Qual o papel da empresa no programa de aprendizagem?

Perguntado por: Álvaro Joaquim Cunha Castro Loureiro  |  Última atualização: 25. Mai 2024
Pontuação: 4.6/5 (39 avaliações)

Qual é o papel da empresa no programa de aprendizagem? O empregador possui papel fundamental no programa de aprendizagem. A empresa se compromete a oferecer uma formação técnico-profissional compatível ao perfil do Jovem Aprendiz.

Qual a importância do programa de aprendizagem para a empresa?

O programa Jovem Aprendiz surge como uma solução única, oferecendo oportunidades de entrada no mercado de trabalho enquanto proporciona uma capacitação teórica mínima de 400 horas. Essa formação abrange temas como comunicação, comportamento e matemática.

Qual o objetivo do programa de aprendizagem?

O programa tem como objetivo a inclusão social de jovens no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento de competências teóricas e práticas que auxiliem na preparação para o mundo do trabalho. Esse projeto beneficia tanto quem quer conquistar o primeiro emprego quanto as empresas.

Qual o papel do jovem aprendiz na empresa?

Dentro dessas empresas, o jovem aprendiz desempenha uma série de funções que podem incluir atividades administrativas, atendimento ao cliente, apoio em processos logísticos, auxílio em produção industrial, suporte em tecnologia da informação, entre outras responsabilidades.

Qual o papel social da lei da aprendizagem aprendiz?

A Lei de Aprendizagem promove a inclusão social e profissional de jovens com idade entre 14 e 24 anos. Beneficiando as empresas com mão de obra qualificada e ainda contribui para a formação de indivíduos responsáveis e conscientes (BERNARD et al., 2017).

Rotina de estudos: a melhor estratégia da neurociência

44 questões relacionadas encontradas

Quais empresas devem seguir a Lei da Aprendizagem?

A Lei 10.097/2000 afirma que as empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

O que é e como funciona o Programa Jovem Aprendiz?

O Jovem Aprendiz, também conhecido como Lei do Aprendiz, é uma modalidade de emprego que busca a capacitação, orientação e inserção de pessoas de 14 a 24 anos no mercado. Esse programa tem como meta a redução dos índices de oportunidades que deixam de ser dadas a quem não tem experiência.

O que diz a CLT sobre jovem aprendiz?

A lei (10.092/2000) determina que a jornada de trabalho do menor aprendiz não ultrapasse 6 horas diárias (30 horas semanais). Caso já tenha concluído o ensino fundamental, essas horas podem ser estendidas para 8 horas diárias (40 horas semanais), mas somente se estiverem incluídas atividades teóricas durante a jornada.

Qual é a principal responsabilidade de um jovem aprendiz em uma loja?

Resposta: O jovem Aprendiz não possui cargo e função, por isso não podem ser cobrados por responsabilidades laborativas, pois ele se encontra em Aprendizado e desenvolvimento de suas habilidades, não sendo ainda um profissional.

O que é a Lei do Aprendiz e as principais regras direitos e deveres?

A Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000) é uma legislação que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para estabelecer os direitos, deveres e requisitos do emprego de menores na condição de aprendizes. Por isso, essa lei também é conhecida como “Lei do Jovem Aprendiz”.

O que o Programa jovem aprendiz proporciona ao jovem?

1. Cumprir a Lei da Aprendizagem. Também conhecida como Lei do Aprendiz, a Lei n. 10.097/2000 proporciona um caminho mais seguro e acolhedor para adolescentes e jovens (entre 14 e 24 anos) e pessoas com deficiência terem uma oportunidade de entrar no mundo do trabalho ao mesmo tempo que mantêm o vínculo escolar.

Quais são as principais habilidades para se destacar no programa de aprendizagem?

Algumas das mais valorizadas pelos empregadores são vontade de aprender, iniciativa e proatividade, responsabilidade com prazos e resultados, facilidade em trabalhar em equipe e, principalmente, comprometimento.

Quais são os benefícios que o Programa de aprendizagem traz para a sociedade?

Com a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho formal, ter renda fixa durante o programa e desenvolver atividades acadêmicas e de profissionalização, os jovens se tornam mais independentes financeiramente, responsáveis e maduros profissionalmente.

