Qual o objeto de estudo da abordagem centrada na pessoa?

Perguntado por: Leonor Rodrigues de Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), assim como qualquer atividade humana, está fundamentada sobre alguns valores, entre os quais o valor da pessoa. Por um lado, a abordagem prevê uma prática profissional em que o psicólogo seja íntegro na sua relação com o cliente, portando valores, sentimentos e percepções.

Qual o objetivo da abordagem centrada na pessoa?

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) valoriza a aceitação, acolhimento e a autenticidade, ou seja, o terapeuta dentro da sua autenticidade partilha dos princípios centrados na pessoa. Trata-se de uma abordagem que é mais do que apenas um compilado de técnicas e normas.

Qual a ideia central na teoria da aprendizagem centrada na pessoa?

O modelo educativo proposto por Rogers, no âmbito da Abordagem Centrada na Pessoa e que designou por Aprendizagem Centrada no Aluno, tem como objetivo principal permitir ao aluno uma participação ativa no seu processo de aprendizagem, ou, se quisermos, no seu processo de crescimento pessoal, no pressuposto de que esta ...

São fundamentos filosóficos da abordagem centrada na pessoa?

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) é considerada uma das correntes identificadas com a Terceira Força em Psicologia ou Psicologia Humanista. Há aspectos significativos que correlacionam o pensamento do seu fundador, Carl Rogers, com alguns pressupostos da psicologia humanista e da filosofia existencialista.

Quais os principais conceitos da ACP?

A Abordagem Centrada na Pessoa
  • Tendência de atualização. Toda pessoa possui uma capacidade natural de se auto dirigir no sentido de buscar suprir as suas necessidades. ...
  • 1 – Empatia. ...
  • 2 – Congruência. ...
  • 3 – Aceitação Incondicional Positiva. ...
  • Psicoterapeuta centrado na pessoa.

O que é e como funciona a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) de Carl Rogers

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os pilares da ACP?

São elas:
  • a consideração positiva incondicional;
  • a empatia;
  • a congruência.

São conceitos presentes na Gestalt-terapia?

São alguns conceitos básicos da Gestalt-terapia: o ser humano é um ser de relação (relação consigo mesmo, com o mundo, com os outros); totalidade e integração (a pessoa como uma unidade psique-corpo-espírito); o ser humano como unidade indivíduo-meio (o ser humano está constantemente interagindo com limites sociais e ...

Quais são os três pressupostos ou fundamentos filosóficos da psicologia humanista?

Nele encontramos cinco postulados: (a) uma pessoa é mais que a soma de suas partes; (b) Nós somos afetados por nossas relações com outras pessoas; (c) O ser humano é consciente; (d) O ser humano possui livre-arbítrio; (e) O ser humano tem intencionalidade.

Quais são as abordagens fenomenológicas existenciais?

A terapia existencial fenomenológica é uma abordagem dentro da psicologia que entende o ser humano a partir de uma visão positiva. Desta forma, acredita que a pessoa atendida não deve ser tratada de forma passiva, mas sim ajudando-a a se perceber como responsável por suas escolhas e protagonista de sua vida.

Quais os tipos de abordagem da psicologia?

Abordagens da Psicologia – Conheça as mais utilizadas!
  • Terapia Cognitivo Comportamental. Essa abordagem da psicologia foi criada por Aaron Beck. ...
  • Psicanálise. ...
  • Behaviorismo. ...
  • Psicologia Humanista. ...
  • Análise Junguiana ou Psicologia Analítica. ...
  • Levando seus tratamentos para um próximo patamar.

O que é aprendizagem centrada?

O que é aprendizagem centrada no aluno? É uma didática de aprendizagem em que o aluno é o protagonista do seu processo de aprendizagem, onde o professor atua como um facilitador, ajudando o discente a formular sua própria solução às questões e problemas.

O que Carl Rogers defende?

