Qual o papel de membrana plasmática na absorção de um fármaco?

Perguntado por: Tomé Moreira de Leal  |  Última atualização: 20. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (63 avaliações)

Transportadores da membrana plasmática afetam a atividade farmacológica dos fármacos que agem como mediadores da sua absorção, distribuição, metabolismo e excreção (1).

Qual o papel da membrana celular na absorção do fármaco?

Como a membrana celular é lipoide, os fármacos solúveis em lipídios difundem-se de modo mais rápido. As moléculas menores tendem a penetrar pelas membranas mais rapidamente que as maiores. A maior parte dos fármacos é um ácido ou uma base orgânica, ocorrendo sob formas ionizadas ou não ionizadas em um ambiente aquoso.

Como os fármacos atravessam as membranas?

A maioria dos fármacos atravessam as membranas por difusão passiva, desde que este esteja no seu estado não ionizado (não carregado eletricamente). A velocidade deste fenômeno é dependente do coeficiente de partição lipídio-água, mais do que da lipossolubilidade do fármaco.

Como ocorre o processo de absorção dos fármacos?

A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções), constituídas pelo fármaco e por outros ingredientes, são formuladas para serem administradas mediante várias vias (p.

Quais são os fatores que influenciam no transporte dos fármacos através da membrana?

Atualmente, sabe-se que alguns fatores como polimorfismo genético, doenças ou outros determinantes são capazes de mudar a expressão de transportadores, alterando sua atividade de influxo ou efluxo. Além disso, alguns alimentos e fármacos inibem ou induzem a atividade de translocação através da membrana.

Membrana Plasmática - Toda Matéria

37 questões relacionadas encontradas

Como funciona o transporte da membrana plasmática?

As substâncias entram e saem da célula de diferentes formas e o transporte por meio da membrana pode ser classificado em dois grupos: passivo e ativo. Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo. Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.

Qual a importância do transporte de substâncias pela membrana plasmática?

Essa seleção é importante porque garante a entrada de oxigênio e nutrientes na célula, além de garantir a eliminação dos produtos do metabolismo celular.

O que acontece com os fármacos no organismo após a absorção?

Depois de absorvidos, os fármacos não cairão diretamente na circulação sistêmica. Antes disso, serão transportados pelo sistema porta até o fígado, onde sofrerão um processo chamado de metabolismo de primeira passagem.

São fatores que influenciam a biodisponibilidade de fármacos?

Idade, sexo, atividade física, fenótipo genético, estresse, doenças (p. ex., acloridria e síndromes de má absorção) ou cirurgia pregressa do trato gastrintestinal (p. ex., cirurgia bariátrica) também podem afetar a biodisponibilidade de um fármaco.

Quais são as principais proteínas plasmáticas envolvidas no processo de distribuição de fármacos e qual é o seu papel neste processo?

Das muitas proteínas plasmáticas que podem interagir com os fármacos, as mais importantes são a albumina, a alfa-1-glicoproteína ácida e as lipoproteínas.

Qual o principal órgão responsável pela absorção dos fármacos?

O fígado é o principal local de metabolismo de fármacos [para revisão, ver (1. Embora a biotransformação classicamente efetue a inativação de fármacos, alguns metabólitos são farmacologicamente...

Para que o fármaco seja absorvido precisa atravessar ou interagir com as membranas?

Para que o fármaco seja absorvido, precisa atravessar ou interagir com as membranas celulares. Essa travessia pode ocorrer a favor de um gradiente de concentração, contra um gradiente eletroquímico e também por meio de transporte especializado.

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.

Qual a importância da membrana celular?

A membrana possui uma característica em sua estrutura de grande importância para a manutenção da vida dos seres vivos: a permeabilidade seletiva. Ela é responsável por fazer o transporte e selecionar as substâncias que entram e saem das células, além de garantir a eliminação de componentes do metabolismo celular.

Quais são as funções das membranas celulares?

A principal função da membrana é garantir o que entra e o que sai da célula. Substâncias podem entrar e sair da célula através da membrana por meio do transporte passivo ou ativo. Os processos de endocitose e exocitose garantem, respectivamente, a entrada e saída de macromoléculas e outras partículas.

Quais são as 3 fases de ação do fármaco?

A ação de um fármaco, quando administrado a humanos ou animais, pode ser dividida em três fases: fase farmacêutica, fase farmacocinética e fase farmacodinâmica1 (Esquema 1). Na fase farmacêutica, ocorre a desintegração da forma de dosagem, seguida da dissolução da substância ativa.

Qual é a função da biodisponibilidade?

O conceito de biodisponibilidade é definido como a velocidade e extensão da absorção do fármaco a partir de uma determinada forma farmacêutica, tornando-se disponível no local de ação.

O que é a biodisponibilidade do fármaco?

Biodisponibilidade: indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.

Como ocorre a biodisponibilidade?

A biodisponibilidade é definida como: a fração (percentagem) de uma dose administrada do medicamento inalterado que atinge a corrente sanguínea (circulação sistémica). Sempre que se utiliza um medicamento, pretende-se que a substância ativa (também denominada por “princípio ativo” (PA)) consiga entrar no organismo.

Onde é feita a absorção dos medicamentos?

Chegando ao intestino, a maioria dos medicamentos será absorvido para o sangue atravessando a parede deste órgão. Porém, eles ainda tem que passar pelo fígado. A maior parte do medicamento que passou para o sangue, vindo do intestino, passará pelo fígado primeiro antes de se distribuir para o resto do corpo.

Qual a via que não têm absorção?

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta.

Qual a via de administração que proporciona maior biodisponibilidade?

Outra via promissora para a administração de nanocristais de fármacos é a intravenosa, pois proporciona uma biodisponibilidade de 100%.

O que é a membrana plasmática e qual sua função?

A membrana plasmática é uma estrutura celular que atua delimitando as células, separando o interior celular do ambiente e funcionando como uma barreira que seleciona o que entra e o que sai.

Qual é a principal característica da membrana plasmática?

Modelo do mosaico fluido

De acordo com o modelo de mosaico fluido, a membrana plasmática é um mosaico de componentes — principalmente de fosfolipídios, colesterol e proteínas — que se movem livremente e com fluidez no plano da membrana.

Como a membrana plasmática controla o transporte de substâncias para dentro e fora da célula?

Na difusão facilitada, as moléculas difundem-se através da membrana plasmática com o auxílio de proteínas da membrana, tais como os canais e as proteínas carreadoras. O gradiente de concentração dessas moléculas existe, portanto elas têm o potencial para se difundir para dentro (ou para fora) da célula.

Artigo anterior
Quem faz a voz do Naruto em português?
Artigo seguinte
Quais são os três métodos de aplicação do CSS?