Quais são os benefícios que o Programa de aprendizagem traz para a sociedade para a empresa para a família e para o aprendiz?

Os programas de aprendizagem têm grande potencial de transformação da vida de adolescentes e jovens, em especial em situação de vulnerabilidade social. Assim, ao contratá-los, as empresas contribuem para a melhora na qualidade de vida dos jovens e de suas famílias, trazendo transformações e justiça social.

O que você espera do programa de aprendizagem?

Espero ter a oportunidade de aprender novas habilidades e competências por meio do treinamento oferecido no programa. Além disso, pretendo adquirir experiência prática necessária para a minha formação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Qual a importância do Programa Jovem Aprendiz e qual seria o impacto se acabasse?

O programa jovem aprendiz é visto como um propulsor para o mercado de trabalho e uma grande chance de aperfeiçoamento profissional para jovens, além decontribuir com as empresas na descoberta de novos talentos. O principal objetivo do programa é inserir os jovens no mercado de trabalho.

Quais vantagens o Programa de aprendizagem te oferece?

Dispensa de aviso prévio remunerado; Oferta de aprendizado aos candidatos; Formação do perfil profissional do jovem, sendo possível alinhá-lo mais facilmente à cultura da empresa; Promoção de oportunidades aos novos profissionais do mercado.

O que uma empresa precisa para garantir a contratação de um jovem aprendiz?

Para realizar a contratação de um jovem aprendiz, a empresa precisa, antes de tudo, inscrever-se no programa de aprendizagem, com a orientação de uma instituição que faça parte do Cadastro Nacional de Aprendizagem. Entre as principais instituições participantes estão o SENAC e o SENAI.

Quais vantagens as empresas têm em contratar um aprendiz?

5 vantagens da contratação de jovem aprendiz
  • Desenvolvimento de habilidades. ...
  • Diversidade e renovação da equipe. ...
  • Responsabilidade social. ...
  • Fortalecimento da marca empregadora. ...
  • Incentivos fiscais.

Quais são os direitos trabalhistas assegurados aos jovens aprendizes?

A contratação como jovem aprendiz fornece alguns benefícios: carteira de trabalho assinada, salário mínimo-hora, jornada de trabalho reduzida, vale-transporte, férias, 13º salário e recolhimento do FGTS.

Qual a quantidade mínima de funcionários para ter menor aprendiz?

Assim, a cada sete funcionários, a empresa deve ter, no mínimo, um aprendiz contratado, e no máximo dois jovens (ou adolescentes), uma vez que o proprietário e o gerente (cargos de liderança) não entram na conta.

O que acontece se a empresa não contratar menor aprendiz?

Mas, o que acontece se a minha empresa não contratar aprendizes ou descumprir alguma das regras da legislação de aprendizagem? Nesses casos, poderão ser impostas as seguintes penalidades: 1) Lavratura de auto (s) de infração e consequente imposição de multa (s) administrativa (s), no âmbito do MTE (art.

O que o aprendiz não pode fazer?

Funções que o menor pode exercer

O trabalho doméstico também é proibido, por submeter o trabalhador a riscos ocupacionais como esforços físicos intensos, isolamento, abuso físico, psicológico e sexual, longas jornadas de trabalho, calor, exposição ao fogo, sobrecarga muscular, e posições anti-ergonômicas, entre outros.

Qual é a principal responsabilidade de um jovem aprendiz em uma loja Pague Menos?

Buscar ativamente a adequada realização dos processos de trabalho, reduzindo atritos no atendimento ao cliente, estando atento às suas necessidades. Ter amor por servir e realizar o trabalho com inconformismo, transpondo obstáculos, encarando dificuldades como oportunidades e superando as expectativas do cliente.

Quem criou o Programa Menor Aprendiz?

Em dezembro de 2000, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei 10.097, conhecida como “Lei do Aprendiz”, reformulando os dispositivos existentes na CLT — Consolidação das Leis do Trabalho, de 1943, existente sobre o sistema nacional de aprendizagem: o Sistema “S” (Senai, Senac, Senat, Senar).

Artigo anterior
Quando a pessoa fala de si mesma na terceira pessoa?
Artigo seguinte
Qual a idade de Voldemort?