclasse e/ou apoio socioeducativo – esses últimos quando voltados especificamente a crianças e jovens.

Como funcionam as medidas socioeducativas?

O que são medidas socioeducativas? São medidas aplicáveis a adolescentes envolvidos na prática de um ato infracional. Estão previstas no artigo 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o qual apresenta, de forma gradativa, as medidas a serem aplicadas, desde a advertência até a privação de liberdade.

Qual o objetivo das atividades socioeducativas?

As atividades estimulam a participação na vida pública, criando o senso crítico da realidade social fazendo com que ao se questionar e comparar sobre onde vive e o ambiente em que está acostumado a ver. Os principais temas trabalhados são: saúde, educação, esporte, lazer e cultura.

O que não pode fazer um assistente social?

Aqui estão algumas das atividades que um assistente social não pode fazer:
  1. Diagnosticar ou prescrever tratamentos médicos;
  2. Realizar procedimentos clínicos;
  3. Praticar psicoterapia;
  4. Representar judicialmente;
  5. Emitir receitas médicas;
  6. Realizar atividades que violem a privacidade ou ética profissional;

O que é esperado do assistente social?

Para tal, o assistente social deve desenvolver como postura profissional a capacidade crítica/reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais lida, exigindo-se a habilidade para comunicação e expressão oral e escrita, articulação política para proceder a encaminhamentos técnico-operacionais, ...

O que diz o Código de Ética do assistente social?

Art. 15°- O assistente social é obrigado pela Ética e pela Lei (art. 154 do Código Penal) a guardar segredos sobre todas as confidências recebidas e fatos de que tenha conhecimento ou haja observado no exercício de sua atividade profissional, obrigando-se a exigir o mesmo segredo de todos os seus colaboradores.

Quais são as atribuições e competências privativas do assistente social?

Assim, as atribuições privativas são aquelas que se referem diretamente à profissão, como a atribuição privativa de coordenar cursos, bem como equipes de Serviço Social nas instituições públicas e privadas. E competências são aquelas ações que os(as) assistentes podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.

Qual o valor do salário de um assistente social?

“O assistente social ainda não tem um salário unificado no Brasil”, diz o autor, deputado Zé Vitor (PL-MG). Segundo ele, pesquisas na internet revelaram que a remuneração poderia variar de R$ 1.485 a R$ 3.586 em fevereiro de 2021.

Como deve ser a atuação do assistente social em relação aos conselhos?

A atuação do Serviço Social nesse processo de assessoria aos Conselhos Locais de Saúde possibilita acompanhar os limites e possibilidades vivenciadas por estes conselhos, desenvolvendo estratégias para efetivar as decisões do Conselho, mediar conflitos, garantir direitos, planejar atividades para o controle social e ...

Quais são as maiores dificuldades das medidas socioeducativas?

O resultado obtido aponta que a dificuldade na aplicação de medidas socioeducativas tem como grande causa a vulnerabilidade social que, além de colaborar na prática de ato infracional, destina ao próprio autor do referido ato a caracterização de indivíduo vítima da sociedade.

Qual é o prazo de duração das medidas socioeducativas?

Resumo: Tratando-se de medida socioeducativa aplicada sem termo, o prazo prescricional deve ter como parâmetro a duração máxima da internação (3 anos), e não o tempo da medida, que poderá efetivamente ser cumprida até que o socioeducando complete 21 anos de idade.

Quanto tempo pode durar uma medida socioeducativa?

O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê pena máxima de até três anos para atos infracionais cometidos por adolescentes. Essa pena é medida socioeducativa em regime de internação.

Artigo anterior
O que as diferenças podem contribuir para o nosso dia a dia?
Artigo seguinte
Porquê da granuloma no piercing?