Rogers propõe a sensibilização, a afetividade e a motivação como fatores atuantes na construção do conhecimento. Uma das ideias mais importantes na obra de Rogers é a de que a pessoa é capaz de controlar seu próprio desenvolvimento e isso ninguém pode fazer para ela.

Qual é a perspectiva educacional centrada no aluno?

A aprendizagem centrada no aluno baseia-se em uma complexa percepção do aprendiz em vários aspectos de sua vida na formação de sua personalidade, com isto fica muito evidente de que maneira este indivíduo absorve conhecimento e também o porque de determinadas dificuldades de aprendizado.

Quais as principais contribuições da abordagem centrada na pessoa para o processo terapêutico?

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), assim como qualquer atividade humana, está fundamentada sobre alguns valores, entre os quais o valor da pessoa. Por um lado, a abordagem prevê uma prática profissional em que o psicólogo seja íntegro na sua relação com o cliente, portando valores, sentimentos e percepções.

Qual é a teoria de Rogers?

Rogers sustentava que o organismo humano - assim como todos os outros, incluindo o das plantas - possui uma tendência à atualização, que tem como fim a autonomia. Na teoria rogeriana, essa é a única força motriz dos seres vivos.

Quais são as fases da abordagem centrada na pessoa de Carl Rogers exemplifique?

São elas: a fase não diretiva; a reflexiva; a experiencial e a coletiva ou inter-humana.

Como funciona a terapia fenomenológica existencial?

A psicoterapia fenomenológico existencial é uma vertente de psicoterapia que entende a existência humana de maneira singular, sempre em processo e transformação. Compreende que cada pessoa experimenta a vida de maneira particular, partindo dos afetos, livre para fazer escolhas e responsável pelas escolhas que fizer.

O que diferencia as psicologias de base fenomenológico-existencial de outras psicologias?

Nesse sentido, o psicólogo fenomenológico-existencial não considera o paciente como um conjunto de pulsões, fantasmas e mecanismos de defesa psíquicas, mas como uma pessoa que procura um significado para a sua existência. É a pessoa que dá sentido aos mecanismos e não o contrário.

Quais são as abordagens humanistas?

Vale destacar que a Psicologia Humanista tem base em duas outras abordagens importantes: o Existencialismo e a Fenomenologia.

Quais são as principais características da psicologia humanista?

A psicologia humanista tem como principal característica considerar o ser humano como um todo. Ela se baseia no fato de que há múltiplos fatores envolvidos na saúde mental. Todos eles convergem e estão interligados: as emoções, o corpo, os sentimentos, o comportamento, os pensamentos, etc.

Quais os principais representantes da psicologia humanista?

Grandes Pensadores na Psicologia Humanista
  • Abraham Maslow.
  • Carl Rogers.
  • Rollo May.
  • Erich Fromm.

Quais os principais pressupostos da Gestalt-terapia?

Seus pressupostos filosóficos são baseados no Humanismo, na Fenomenologia e no Existencialismo, a partir dos quais ela constrói sua visão de homem, o que define sua prática e sua teoria. Também possui influência da Teoria Organísmica, Teoria de Campo, Psicologia da Gestalt e Holismo.

Quais são as leis da Gestalt do objeto?

As leis básicas da Gestalt são:
  • Semelhança.
  • Proximidade.
  • Continuidade.
  • Pregnância.
  • Fechamento.
  • Unidade.
  • Unificação.
  • Segregação.

O que é a congruência para a ACP?

Congruência – Ser congruente em uma relação significa ser uma pessoa integrada, com a sua experiência real acuradamente representada em sua consciência.

O que é ACP e por quem foi proposta?

A ACP é uma das primeiras vertentes da Psicologia Humanista e deve sua sistematização ao psicólogo norte-americano Carl Rogers, que aponta para uma perspectiva de homem e das relações humanas e valoriza a potência de desenvolvimento do ser humano.

Artigo anterior
Qual deve ser o perfil de um auditor?
Artigo seguinte
Quanto de RAM o iPhone XS Max tem?