Qual o papel da citocina no processo inflamatório?

Perguntado por: Denis Tiago Cruz de Amaral  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)

Ou seja, em uma linguagem simples, as citocinas são moléculas que participam da comunicação entre as células e desempenham um papel particularmente importante na regulação do sistema imunológico, acelerando o processo inflamatório para lidar com infecções e também para iniciar o processo de cicatrização.

Qual o papel da citocina?

Citocinas são proteínas que têm a função de sinalização, mediando funções celulares. São produzidas pela imunidade inata e adaptativa de modo breve e autolimitado, que só ocorre em resposta a antígenos. São agentes secretados por um tipo de célula imunológica que estimula um outro tipo de célula.

Quais são as citocinas inflamatórias?

Citocinas são um grupo heterogêneo de molé-culas, tendo ações antagônicas, porém muito bem balanceadas. Existem citocinas que podem ser consideradas como “inflamatórias”, pois aumentam as diferen-tes etapas da resposta imunológica: IL-1 IL-2, IL-6, IL-9, IL-12, IL-14, IL-15, IL-16, IL-17, IL-18, IL-20 TNF e IFNa.

Quais são os tipos de citocinas?

Podem ser divididas no grupos: interleucinas (IL), fatores estimuladores de colônias (CSF), fator de necrose tumoral (TNF), interferons (IFN) e fatores de crescimento (TGF). No entanto sua classificação pode estar relacionada com sua forma estrutural ou seu papel biológico/função.

Quais são as substâncias Pró-inflamatórias?

Mediadores químicos da inflamação são compostos derivados do hospedeiro que são secretados por células ativadas e servem para ativar ou aumentar aspectos específicos da inflamação. Estes compostos são ditos pró-inflamatórios, significando que eles promovem ou retroalimentam o processo de inflamação.

Citocinas e processo inflamatório

35 questões relacionadas encontradas

O que são citocinas e para que servem?

As citocinas são polipeptídeos ou glicoproteínas extracelulares, hidrossolúveis, variando entre 8 e 30 kDa, produzidas geralmente em resposta ao estímulo antigênico e que funcionam como um mensageiro químico para regulação do sistema imune adaptativo e inato.

O que são citocinas e como elas agem de forma geral?

As citocinas são um grande grupo de proteínas, peptídeos ou glicoproteínas secretadas por células específicas do sistema imunológico. As citocinas são uma categoria de moléculas sinalizadoras que mediam e regulam a imunidade, a inflamação e a hematopoiese.

Quem libera as citocinas?

As células que mais comumente produzem citocinas são: monócitos, macrófagos, mastócitos, fibroblastos, células B e T, células endoteliais, ceratinócitos, células musculares lisas, células do parênquima gastrointestinal e do estroma endometrial, além de células de neoplasias 1,2.

Qual a citocina responsável pela ativação de macrófagos?

Interleucina-13 (IL-13): Estimulador do crescimento das células B e supressor da função dos macrófagos.

Quem produz as quimiocinas?

As quimiocinas envolvidas em reações inflamatórias são produzidas por leucócitos ou células residentes do local da inflamação, em resposta a estímulos externos, e as quimiocinas que regulam o tráfego celular através dos tecidos são produzidas constitutivamente por várias células nesses tecidos (ABBAS e LICHTMAN, 2005).

Quais são as 4 características das citocinas?

Características funcionais das citocinas

Reconhecimento do vírus. Os RNSs virais induzem a libertação de interferons de tipo I que inibem a replicação viral e proliferação celular; incrementam o potencial lítico das celulas NK; e estimulam a expressão de moléculas MHC I. Deteção de vírus pelas células NK.

Quais as funções e como são classificadas as citocinas na resposta imune?

Citocinas podem ser classificadas de diversas maneiras: pró-inflamatórias e anti-inflamatórias, de acordo com sua atividade, em qual tipo de resposta imunológica (inata ou adquirida) está envolvida ou atividade celular (interleucinas e quimiocinas) A classificação das citocinas segundo sua atividade, seria: ...

