Qual o papel da escola tecnicista?

Perguntado por: Doriana Érika Reis Ramos  |  Última atualização: 22. März 2022
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O PAPEL DA ESCOLA DE ACORDO COM A TENDÊNCIA TECNICISTA
Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente informações precisas, objetivas e rápidas.

Como se dá a influência da escola tecnicista para a educação?

A Educação Tecnicista propôs a sociedade uma nova forma de pensar a escola e a educação. As aulas passaram a ser programadas, com conteúdos preparados em forma de sistema para que fossem repassados aos estudantes. ... Que eram preparados tanto de forma escolar quanto de forma institucional para o mercado de trabalho.

O que é o tecnicismo?

Significado de Tecnicismo

substantivo masculino Valorização exagerada de recursos técnicos ou tecnológicos. Tendência para se se comunicar usando termos técnicos, específicos de uma área. adjetivo Propriedade do que é técnico; tecnicidade.

Qual a influência que a pedagogia tecnicista exerce até hoje nas escolas profissionalizantes?

No que se refere à Educação Física, a Pedagogia Tecnicista contribuiu para o fortalecimento de sua identidade esportiva, assim como para a racionalização da tarefa, fragmentação do trabalho, especialização de funções, repetição de movimentos e uma relação professor-aluno semelhante à relação instrutor-recruta ou ...

Quanto ao conceito de educação tecnicista é correto afirmar que?

a pedagogia tecnicista pode ser considerada não-dialógica, ou seja, ao aluno cabe assimilar passivamente os conteúdos transmitidos pelo professor. Essa pedagogia difere da progressista que privilegia a formação de cidadãos participativos e conscientes da sociedade em que vivem.

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O que é a escola tecnicista?

O tecnicismo é uma tendência pedagógica que valoriza a técnica e a reprodução sistematizada atrelada às capacidades e habilidades dos indivíduos.

O que é tecnicismo no serviço social?

Nos anos 1940 e 1950, o Serviço Social brasileiro recebe influência norteamericana. Marcado pelo tecnicismo, bebe na fonte da psicanálise, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Sua ênfase está na ideia de ajustamento e de ajuda psicossocial.

Quais os riscos do tecnicismo?

É preciso entender que muitas das vezes, os jovens que cursam essa modalidade de ensino, trazem em si, seja através da família ou de sua própria opinião, diversos tipos de preconceitos e intolerâncias. Ao se formar e entrar no mercado de trabalho, ele leva para dentro do ambiente da empresa, os mesmos preconceitos.

Como o tecnicismo busca ensinar o aluno?

Com forte influência das teorias positivistas e da psicologia americana behaviorista, o tecnicismo busca ensinar o aluno por meio do treinamento. Para Aranha (1996, p. 176): ... A relação professor-aluno passa a ser estruturada e objetiva, cabendo ao professor transmitir a matéria e ao aluno receber, aprender e fixar.

Como é a avaliação na pedagogia tecnicista?

A avaliação se baseia na verificação do cumprimento dos objetivos propostos. No que diz respeito ao ensino-aprendizagem na tendência tecnicista podemos mencionar a ausência de fundamentos teóricos em detrimento do “saber construir” e saber exprimir-se.

Como é a forma de ensino e aprendizagem na escola tradicional?

No método tradicional de ensino, o professor é considerado figura central e único detentor do conhecimento, que é repassado aos alunos, normalmente, por meio de aula expositiva. Ao estudante, reduzido a expectador da aula, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes.

Quando surgiu a escola tecnicista no Brasil?

Surge no Brasil em meados da década de 50, mas é introduzida efetivamente no final dos anos 60, com predomínio a partir de 1978. As Leis 5.540/68 (ensino universitário) e 5.692/71 (ensino de 1º e 2º graus) são marcos da implantação do modelo tecnicista.

Quais são as atribuições de uma assistente social?

As atribuições dos assistentes sociais
  • Análise, diagnóstico e proposição de políticas sociais;
  • Assessoria e consultoria de instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e movimentos sociais;
  • Elaboração de pareceres sociais;
  • Ensino e pesquisa em instituições de ensino superior;

O que é fatalismo no Serviço Social?

A mera execução de demandas, a transferência de responsabilida- des, a subordinação, a ausência de alternativas de ação são características predominantes observadas na prática fatalista. O fatalismo presente na prática profissional do assistente social vem acompanhado de realismo e de possibilidades de superação.

O que é o movimento de reconceituação do Serviço Social?

O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.

Qual a diferença entre atribuições e competências do Assistente Social?

37). Assim, as atribuições privativas são aquelas que se referem diretamente à profissão, como a atribuição privativa de coordenar cursos, bem como equipes de Serviço Social nas instituições públicas e privadas. E competências são aquelas ações que os(as) assistentes podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.

Quais as atribuições do assistente social no CRAS?

O Serviço Social no CRAS tem por finalidade acompanhar as famílias referenciadas por ele, realizar as articulações com a rede socioassistencial presente no seu território de abrangência, bem como realizar os encaminhamentos necessários a esta rede, deve atuar junto a outros profissionais, compondo uma equipe ...

O que uma assistente social precisa saber?

Legislações sociais que norteiam o trabalho do assistente social
  • Constituição Federal (CF)
  • Estatuto da Cidade.
  • Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)
  • Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
  • Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS)
  • Política Nacional do Idoso.
  • Estatuto do Idoso.
  • Lei Orgânica da Saúde.

Quando surgiu o modelo tecnicista?

Resumo: A tendência tecnicista surge com a crescente industrialização que ocorre a partir do século XVIII. O modo de produção capitalista necessita de um modelo educacional para qualificar o proletariado, gerando mão de obra qualificada.

Como surgiu a educação tecnicista?

É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.

Como era a pedagogia tecnicista adotada durante o governo militar no Brasil?

O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcada pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata. O pressuposto que embasou esta pedagogia está na neutralidade científica, inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade.

Quais são as características do ensino tradicional?

ESCOLA TRADICIONAL:

O professor é autoritário e transmite um saber fragmentado, desfocado do contexto, enciclopédico. Preocupa-se com a memorização e repetição dos conteúdos. A base do processo didático é dedutivo, aonde o ensino vai do abstrato ao concreto, do geral para o particular.

Quais são os métodos tradicionais de ensino?

Métodos tradicionais de ensino
  • Métodos sintéticos (Século XIX e XX) Utiliza-se, nestes métodos, uma ordem crescente de dificuldade: letra, palavra e texto; consiste em ir das partes para o todo. ...
  • Método da Soletração e Silabação. ...
  • Método Fônico. ...
  • Método da Abelhinha. ...
  • Método da Casinha Feliz.

Em que consiste o método tradicional?

Um dos mais usados na graduação é o método tradicional, no qual o professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica.

Qual a função do professor na pedagogia tecnicista?

Nesta pedagogia, o professor tem a incumbência de modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais, e sua principal tarefa é levar o aluno a apresentar comportamentos adequados ao controle do ensino, sem imprescindível, neste aspecto, a tecnologia educacional.

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