Qual o objetivo principal das adaptações curriculares?

Perguntado por: Violeta Cátia de Gaspar  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (40 avaliações)

As adaptações curriculares constituem possibilidades de atuar como principal meio de interação entre as necessidades dos educandos e as respostas educacionais a serem propiciadas, uma vez que cada aluno possui características que lhe são próprias, bem como necessidades e capacidades que lhe são singulares, sendo assim, ...

Qual a importância da adequação curricular?

As adequações curriculares possibilitam que os alunos que são públicos-alvo da Educação Especial desenvolvam as habilidades e competências propostas pelo currículo, a partir de ações e estratégias, planejadas e pensadas para atender as suas necessidades e especificidades.

O que é mais importante ao realizar adaptações curriculares?

Um fator importante de inserção do aluno especial na escola é que se deve manter as atividades físicas dos mesmos. Porém, estas devem ser realizadas junto às turmas mais jovens, para evitar acidentes e possíveis estresses ao aluno. Para a adaptação curricular, o trabalho na grade da criança especial é fundamental.

Qual o objetivo das adaptações curriculares?

Reconhecidamente, as adaptações curriculares constituem uma possibilidade para atender às dificuldades de alunos com deficiência, ou que apresentem dificuldades de aprendizagem, favorecendo a apropriação do conhecimento escolar e contribuindo com o seu processo de aprendizagem.

O que é uma adaptação curricular?

Adaptações Curriculares

São modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo ou em aspectos dele, de forma a acomodar TODOS os alunos.

Adaptações curriculares

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de adaptações curriculares?

São elas: Adaptações de Acesso ao Currículo; a criação de condições físicas, ambientais e materiais para o aluno em sua unidade escolar; a adaptação do ambiente físico escolar; a aquisição do mobiliário específico necessário; a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos; a adaptação de materiais de uso ...

Quais são os dois tipos de adaptações curriculares?

De modo geral, pode-se falar em dois tipos de adaptações curriculares, as chamadas adaptações de acessibilidade ao currículo e as adaptações pedagógicas (SME-RJ, 1996).

Qual a importância das adaptações curriculares para o aluno Público-alvo da ed especial?

A adaptação curricular é necessária para permitir aos alunos com deficiência um caminho para alcançar os conteúdos curriculares e para que se torne possível é necessário o trabalho em conjunto dos profissionais envolvidos na educação (MARQUES; DUARTE, 2013).

Qual a importância da adaptação curricular no processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual?

Assim, a adaptação curricular quebra a barreira do padrão, auxiliando o currículo oficial, especificando e estruturando um caminho para nortear a prática pedagógica por meio de um planejamento desenvolvido pelos professores da Educação Especial e do ensino regular, no intuito de apoiar os alunos com deficiência e, em ...

Quais são os objetivos da educação inclusiva?

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

É importante o aprendizado do uso das adequações curriculares para todos os professores?

As adequações curriculares são necessárias para que os alunos com deficiência intelectual tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem que os demais. As adequações são resultado do trabalho colaborativo de toda equipe escolar e da interação do professor da SAAI com o professor da sala de ensino regular.

O que as adaptações curriculares deverão focar no âmbito do projeto pedagógico?

As adaptações curriculares no nível do projeto pedagógico devem focalizar, principalmente, a organização escolar e os serviços de apoio. Elas devem propiciar condições estruturais para que possam ocorrer no nível da sala de aula e no nível individual, caso seja necessária uma programação específica para o aluno.

De quem é a responsabilidade da realização das adaptações curriculares?

A responsabilidade da realização das adaptações curriculares é de todos os atores sociais nela inscritos, uma vez que se trata de uma determinação das leis que regem a educação brasileira, a LDB (Lei de Diretrizes de Base) em conjunto com o Plano Nacional da Educação garantem que a participação ativa da comunidade ...

O que é adequação pedagógica?

As adequações pedagógicas, pautadas nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, que trata do processo de concepção de um ambiente de aprendizagem universal, com a elaboração de uma adequação curricular, visa o desenvolvimento da diversidade de sujeitos presentes no “chão da escola”.

Qual a diferença entre adaptação e adequação curricular?

Ou seja, flexibilizações e adaptações curriculares não são a mesma coisa. Mais do que isso, a diferença entre ambas é basilar. A própria expressão “adaptado” denuncia que se trata de um “remendo”, uma mudança pontual, específica para alguns: os “diferentes”. Como se os demais fossem todos iguais.

O que significa usar adaptação curricular na construção de uma educação inclusiva?

As Adaptações Curriculares são providências que devem ser implementadas para atender às necessidades educacionais de cada aluno, inclusive às necessidades educacionais especiais, de forma a favorecer-lhes o acesso ao conhecimento e seu uso funcional, na administração de sua própria vida, e no processo de transformação ...

Como deve ser as adaptações curriculares na área da deficiência intelectual?

Ao professor deverá ser assegurado o suporte necessário para que em sala de aula possa disponibilizar de todos os meios, métodos, técnicas e recursos a fim de garantir ao aluno deficiente intelectual, todas as possibilidades para o seu desenvolvimento.

Como fazer adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual?

Em texto, em foto, verbalmente, em uma canção, em quadrinhos, em cartaz, em fantoches, em atividades ao ar livre, com objetos concretos. Quando vamos adaptar atividades a criatividade não pode ter limites. Mas lembre-se de ser criativo pensando no que faz sentido para o seu aluno, dentro da realidade dele.

Quais são as principais adaptações necessárias para ensinar as pessoas com diferentes condições de deficiência?

Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?
  • Preparo do corpo docente. ...
  • Adaptação do projeto pedagógico. ...
  • Uso da tecnologia. ...
  • Medição do desempenho. ...
  • Conhecer o estudante de forma integral. ...
  • Fomentar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos. ...
  • Parceria entre escola e família.

O que são adaptações de acessibilidade ao currículo para pessoas deficientes?

Adaptações de acessibilidade ao currículo se referem à eliminação de barreiras arquitetônicas e metodológicas, sendo pré-requisito para que o aluno possa frequentar a escola regular com autonomia, participar das atividades acadêmicas propostas para os demais alunos.

Quais as adaptações que fazem parte do currículo para garantir a inclusão e permanência do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular?

De modo geral dentre essas adaptações que fazem parte do currículo, para garantir a inclusão e a permanência do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular, estão: ▪ A criação de condições físicas, materiais e ambientais na sala de aula; ▪ Favorecer o melhor nível possível de comunicação e interação ...

Qual é o público alvo da educação especial?

A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

Quais os três níveis de adaptação curriculares?

Realizam-se em três níveis:

no âmbito do projeto pedagógico (currículo escolar); no currículo desenvolvido na sala de aula; no nível individual.

O que são adaptações curriculares de grande e pequeno porte?

As adaptações de grande porte compreendem modificações maiores de natureza política, administrativa, financeira, burocrática que altera significativamente os documentos oficiais da escola, e que extrapola a área de atuação específica do professor, das quais podemos citar a criação de condições físicas, ambientais e ...

Quais são as adaptações curriculares de pequeno porte?

As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte (Adaptações Não Signifi- cativas) são modificações promovidas no currículo, pelo professor,de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus ...

Artigo anterior
Qual o antialergico que não tem corticoide?
Artigo seguinte
O que é um custo da produção agrícola?