Quais citocinas atuam na resposta imune inata de forma específica contra vírus?

Essas interações causam uma resposta imune baseada na produção de citocinas inflamatórias, principalmente TNF α, IL-1(Interleucina 1), IL-6 (Interleucina 6), IL-12 (Interleucina 12), IL 15 (Interleucina 15), IL18 (Interleucina 18) e a quimiocina MIP 1- Proteína Inflamatória de Macrófagos 1 Alfa).

Quais são as principais citocinas da resposta imune inata?

As principais citocinas inflamatórias que atuam na imunidade inata são o TNF-α (fator de necrose tecidual α), a IL-1 (interleucina-1), a IL-12 (interleucina-12), o IFN-α (interferon-α), o IFN-β (interferon-β) e a IL-6.

Qual é o tipo de resposta imune adaptativa contra os vírus?

A imunidade adaptativa contra os antígenos virais ocorre com ativação de células TCD8+ que vão exercer citotoxicidade pelo reconhecimento de antígenos virais via MHC classe I nas células alvo, e conseqüente liberação de granzima e de perfurinas com lise das células infectadas e também dos vírus.

Quais os principais mecanismos das respostas imune inata é adaptativa contra os vírus?

Os principais mecanismos de imunidade inata contra os vírus são a inibição da infecção por interferons do tipo I e a destruição das células infectadas mediada pelas células NK.

Quais as principais células que atuam no combate è infecção viral?

Dentro dos leucócitos há células como os linfócitos, neutrófilos e macrófagos, que atuam no bloqueio e eliminação de vírus e bactérias. Dentre eles, os linfócitos são os principais produtores de anticorpos, que são formados por substâncias chamadas de imunoglobulinas.

Quais são as principais ações das citocinas e quimiocinas?

As citocinas e quimiocinas são proteínas que se ligam a outras células que possuem receptores específicos para essas proteínas, sendo então uma forma de comunicação entre as células do sistema imune.

Quais são as células que são capazes de sintetizar as quimiocinas?

endoteliais e células do estroma da MO.

Quem são as quimiocinas?

Quimiocinas são uma grande família de pequenas citocinas e seu peso molecular varia de 7 a 15kDa. As quimiocinas e seus receptores são capazes de controlar a migração e a residência de células imunes. ... Existem duas grandes subfamílias de quimiocinas baseadas na posição dos resíduos de cisteínas: CXC e CC.

Quem faz quimiotaxia?

A quimiotaxia é o movimento de um organismo em resposta a um estímulo químico. Células somáticas, bactérias e outros organismos unicelulares ou multicelulares direcionam seus movimentos de acordo com certos produtos químicos em seu ambiente.

O que significa o termo quimiotaxia?

Reação de orientação de um organismo ou de uma célula na direção - ou na direção oposta - a um determinado estímulo químico. Esta característica é de extrema importância nos fenómenos de inflamação ou de resposta imunitária.

Como se dá o processo de quimiotaxia?

A quimiotaxia trata-se do processo de migração das células em direção a um gradiente químico. ... Esta ligação leva a eventos de transdução de sinal no interior dos leucócitos, suscitando a montagem dos elementos contráteis do citoesqueleto, imprescindíveis para o movimento dessas células.

O que significa a palavra quimiotaxia?

Significado de Quimiotaxia

substantivo feminino [Biologia] Reação das células ou dos organismos a estímulos químicos. Etimologia (origem da palavra quimiotaxia). Quimio + taxo + ia.

Como agem as quimiocinas?

As quimiocinas induzidas (ou inflamatórias) são produzidas por várias células em resposta a estímulos inflamatórios e recrutar leucócitos para locais de inflamação(3). Quimiocinas atuam através de receptores trans-membranas de alta afinidade expostas na superfície de células circulantes.

Artigo anterior
O que determinava importante Lei do povoamento assinada pelo presidente Abraham Lincoln que contribuiu muito para a expansão do EUA em 1862?
Artigo seguinte
Pode lavar ovo caipira para guardar na geladeira?